Para seguir uma dieta equilibrada, devemos consumir alimentos naturais. Ao invés de comprar sucos comerciais, é melhor espremer as frutas em casa para assim evitar os conservantes

Seguir uma alimentação balanceada ás vezes pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Não só porque temos que fazer uma análise de como estamos nos alimentando, e sim porque temos que adicionar novos hábitos, algo que nunca é fácil.

Em seguida, iremos descobrir algumas características que nunca devem faltar em uma alimentação balanceada. Conhece-las nos garantirá uma nutrição correta e seguir uma dieta o mais saudável possível.

Uma alimentação balanceada é rica em frutas e verduras

As frutas são parte de uma alimentação balanceada

Com exceção de algumas dietas, como a mediterrânea, entre outras, o consumo de frutas e verduras não costuma ser muito comum. No entanto, são alimentos que devem ser consumidos com frequência e em grande quantidade.

Sempre se recomendam 5 peças de frutas e verduras por dia. Mesmo que possa parecer muito complicado, é necessário fazer um esforço para se aproximar ao máximo possível desse número.

As frutas e verduras são muito ricas em vitaminas, minerais, nutrientes e antioxidantes, por isso que são ideais para uma alimentação balanceada.

Hoje em dia existe uma ampla variedade de frutas para escolher aquela que você mais gosta ou provar aquela que é mais exótica. Prove tudo!

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Diga adeus as calorias vazias

O consumo de água é muito importante em uma alimentação balanceada

Ainda que possa ser benéfico de vez em quando se dar algum capricho, é importante sim não cair nas garras das bebidas açucaradas. Os refrigerantes de cola, os sucos que vem em caixinhas… O ideal é substitui-los por água, e se possível, de uma fonte de água potável.

As calorias vazias são aquelas que não nos trazem nada. Além disso, devemos nos lembrar que todas estas bebidas contém um alto teor de açúcar, algo que não nos beneficia se as consumimos em excesso.

Estas bebidas sempre nos fazer querer consumir mais e que dificilmente conseguimos resistir.

Os alimentos, quanto menos processados, melhor

Casal preparando uma alimentação balanceada

Não é a mesma coisa comprar nuggets do que comer um peito de frango, simples assim. O ideal é se acostumar a consumir os alimentos menos processados possíveis. Assim, também, saberemos o que estamos comendo.

Algumas opções para os alimentos processados é realizar nossas próprias variações em casa. Por exemplo, ao invés de comprar bolinhos já preparados, por que não prepará-los em casa? Ao invés de comprar uma pizza, prepará-la em casa. 

Ainda que tome mais tempo e possa nos fazer perder a vontade de consumir o alimento, o esforço valerá a pena. Saberemos o que estamos consumindo, e os alimentos serão frescos e terão muitos menos aditivos.

Da mesma forma, temos que ter muito cuidado com a confeitaria industrial. Ainda que estes alimentos sejam deliciosos, consumi-los com assiduidade atenta contra a alimentação balanceada que desejamos seguir.

Algumas dicas para uma dieta balanceada

Vimos alguns aspectos fundamentais que devemos levar em consideração para seguir uma alimentação balanceada. No entanto, vamos adicionar mais algumas dicas para que não fique nenhuma dúvida de como deve ser uma dieta balanceada:

  • Deve ser variada, rica em frutas e verduras, mas também carnes, peixes, azeite de oliva…

É também importante não comer sempre os mesmos alimentos, por exemplo, sempre maçãs. Temos que incluir bananas, tangerinas… Variedade.

  • Melhor várias refeições por dia, para assim não passar fome. Da mesma forma, temos que comer o que precisamos para não ter a sensação de fome, mas não devemos ficar empanturrados.
  • Quanto mais cores, melhor. Se nossa alimentação está cheia de alimentos de diferentes cores, estamos fazendo bem. Isso significa que estamos seguindo uma alimentação balanceada.
  • Inclua sementes na dieta, já que estas tem muitos benefícios e propriedades. Hoje em dia, temos a chia, as sementes de linhaça ou de papoula, entre muitas outras. Inclui-las em saladas ou iogurtes enriquecerá sua dieta.

Como você pode perceber, seguir uma alimentação balanceada não é muito complicado. No entanto, seguimos sucumbindo ante a comida rápida, ante aquilo que não nos custa muito esforço e ante os alimentos ricos em açúcares.

Não devemos cair no erro de consumir bebidas que dizem ser “zero açúcares” ou em sucos em garrafas que prometem ser 100% naturais. Melhor água e espremer nós mesmos as laranjas.

Já segue uma alimentação balanceada?


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