Ainda que sejam muitos os exercícios que ajudam a manter seu coração saudável, é importante que encontre um que se adapte a você, para assim incluí-lo em sua rotina sem esforço.

Existe uma série de exercícios que ajudam no funcionamento de seu coração. Eles são, em sua maioria, exercícios cardiovasculares que fortalecem este órgão tão importante em seu corpo.

Hoje vamos tratar de alguns exercícios que poderemos realizar, alguns sem necessidade de começar uma academia, mas outros onde é necessário fazê-lo. De fato, talvez você tenha se matriculado na academia, mas nunca tenha ido a uma aula para fazer os exercícios que vamos recomendar a seguir.

Não importa se você for uma criança, um adulto ou uma pessoa mais velha. Estes exercícios são ideais e essenciais para qualquer faixa de idade.

Exercícios que te ajudam no funcionamento do seu coração

Mulher segurando um coração em bom funcionamento

Vamos descobrir alguns exercícios que talvez você ainda não conheça e ajudam no funcionamento do seu coração, além de serem muito simples.

O mais importante é que os inclua como parte de sua rotina diária ou, pelo menos, os realize 3 dias por semana. Seu coração vai agradecer.

1. Montanhismo

Montanhismo contribui para o bom funcionamento do coração

O montanhismo é um dos primeiros exercícios que ajudam no funcionamento do coração. É uma atividade de muito baixo impacto e que nos conecta com a natureza. Além disso, permite conhecer novas rotas e inclusive fazer amigos, pois em ocasiões há rotas de montanhismo em grupo.

  • Para realizá-lo não é preciso grandes condições físicas e não se correm riscos ao praticá-lo. É muito acolhedor e, em ocasiões, inclusive pode ser que se esqueça de que está realizando um exercício.
  • Sem dúvidas, é uma atividade muito recomendada que aumenta a resistência, o fluxo de oxigênio e fortalece o coração.

2. Natação

A natação contribui para o funcionamento do coração

A natação é muito conhecida e uma atividade muito solicitada, visto que é sumamente completa. Com a natação se trabalham todos os músculos do corpo, e tonificam e se faz exercício cardiovascular. Portanto, é ideal se deseja fortalecer seu coração.

A natação, assim como o montanhismo, tem um impacto muito pequeno, por isso é recomendada tanto para crianças quanto para pessoas mais velhas. Ou seja, é ideal para qualquer idade.

Se tivermos algum risco de lesão e precisarmos fazer uma atividade de baixo impacto é a opção perfeita.

Te recomendamos ler: A natação: um exercício completo para a sua saúde

3. Ciclismo

O ciclismo contribui para o funcionamento do coração

Hoje em dia o ciclismo ganhou uma importância tão grande que são muitas as pessoas que o praticam. Pode praticá-lo sozinho ou em grupo, ainda que em grupo sempre seja mais divertido e te motive muito mais.

O ciclismo é ideal para trabalhar resistência e para aquelas pessoas mais velhas que inclusive tenham algum problema no quadril. Assim, poderão exercitá-lo sem que ele receba um grande impacto.

Agora, se há algo em que o ciclismo se destaca é na hora de fortalecer o coração. Ainda não o pratica?

Existem algumas variantes como fazer bicicleta na academia ou assistir às aulas de spinning que têm uma intensidade muito maior. Garantimos que nas aulas de spinning você vai suar!

Porém, o spinning, a menos que seja orientado a pessoas de mais idade, não é recomendado para elas, devido ao seu alto grau de intensidade.

Outros tipos de atividades

Existem outro tipo de exercícios que ajudam no funcionamento do seu coração como são o futebol, o tênis ou o basquete. Também podem ser combinadas atividades delicadas às artes marciais ou inclusive a ioga.

Por que a ioga ajudaria o funcionamento do seu coração? Porque graças à ioga o corpo se libera do estresse, que é uma das causas de algumas doenças cardiovasculares. Por este motivo não devemos subestimar a realização desta atividade ou de outras similares, já que têm muitos benefícios par ao coração.

O ideal é escolher uma atividade que gostemos e nos motive, para que possamos incluí-la em nossa rotina sem maiores esforços. Também é indispensável que se adeque ao nosso estilo de vida.

Por exemplo, se houver spinning pela manhã na academia, mas nós trabalharmos nesse horário, ao invés de inventarmos desculpas de que não podemos fazê-lo, seria interessante ver que outra atividade podemos fazer em outro horário que seja mais conveniente.

Sempre há opções e, como vimos, há muitos exercícios que ajudam no funcionamento do coração e o fortalecem. Inclusive caminhar 30 minutos por dia poderia valer. Fácil, não é verdade?