Business

Quanto ganha um gestor de RH

As dúvidas sobre a remuneração chegam aos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho ou que já trabalham há muito tempo e querem conhecer melhor sua área principalmente em um momento como aquele em que vivemos, em que a área cresceu significativamente.

Portanto, estamos contando tudo o que você precisa saber sobre salários de RH, suas atividades e medidas para aumentar a remuneração.

Há algumas décadas, o departamento de RH de uma corporação era visto como um setor de solução para burocracias. Muitos funcionários só tomaram conhecimento da existência do RH em dois momentos: na entrada na empresa e no processo de desligamento. Em outras palavras, RH sempre foi sinônimo de assinatura e baixo emprego.

Hoje, o RH está mais valorizado e ganhando importância, principalmente nas grandes empresas. O objetivo é realizar o processo de recrutamento e seleção com equipes maiores e treinadas, para liderar e gerenciar os colaboradores de acordo com as expectativas da empresa.

Nesse contexto, o RH torna-se cada vez mais estratégico na gestão do capital humano.

Portanto, é responsabilidade do profissional de RH alinhar a política de gestão de pessoas aos objetivos e valores da empresa, de forma a garantir o bem-estar no ambiente de trabalho, alta produtividade e atratividade para a retenção de talentos.

Com tantas atribuições e opções de ação ainda há quem confunda quais são as divisões de um departamento de recursos humanos e quais as tarefas que ele deve desempenhar. A verdade é que RH não é um setor isolado, é parte integrante do progresso dos negócios e deve sempre atuar em sintonia com os executivos.

Salário de RH: Em que área devo me tornar um profissional?

Conforme mencionado no início, a área de RH cresceu em importância nos últimos anos.

Áreas começaram a entender a importância de um especialista em RH em seu escopo para melhor atingir a principal ferramenta das organizações: as pessoas.

Por outro lado, a área de recursos humanos também tem procurado se aprimorar e passar de um setor operacional e burocrático para um setor estratégico e participativo.

Como na maioria das profissões, existem diferentes áreas nas quais um gerente de RH é qualificado.

Os mais prevalentes no Brasil são:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Consultoria de pessoal;
  • Gerente ou Analista de Carreira;
  • Analista de Pessoal;
  • Treinamento e Desenvolvimento Organizacional.

Das áreas acima, as áreas de Recrutamento e Seleção, bem como de Analista de Recursos Humanos, são as que mais crescem.

Esta apreciação deve-se ao aumento da necessidade de apostas no desenvolvimento dos executivos e na formação contínua das equipes.

Salário médio do profissional de RH

Em termos de salários na região do país, o estado de São Paulo tem o maior salário, com média de R$ 3.961,79. A menor remuneração é oferecida no estado do Acre e é em média R$ 2.116,33.

Porém, é importante lembrar que esses valores dependem de a posição ocupada pelo especialista de pessoal está ocupada.

De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Trabalhadores e Desempregados), os gerentes de área recrutados receberam uma remuneração média de R $ 7.931,66. Os conselheiros que foram admitidos ao cargo passaram a ter salários médios de R $ 27.955,41.

Quais são as tendências em Recursos Humanos?

Com o tempo, ocorreram muitas mudanças na área de RH. Algumas tendências, por exemplo, surgiram com o cenário pandêmico e acabaram mudando para todo o método de trabalho do departamento.

Por isso pode ser importante acompanhar essas mudanças e focar nas inovações em sua empresa Torne-a competitiva e considere a organização um bom lugar para se trabalhar.

Qual é a importância do controle de orçamentos para os recursos humanos?

Uma medida fundamental para quem trabalha em RH é saber administrar o orçamento da área. Para isso é interessante criar uma tabela de orçamento para recursos humanos, na qual, por exemplo, são listados os investimentos mensais.

Esta organização facilita a definição dos valores que são investidos na gestão de recursos humanos durante um ano e também fica mais fácil acompanhar quais áreas de RH estão exigindo mais investimentos.

Permite obter uma visão mais sistêmica do seu departamento que o ajudará a planejar e prever para o próximo período medidas econômicas para evitar os efeitos prejudiciais de uma possível redução de custos.

Como vimos, o RH é um departamento complexo e dinâmico que está envolvido em todas as etapas do trabalho de uma organização.

5 dicas para ser um excelente gestor de RH

Depois de compreender todos os aspectos da função do gerente de RH, você pode estar se perguntando como se tornar um profissional de qualidade e manter a eficiência de RH.

Então vamos conversar sobre algumas dicas que podem te dar podem ajudar nesse gerenciamento.

 1. Empatia é a chave: entenda seus funcionários

O gerente de RH lida com pessoas, portanto, a primeira dica deve ser prestar atenção especial em conhecer seus funcionários diretos que trabalham em sua indústria.

Descubra Você apreciará seus pontos fortes e fracos, apreciará a diversidade e aprenderá a equilibrar esses pontos fortes. Isso facilitará a delegação de tarefas, respeitará as competências de cada colaborador e também aumentará seu engajamento e envolvimento.

 2. Trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos

Para contratar profissionais com as competências certas, é importante compreender as responsabilidades de cada setor e desenvolver ideias e práticas de RH adequadas.

Para fazer isso, trabalhe com gerentes de outros setores juntos para descobrir o que eles precisam.

 3. Liderando pelo exemplo

A melhor maneira de liderar é dar o exemplo aos seus subordinados. Deve ficar claro que as regras são iguais para todos os colaboradores, o que aumenta o vínculo com os mesmos, bem como o empenho e a motivação.

4. Invista na formação dos seus colaboradores

Se conhecer bem as competências e os pontos de aperfeiçoamento dos colaboradores, bem como as necessidades de cada setor, é possível investir na formação essencial para o seu desenvolvimento.

Hoje existem várias modalidades de cursos, workshops, treinamentos que podem ou não ser realizados presencialmente.

Mas não se esqueça de usar parte do seu orçamento mensal para este investimento.

 5. Agilize o Processo de Recrutamento e Seleção

Para ter uma equipe de profissionais de alto desempenho, é imprescindível que o departamento de RH se dedique a um processo de recrutamento e seleção altamente eficiente.

Só assim encontraremos profissionais experientes e qualificados que também estejam dispostos a contribuir para o crescimento da empresa ao longo do tempo.

Hoje existem várias técnicas que ajudam o recrutador a identificar o maior número possível de candidatos entrevistados e a verificar se eles atendem às expectativas da empresa.

Um processo de recrutamento e seleção otimizado ajuda a reduzir a flutuação prejudicial na empresa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo