Apresentamos a você a receita desta sopa nutritiva e requintada de origem espanhola, especificamente da região de Castela e Leão. É um prato muito antigo que carrega um grande tradição.

A sopa de alho, também conhecida como sopa castelhana, é uma daquelas tradicionais e infalíveis “receitas da vovó “. A seguir, ensinamos a você como fazer uma receita de sopa de alho deliciosa e econômica.

Benefícios do alho para a nossa saúde

Embora estejamos acostumados a usar o alho por seu sabor e aroma, são suas propriedades benéficas que realmente impressionam. Para encorajá-lo a experimentar a nossa deliciosa receita de sopa de alho, mostramos os benefícios que esta elaboração oferece à sua saúde.

Muitos nutrientes, poucas calorias

Cabeças de alho

Além de muito benéfico para a saúde, o alho pode ser um grande aliado daqueles que buscam perder peso. É um alimento com poucas calorias que contém vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Uma porção de 28 gramas de alho contém apenas 40 calorias e menos de 10 gramas de carboidratos. No entanto, oferece uma contribuição importante das vitaminas C e B6, manganês, selênio e uma pequena porcentagem de proteínas. Também se destacam as quantidades moderadas de cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitamina B1.

Alicina: o “segredo” do alho

Historicamente, o alho era usado como remédio natural para tratar muitas doenças e desconfortos digestivos. Atualmente, estima-se que as múltiplas propriedades do alho estejam associadas ao seu alto conteúdo de uma substância sulfurosa chamada alicina.

Alho: um poderoso antioxidante

Hoje em dia, os produtos antioxidantes são altamente exigidos e podem ter um valor muito alto. Mas poucas pessoas sabem que têm um antioxidante poderoso e econômico em sua cozinha: o alho.

O alho contém vitamina C e flavonoides, que agem combatendo os radicais livres e prevenindo os danos às células. Seu consumo diário ajuda a reduzir o desgaste de estruturas cardiovasculares em pacientes hipertensos. Além disso, efeito antioxidante do alho permite retardar os sintomas da demência e o princípio do Alzheimer.

Alho para fortalecer o sistema imunológico

Provavelmente todos nós já ouvimos que um chá de alho é o melhor remédio para curar um resfriado. O consumo diário de suplementos de alho pode reduzir o risco de resfriado em até 60%.

Receita de sopa de alho: deliciosa, prática e econômica

Ingredientes (para 6 pessoas)

  • 10 dentes de alho (50 g).
  • 6 ovos (opcional) (250 g).
  • 12 fatias de pão dormido (72 g).
  • 1 pedaço de presunto parma (150 g).
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva (50 ml).
  • Sal, pimenta e páprica (a gosto).
  • 2 litros e meio de caldo de carne (você também pode usar caldo de frango ou de legumes).
Sopa de alho

Preparação

  1. Para começar a preparar nossa receita de sopa de alho, descascamos e cortamos nosso ingrediente principal: os dentes de alho. Em seguida, cortaremos um por um, tomando cuidado para que as lâminas não fiquem muito finas.
  2. Depois de escolher uma panela grande o suficiente, levamos para o fogo com o azeite. Quando o óleo estiver quente, adicionaremos o alho e refogaremos até dourar. O alho tende a fritar muito rapidamente, por isso devemos ter o cuidado para não queimá-los.
  3. Continuando no preparo, adicionaremos o presunto cortado anteriormente em pequenos pedaços, e deixaremos chegar a um castanho dourado claro. Mais uma vez, é importante ter cuidado para não queimar ou ressecar os pedaços de presunto.
  4. O próximo passo é adicionar 6 fatias de pão dormido e torrá-las com o alho e o presunto.
  5. Quando a torrada estiver pronta, retiramos a panela do fogo, juntamos com a páprica e mexemos bem a preparação. A quantidade de páprica fica a gosto do chef e de seus convidados.
  6. Quando percebermos que os ingredientes foram misturados e tomaram a cor da páprica, voltamos com a panela ao fogo. Neste momento, o fogo deve estar bem baixo para não queimar o alho e a páprica.
  7. Quando observarmos que os ingredientes foram reaquecidos, adicionamos o caldo de carne quente. O caldo proporciona um sabor melhor à preparação do que o uso de água.
  8. Em fogo baixo, deixe o preparo cozinhar por 20 ou 25 minutos. É melhor não mexer a sopa e deixar cozinhar lentamente.
  9. Enquanto esperamos pelo cozimento, tostamos as outras seis fatias de pão em uma panela com um pouco de azeite.
  10. Após 20 minutos, adicione à sopa as seis fatias previamente torradas e deixe amolecer. Depois, tempere com sal e pimenta e mexa.