Diante de diferentes problemas no jardim, muitas pessoas não sabem que podem ter a solução em sua própria casa. É o vinagre, um produto com muitas vantagens para o lar.

Muitos elementos que você tem em casa são adequados para outras funções além daquelas para as quais foram criados. O vinagre, sem dúvida alguma, é um deles. Você sabia que ele também pode ser útil para as suas plantas? Nós mostraremos neste artigo sete maneiras de usar o vinagre no jardim.

Muitas vezes não sabemos quais são as propriedades dos elementos que usamos diariamente e, portanto, recorremos aos produtos químicos como a primeira opção para resolver os problemas do nosso jardim. No entanto, isso nem sempre é necessário. Existe um produto natural que pode perfeitamente acabar com as desvantagens relacionadas às nossas plantas: o vinagre.

7 maneiras de usar o vinagre no jardim

1. Como um herbicida

A principal qualidade do vinagre é a acidez; isto acontece devido ao seu alto teor de ácido acético. Assim como causa reações químicas quando ingerimos um pouco desse líquido, isso também acontece quando ele entra em contato com os tecidos das plantas.

No entanto, devemos esclarecer que seu efeito ocorre a curto prazo e, portanto, não será tão eficaz quanto outros produtos ou até mesmo ao podar manualmente. Mas ele pode ser muito útil para eliminar ervas pequenas, como as que crescem nas juntas das telhas, por exemplo.

2. Vinagre como antifúngico

Além de servir para eliminar as ervas daninhas, usar o vinagre no jardim permitirá que você se livre dos fungos que estão em suas plantas. O seu efeito é semelhante ao do bicarbonato de sódio: enquanto o bicarbonato aumenta o pH e cria um ambiente alcalino que impede a proliferação do fungo, o vinagre diminui o pH e forma um meio ácido também desfavorável para os fungos.

Como usá-lo? Uma colher de sopa de vinagre deve ser diluída em dois litros de água e aplicada às folhas duas vezes por semana e depois de cada dia de chuva.

Hortelã

3. Ter um solo mais ácido

Como dissemos anteriormente, o vinagre reduz o pH do meio; neste caso, vamos usá-lo para a terra. Basta combinar uma xícara de vinagre com um litro de água e espalhar no chão.

Este procedimento vai proporcionar duas vantagens: primeiro, será muito positivo para o crescimento de plantas como as azáleas, rosas, lavanda, mirtilos e gardênias, que necessitam de solos ácidos. Da mesma forma, ajudará a terra a liberar o ferro, um mineral que é muito benéfico para as plantas.

4. Repelente de formigas

Se um formigueiro escolheu seu jardim como casa, você pode usar o vinagre para erradicá-lo. Simplesmente borrife este produto não diluído sobre o formigueiro por alguns dias. Pouco a pouco, você verá que os insetos se afastarão de lá.

Claro, você também pode fazer isso em outros espaços da casa. O vinagre é reconhecido como um dos inseticidas naturais mais eficazes. Além disso, não tem nenhum efeito adverso para a nossa saúde.

Também funciona com outros tipos de insetos que podem atacar suas plantas. Se você derramar um pouco de vinagre nas folhas, pode assustar caracóis e lesmas rapidamente.

5. Fertilizante para plantas em vasos

Neste caso, nós contaremos um segredo do uso do vinagre no jardim que o ajudará a ter plantas mais saudáveis ??nos vasosCombine duas colheres de sopa de vinagre de maçã com três litros de água e regue com esta preparação. Os resultados serão vistos em pouco tempo!

6. Vitalizador de flores

Se você gosta de decoração de flores em vasos, o vinagre pode ser seu grande aliado. Graças a ele, o tempo de vida das flores será maior; você só precisa adicionar duas colheres de sopa desse líquido e mais duas de açúcar em um litro de água. Em seguida, despeje esta mistura no vaso e coloque as flores.

Nos próximos dias, você deve continuar com a manutenção. Aproximadamente a cada 5 dias, corte as hastes das flores e troque a mistura.

Vinagre branco

7. Remover a ferrugem de suas ferramentas de jardinagem

Sim, usar o vinagre no jardim não será útil apenas para as suas plantas. Além disso, você e seus itens de trabalho podem tirar proveito de suas virtudes.

Se você está cansado de trabalhar com ferramentas enferrujadas, aplique vinagre puro nelas e pronto, elas ficarão limpas depois de enxaguar. Outra boa alternativa é mergulhar diretamente as ferramentas em vinagre puro. Qualquer um dos métodos é eficaz e simples de executar.

Podemos concluir com segurança que o vinagre é o melhor aliado que escondemos dentro de casa. Muitas vezes não conhecemos seus benefícios e, portanto, não o aproveitamos como deveríamos. É hora de usá-lo e tirar proveito de tudo o que ele tem a oferecer.