Relatório de compras do Facebook: Compra do consumidor em 2021
Acabamos de colocar em nossas mãos um relatório de compras no Facebook suculento sobre o futuro das compras no Facebook.
Mais especificamente, este relatório revela as maiores mudanças comportamentais que observamos nas compras em todo o mundo.
Agora que lemos todas as páginas deste relatório de compras do Facebook de 64 páginas e vamos detalhar neste post o que você precisa saber até 2021.
Porque isso pode ajudá-lo a saltar sobre algumas tendências de consumo que podem ajudar seu negócio e sua carreira a crescer.
Agora, como resultado da pandemia em todo o mundo, houve bloqueios, restrições não essenciais ao varejo e o risco de você ou outra pessoa ficar doente.
E por causa disso, a adoção do e-commerce acelerou cinco anos, de acordo com estimativas da IBM.
Mas há dois lados da história para os setores de varejo entre categorias de produtos essenciais e não essenciais.
Para produtos essenciais como mantimentos, suprimentos domésticos e itens de cuidados pessoais, as vendas tiveram um crescimento sem precedentes.
Nos EUA, as vendas totais de alimentos e bebidas devem crescer 11,3% ano a ano em 2020.
Por outro lado, produtos não essenciais, como roupas, móveis e eletrônicos, estão diminuindo e provavelmente sofrerão uma contração de 27% a 30% ano após ano em 2020.
Então, basicamente, a menos que você tenha um produto essencial de que alguém precise imediatamente, provavelmente terá menos tráfego de pedestres.
Enquanto isso, se você tem um produto online ou uma loja de comércio eletrônico como a Amazon, provavelmente está experimentando um crescimento enorme.
Assim, à medida que os consumidores se adaptam a essa nova realidade de compra, é fundamental que todos entendamos esse novo comportamento e as expectativas dos consumidores para criar uma experiência de compra online de sucesso.
É por isso que neste post, queremos dividir o relatório do Facebook com os principais fatores para as decisões de compra do consumidor a partir de 2020.
E isso deve ajudar as pessoas que têm produtos considerados não essenciais a se adaptarem e crescerem.
Tudo bem, agora vamos mergulhar e dar uma olhada em como os consumidores mudaram.
Tendências de compra dos consumidores
Muitos anos atrás, as decisões de compra dos consumidores eram baseadas principalmente no que estava imediatamente disponível na loja.
A seleção e o preço geralmente eram limitados ao mercado local ou ao shopping. Isso tornou a decisão de compra muito mais fácil.
Por exemplo, se você está procurando um calção de banho vermelho e amarelo e só encontrou 3 no shopping local, então você só precisa decidir qual gosta mais e qual preço está disposto a pagar entre os 3.
Mas hoje, a crescente influência do digital na jornada de compras deu aos consumidores mais informações e opções.
Isso tornou as decisões de compra um pouco mais complexas.
Então, o que exatamente está na mente do consumidor?
Bem, há muito em que pensar.
Vamos analisar quais são os critérios de compra do consumidor quando eles estão comprando na loja e os critérios de compra quando estão comprando online.
Critérios de compra do consumidor na loja
1. Melhor preço
Agora, de acordo com o relatório, 74% dos consumidores dizem que estão focados em conseguir o melhor preço para itens de uso diário e 61% dizem que estão buscando ativamente ofertas e cupons.
Portanto, estejam os consumidores na loja ou online, o preço ainda é o fator número um no processo de decisão de compra.
2. Segurança
Isso é bastante óbvio com a pandemia em andamento.
Mas isso é realmente um grande negócio. De acordo com o relatório, 71% das pessoas concordam que é necessário haver um ambiente seguro para fazerem compras.
3. Em estoque
E o fator número três para a loja também vai junto com isso.
É porque 68% das pessoas dizem que é fundamental que os varejistas tenham os produtos que lhes interessam em estoque.
Portanto, para lojas físicas, de acordo com este relatório, se você tem bons preços, uma experiência de compra segura e os produtos desejados em estoque, ótimo!
Você está indo na direção certa.
Agora, se você deseja que sua loja seja melhor e diferente, existem mais 3 fatores a serem considerados:
4. Proximidade que é de 65%,
5. Conveniência chegando a 65%, e
6. Atendimento ao cliente em 63%.
Em 2020, oferecer uma política de devolução contínua e fornecer um atendimento superior ao cliente tem influenciado as decisões de compra na loja.
Comportamento de compra do cliente online
Tudo bem agora, vamos ver o que está impulsionando o comportamento de compra online.
E, claro, como uma agência de marketing digital em Montes Claros , ajudamos a influenciar as decisões de compra todos os dias, então essa parte foi especialmente importante para nós.
E é importante para qualquer pessoa que queira aproveitar a Internet para expandir seus negócios.
1. Preço
Ok, então, como mencionamos anteriormente, o preço ainda é o principal critério de compra para os consumidores.
Mas depois disso, as coisas começam a ficar um pouco diferentes.
2. Confiabilidade
A confiabilidade do produto é muito mais importante online do que quando as pessoas estão comprando nas lojas.
Sendo o número dois ou 70% dos critérios de um comprador online. É mais provável que as pessoas voltem ao seu site se você tiver um bom estoque do produto de forma confiável.
Além disso, nas lojas você tem a oportunidade de ver o produto, testá-lo, experimentá-lo etc.
Já online, você está tomando uma decisão com base em imagens digitais perfeitamente elaboradas, descrições bem elaboradas e, às vezes, avaliações tendenciosas.
Portanto, faz sentido que logo após o fator de confiabilidade esteja o fator de política de retorno.
3. Políticas de Devolução
68% dos principais critérios de compra dos consumidores baseiam-se em políticas de devolução.
Se houver um produto com defeito, ou se o produto que você recebeu não se parece exatamente com o que estava nas fotos, então você deseja poder devolvê-lo facilmente .
4. Tempo de entrega
Em seguida, você tem o tempo de entrega, que está vinculado às políticas de devolução em 68%.
Temos certeza de que este é um grande fator decisivo para todos nós ao comprar algo online.
A maioria das pessoas evita comprar qualquer coisa online que leve mais de duas semanas para chegar até eles.
Em alguns casos, eles até estão dispostos a pagar um pouco mais se o produto puder chegar até eles mais rápido.
Portanto, ter uma grande velocidade de envio é quase uma necessidade para boas vendas.
5. Conveniência
Também atrelado à política de devolução e ao prazo de entrega, está o próximo fator que é a comodidade, também com 68%.
Então, é claro, a experiência online deve fluir perfeitamente.
Da informação do produto à seleção, ao carrinho e ao checkout.
Tudo deve proporcionar uma ótima experiência do usuário, fácil e conveniente para o comprador.
6. Opções de entrega
E, finalmente, o sexto critério para determinar onde fazer compras online são as opções de entrega.
As opções de entrega basicamente oferecem aos usuários a possibilidade de pagar um pouco mais, para que possam receber o produto mais rapidamente.
A FedEx é popular por isso porque tem opções de entrega durante a noite, o que é muito conveniente para quem tem uma necessidade urgente.
Os consumidores gostam de poder definir seu próprio ritmo.
Então, você tem alguns dos principais critérios de compra para compras na loja e online.
Agora, a grande questão: o que tudo isso significa para os profissionais de marketing?
Importância de compreender os comportamentos do consumidor para os profissionais de marketing
1 – Adapte-se às novas tendências de compras
O que queremos dizer com isso é que os critérios de compra para os consumidores estão mudando rapidamente.
Em vez de lutar contra isso, tente realmente entender para onde as coisas estão indo, para que você possa se colocar em uma ótima posição.
Claro, somos um pouco tendenciosos, mas recomendamos criar ou otimizar sua experiência de compra online.
Porque, goste ou não, a tendência está se acelerando e se tornando mais esperada. Portanto, pegue as tendências do consumidor e comece a pensar sobre como você pode desenvolver um melhor atendimento ao cliente.
Ou como você pode entregar produtos mais rápido!
Ou como pode criar uma política de devolução que inspire a confiança do consumidor?
2 – Crie mensagens de marketing alinhadas com o comportamento do cliente
Portanto, não pegue essa informação e pense consigo mesmo: “Tudo bem, agora só preciso criar um processo para isso”.
Dê um passo além e crie um plano de marketing completo, que por falar nisso, se você ainda não leu nosso post sobre como criar um plano de marketing em 2021.
Agora que você sabe que os consumidores se preocupam muito com a confiabilidade, por exemplo, você pode criar mais vídeos de marketing que demonstrem como os consumidores estão usando e testá-lo ao vivo para eles.
Além disso, certifique-se de estar sempre abastecido, para que os consumidores saibam que podem comprar facilmente de você!
Em última análise, isso ajuda a aumentar a confiança na confiabilidade do seu produto.
Por exemplo, se você estiver em um mercado local e puder fazer entrega no mesmo dia, isso é algo que você definitivamente deve incluir em suas mensagens de marketing.
3 – Foco em LTV
LTV significa valor vitalício, que é um termo de marketing e uma métrica usada para determinar o valor de um cliente para sua loja.
Quando você faz negócios online, pode ser tentador ignorar algumas dessas tendências de compras para economizar algum dinheiro.
Por exemplo, algumas lojas de comércio eletrônico têm uma política de devolução muito curta, como 7 dias, e em alguns casos, nenhuma política de devolução.
Obviamente, lidar com devoluções e perder receita seria caro.
Mas esse pode ser um custo necessário para que você conquiste o coração de seus clientes a longo prazo.
Porque se as pessoas virem que você tem uma boa política de devolução, isso provavelmente resultará em mais vendas no curto prazo e mais confiança para sua base de clientes.
Portanto, acreditamos que você deve focar nos resultados de longo prazo e no valor de longo prazo, antes de olhar para os ganhos de curto prazo.
E, por último, ao nos aproximarmos de 2021, queremos compartilhar uma citação de Ian Simons, que atualmente é o CHEFE da indústria de e-commerce no Facebook.
Ele diz o seguinte,
“A maior questão hoje é: até que ponto as mudanças de comportamento em direção à experiência digital permanecerão organicamente ou as empresas precisarão trabalhar mais para manter esses comportamentos?
Nosso palpite é que ainda haverá uma grande mudança no comportamento do consumidor em relação à Internet, mas o varejo não vai a lugar nenhum.
Dependendo da evolução dos níveis de conforto do consumidor, pode haver mais apetite por experiências online e offline combinadas.
Como o BOPIS, que significa Compre Online e Retire na Loja.
Ou como dirigir até um restaurante de fast food e pedir sua refeição no telefone para acelerar as coisas. ”
Então aí, você tem um cabeça no Facebook que aposta no e-commerce no futuro.
E com o surgimento das lojas de compras do Facebook, esperamos que continuem a dar grande ênfase a esse canal para empresas.
Então, espero que tudo isso deixe bem claro … que AGORA é a hora de começar a tirar proveito de algumas dessas tendências de compra do consumidor.