Você sabia que o alecrim, aplicado topicamente ou consumido, pode ser um grande aliado da circulação e promove a saúde da cútis para proporcionar uma pele suave?

Neste artigo, falaremos um pouco sobre os benefícios e usos do alecrim (Rosmarinus officinalis), uma das plantas mais comuns entre os antigos remédios de saúde e beleza de muitos países.

Esta planta aromática é benéfica para melhorar muitos distúrbios; é um ingrediente essencial em cosméticos naturais e também possui propriedades de limpeza doméstica.

Nos tempos antigos, o alecrim também tinha seu simbolismo. Além de ser um limpador em geral, também estava relacionado à sorte, honestidade e boa fé.

Esta planta é muito rica em ingredientes ativos. Seus principais nutrientes são as vitaminas A, B2, B6 e C, e os minerais ferro, magnésio, zinco, fósforo e cálcio. Além disso, possui um alto teor de antioxidantes.

As folhas de alecrim são usadas frescas ou secas, e as flores também podem ser incluídas. A seguir, falaremos sobre seus múltiplos benefícios e usos.

Benefícios e usos do alecrim

Benefícios do alecrim

O alecrim é um arbusto aromático que cresce em muitas partes do mundo. Desde os tempos antigos, tem sido usado como uma erva medicinal para tratar várias doenças.

Um dos principais usos do alecrim reside no fato de que ele ajuda a melhorar a memória e alivia problemas respiratórios.

Propriedades cosméticas

Seus principais benefícios cosméticos são atribuídos ao seu conteúdo de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, que melhoram a saúde da pele em muitos aspectos.

  • Estas substâncias estimulam o fluxo sanguíneo, principalmente na parte inferior do corpo, minimizando o aparecimento de varizes, celulite e estrias.
  • Seu óleo essencial serve como um tônico natural, favorecendo a redução da flacidez.

Quando aplicado através de massagem, é útil para promover o funcionamento linfático, que elimina as toxinas e fluidos que influenciam a formação de nódulos.

Em geral, serve como um remédio para a circulação e nos ajuda a manter a pele macia.

Combater a celulite

Outros benefícios

  • O alecrim contém altos níveis de ácido cafeico e ácido rosmarínico, que têm poderosos efeitos antioxidantes.
  • O óleo de alecrim promove o crescimento do cabelo, pois aumenta a circulação sanguínea.
  • O alecrim inibe a formação de bactérias perigosas em culturas realizadas in vitro, o que sugere que ele pode ser usado em casos de intoxicação devido ao consumo de alimentos em mau estado ou contaminados por bactérias perigosas.
  • O extrato de alecrim é utilizado na aromaterapia para tratar a ansiedade, melhorar o humor, alterar a percepção da dor e aumentar o estado de alerta.
  • Vários estudos mostraram que ele reduz os níveis de estresse.
  • Respirar a essência de alecrim melhora o desempenho mental. Além disso, aumenta a velocidade e eficiência com que sua mente processa as informações.

É importante que, antes de usá-lo, você confirme com seu médico que não é alérgico a esta planta.

Preparações com o alecrim

Remédio para evitar a queda de cabelo

As pessoas que sofrem de alopecia ou que querem evitar a queda de cabelo que aumenta durante a primavera e o outono devem saber que o alecrim é uma solução natural.

Como já indicamos, este é um excelente ativador da circulação sanguínea, portanto, também é um bom tratamento natural para acelerar o crescimento dos fios.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de folhas de alecrim secas (45 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

O que fazer?

  • Primeiro, coloque água para ferver em uma panela.
  • Quando já estiver fervendo, desligue o fogo e adicione o alecrim.
  • Em seguida, cubra a panela e deixe descansar por 10 minutos.
  • Aplique a infusão no couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos.
  • Finalmente, lave bem os cabelos com bastante água.

Alecrim para firmar a pele

Durante décadas, o alecrim tem sido usado para proporcionar uma tez firme, rosada e jovem. Este é um excelente tônico, portanto, é um bom remédio para combater a flacidez, a palidez e as rugas.

Da mesma forma, este tônico facial natural tem um efeito rápido se você quiser melhorar a aparência de um rosto cansado. É ideal usá-lo no período da manhã.

Remédio natural de alecrim

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de alecrim (90 g)
  • 1 xícara de vinho branco (250 ml)

Preparação

  • Despeje o vinho branco em um recipiente com tampa.
  • Em seguida, adicione o alecrim (você pode incluir as folhas e as flores) e deixe descansar por 10 dias em um local fresco.
  • Após esse tempo, você pode aplicar diretamente no rosto, fazendo massagens com as pontas dos dedos.

Na cozinha

É uma planta aromática que é usada regularmente na preparação de alimentos, pois é um excelente tempero. Combina especialmente bem com carnes e molhos. Graças ao seu aroma forte e sabor delicioso, é um dos temperos mais usados ??na cozinha.

Há muitos benefícios que podemos obter desta planta. Agora que você já conhece alguns usos do alecrim, mantenha-a sempre à mão e desfrute de todas as propriedades que ele tem a oferecer.


Publicidades