Embora você possa se inspirar em outras pessoas para recuperar a confiança em si mesmo, lembre-se: não se compare. Somos todos únicos e temos algo para contribuir para o mundo.

As pessoas podem perder a confiança e a segurança em si mesmas, mas não se preocupe, pois isso tem uma solução. Confiar em si mesmo é um tipo de superpoder que aumenta nossa eficácia e potencial.

Quando a autoconfiança está ausente, deixa de ser um superpoder para ser um obstáculo em nossas vidas. Assim, pode impedir que sejamos eficientes e, pior ainda, pode atrapalhar nossas conquistas.

Seja qual for o motivo da sua perda de confiança, preste atenção a estas 7 dicas e estratégias para se recuperar e voltar a confiar em si mesmo.

1. Aceite seu estado

Super-mulher

Como mencionamos no início, a perda de confiança é bastante comum e, na verdade, é praticamente impossível se sentir confiante o tempo todo. Até mesmo as pessoas mais bem-sucedidas do mundo tiveram quedas de confiança e perda de segurança em si mesmas.

Isso pode acontecer com uma demissão, uma separação, um fracasso no trabalho e muitas outras razões que geralmente são inevitáveis. Portanto, devemos aceitar que não podemos ser autoconfiantes o tempo todo.

Existem etapas em nossas vidas que são mais complicadas do que outras. Ao aceitar este fato, evitaremos que essas etapas difíceis de nossas vidas nos prejudiquem muito e, pelo contrário, nos ajudem a liberar a pressão e a lidar melhor com a situação.

2.  Busque e encontre motivos para confiar em si mesmo

Mulher forte e autoconfiante

Um erro frequente entre pessoas com perda de confiança é o menosprezo de suas conquistas. Se você é uma dessas pessoas que costumam atribuir seus sucessos ao destino ou à sorte, pare! É hora de valorizar suas ações, seus esforços, suas habilidades, qualidades e suas conquistas.

  • Para fazer isso, recomendamos que você faça uma lista de pelo menos 3 conquistas realizadas em sua vida ou qualidades que você aprecie.
  • A ideia é que, a cada dia que passe, a lista cresça com as coisas boas que você fez. Ou situações que fizeram você se sentir orgulhoso de si mesmo.

Agora, toda vez que você sentir que está perdendo a confiança em si mesmo, lembre-se das coisas que escreveu. Desta forma, você será capaz de evitar que suas quedas de confiança sejam tão abruptas. E, por sua vez, isso pode ajudá-lo a superar estes momentos mais rapidamente.

3.  Lembre-se sempre dos seus valores

O que queremos dizer com esse conselho é que, por mais que você precise, não minta para si mesmo dizendo que é maravilhoso ou invencível.

Mesmo com os conselhos anteriores, recomendamos que você encontre razões para acreditar em si mesmo. Agora, enfatizamos que, ao procurar estas razões, você garanta que são circunstâncias vividas e não apenas idealizações.

Toda vez que nosso cérebro recebe uma afirmação do tipo “eu sou maravilhoso”, ele tentará validá-la com algum fato. Se você estiver em um estado depressivo, é muito possível que você não encontre um sustento para esta afirmação e acabe piorando a situação.

4.  Comece com pequenas decisões

Mulher pensando em soluções

Este conselho é fundamental para sair de um quadro depressivo. Ao sofrer uma perda de confiança, é difícil recuperar a segurança em nós mesmos com uma única tentativa.

Por esta razão, recomendamos que você caminhe pouco a pouco. Comece tomando pequenas decisões que o façam ganhar confiança em si mesmo progressivamente.

5. Busque inspiração

Nada melhor do que se cercar de pessoas positivas, com boas energias e que nos impulsionam a crescer todos os dias. É muito produtivo que nos envolvamos com esses tipos de pessoas, principalmente se tivermos parado de acreditar em nós mesmos.

Este conselho é sobre a inspiração que você pode encontrar nas pessoas, como mencionamos antes, assim como nos livros ou até mesmo na arte.

Não pare de procurar inspiração no mundo: garantimos que não há melhor impulso para ganhar confiança e segurança do que ser inspirado por algo.

Para terminar, e como uma dica extra: quebre seus estereótipos. Você muitas vezes perde a confiança em si mesmo porque se compara com os outros. Ou quando você ouve muito o que o mundo tem a dizer sobre você.

Pare de prestar tanta atenção nos outros! Lembre-se: somos seres únicos e cada um de nós tem algo maravilhoso para oferecer. Você só precisa acreditar e trabalhar nisso.


Publicidades