Se quisermos acelerar o metabolismo, além de adotar uma dieta com baixo teor de gordura, também é importante combiná-la com a atividade física regular para otimizar os resultados.

Uma das maneiras mais procuradas para emagrecer de forma saudável é a manutenção de dietas que aceleram o metabolismo. Este grupo de processos é responsável pela transformação de nutrientes em fontes de energia, garantindo o bom funcionamento do organismo.

O ritmo em que o metabolismo trabalha varia de pessoa para pessoa, dependendo da sua idade e estilo de vida; enquanto alguns não têm dificuldade, outros precisam buscar soluções para “acelerá-lo” e evitar que ele interfira no peso e na saúde.

Felizmente, hoje existem muitas dietas saudáveis ??que ajudam a gerar esse impulso para perder peso sem muita dificuldade. Embora existam dietas muito rigorosas, também existem opções equilibradas que fornecem resultados interessantes.

Neste artigo, juntamos 2 modelos eficazes que podem ser considerados semanalmente como exemplos para a sua dieta. Você se anima a experimentá-los? Saiba mais!

Dietas que aceleram o metabolismo naturalmente

1. Dieta com baixo teor de gordura

Alimentação saudável e natural

O consumo reduzido de gorduras é uma das chaves para combater o excesso de peso. Embora não seja conveniente eliminar todas as fontes de gordura da alimentação, a diminuição da sua ingestão tem muitos benefícios quando se está perdendo peso.

A grande vantagem deste tipo de dieta é que diminui significativamente a quantidade de calorias ingeridas. Assim, em conjunto com o exercício, fica mais fácil eliminar os quilos extras.

Cafés da manhã

  • Três amêndoas, um copo de suco de laranja (200 ml) e uma fatia de pão integral.
  • Uma fatia de pão integral com tomate fresco, uma xícara de chá (250 ml) e um ovo cozido.
  • Uma tigela de frutas frescas picadas e um copo de aveia com leite desnatado ou vegetal (200 ml).

Meio da manhã

  • Uma fatia de pão integral com presunto ou peito de peru.
  • Uma batida de frutas vermelhas ou um suco verde.
  • Uma porção de gelatina diet.
Salada de frutas com iogurte

Almoço

  • Uma tigela de sopa de legumes ou consomé, uma porção de frango ou peixe (100 g) e legumes cozidos no vapor.
  • Uma salada fresca de alface e tomate, uma porção de peito de frango (150 g) e uma maçã ou pêra.
  • Uma salada verde, uma pequena porção de arroz integral (50 g) e peixe assado.

Lanche

  • Uma batida de vegetais com sementes de chia.
  • Um torrada integral com molho de abacate natural e um chá.
  • Um copo de leite vegetal (200 ml) com pão integral e uma fatia de peito de peru.

Jantar

  • Uma omelete com salada de alface e tomate.
  • Legumes cozidos e uma porção de peito de frango assado (150 g).
  • Uma tigela de creme vegetal.

2. Dieta detox saudável

Este plano de desintoxicação alimentar pode ser realizado uma vez por mês para “acelerar” o metabolismo quando se tem dificuldades para perder peso. Devido às suas características, não deve ser prolongado por mais tempo do que o recomendado.

Salada com frango

Café da manhã

  • Uma tigela de melão picado, um ovo cozido e uma fatia de pão integral.
  • Uma xícara de chá (250 ml) e um sanduíche de pão integral e tomate fresco.
  • Um copo de suco verde (200 ml) e duas fatias de pão integral com azeite.

Meio da manhã

  • Um copo de aveia cozida com leite vegetal (200 ml) e um punhado de nozes (30 g).
  • Uma tortilha com abacate picado.
  • Um copo de suco de abacaxi (200 ml).

Almoço

  • Uma salada verde e uma porção de peito de frango assado (150 g).
  • Uma prato da salada de atum com abacate.
  • Uma porção de salmão grelhado (100 g) e salada mista.

Lanche

  • Palitos de cenoura e aipo.
  • Uma porção de oleaginosas com uma colher de mel (30 g).
  • Um copo de suco de salsa e maçã verde (200 ml).

Jantar

  • Um copo de suco de abacaxi (200 ml) e uma porção de peito de frango assado (100 g).
  • Uma tigela de sopa de verduras sem gordura.
  • Uma porção de salmão com limão (150 g) e uma salada fresca.

Recomendações finais

  • Para manter o metabolismo funcionando “em um bom ritmo”, é essencial melhorar a alimentação em todos os aspectos. Não é suficiente manter uma boa dieta por apenas uma ou duas semanas: uma dieta equilibrada deve ser adotada de forma permanente.
  • Os efeitos da alimentação saudável são mais visíveis quando combinados com exercícios físicos regulares. Portanto, se o objetivo for perder peso, é conveniente adotar um plano de treinamento que combine atividade cardiovascular e de força.
  • Além disso, é aconselhável fazer entre cinco e seis refeições por dia, em um ambiente silencioso. Comer com distrações aumenta a sensação de ansiedade nas horas após as principais refeições.

Você se anima a experimentar essas dietas que aceleram o metabolismo? Lembre-se de que os planos recomendados são modelos de alimentação saudável. Você pode variar com outros alimentos, contanto que evite exceder o número de calorias.