A secura da pele pode nos fazer perder a esperança de ter uma pele lisa e suave novamente. A verdade é que a Mãe Natureza tem o que é preciso para que possamos tratar a secura da pele naturalmente.

A secura da pele é um problema bastante comum, que certamente você já sentiu em alguma área do seu corpo.

Todos nós temos um tipo particular de pele. Alguns têm pele oleosa na chamada área “T” e pele seca no resto do rosto. Outros têm de lidar com a secura na barriga, nos cotovelos e nos joelhos, enquanto seu rosto é oleoso.

Identificar as características da sua pele é vital para dar-lhe os cuidados necessários. Mesmo se você acha que conhece a sua pele perfeitamente, leve algum tempo para detectar as áreas que são mais propensas à secura e as que estão livres desse problema.

Siga as recomendações que compartilharemos abaixo para tratar a secura da pele naturalmente. Você vai ver que são mais simples do que você pensou.

1. Mantenha seu corpo hidratado

Manter seu corpo hidratado evita a secura da pele

A desidratação é a razão mais comum para a pele seca, mas também é a mais fácil de resolver. Você só precisa rever a quantidade de água que você consome por dia para tratar a secura da pele naturalmente.

É aconselhável beber pelo menos 2 litros de água por dia. Esta é uma recomendação muito difundida, mas nem sempre é adequada.

Se o seu estilo de vida exige que você se exercite muito, passa muitas horas sob o sol ou, de alguma forma, que faça você se desidratar, é provável que 2 litros de água não sejam suficientes.

Se você se identifica com o acima descrito, tente aumentar o consumo diário desse precioso líquido. Após alguns dias, você deve notar melhorias.

Nesse caso, tente aumentar o consumo de água permanentemente e preste atenção ao seu corpo sempre que o sentir seco.

Descubra: 7 alimentos para melhorar a saúde pulmonar

2. Aplicar aloe vera

Aloe vera é um dos melhores ingredientes em cosméticos e remédios alternativos. No caso da pele, este gel ajuda a combater a queimadura solar e a tratar a secura da pele naturalmente.

Para aproveitar as propriedades deste maravilhoso produto, recomendamos que você aplique diretamente sobre a pele seca. Você pode usá-lo como um substituto para os cremes usuais, que em teoria devem estar hidratando você.

Se a secura aparecer nas pernas ou nas axilas após raspar com a lâmina, tente aplicar a aloe vera antes de depilar. Desta forma, atuará como um hidratante e facilitará a depilação. Quando terminar, enxágue e desfrute da sua pele hidratada.

Caso o problema seja generalizado, aplique um creme mais eficaz e muito simples de preparar em todo o corpo ou nas áreas secas, cuja receita apresentamos abaixo:

Ingredientes:

  • ¼ de litro de creme de base.
  • 100 ml de gel de aloe vera.
  • 25 ml de óleo de amêndoa.

Preparação e aplicação:

  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Armazene o creme resultante em uma garrafa de plástico.
  3. Aplique-o como seu creme habitual.

Este creme é muito econômico e você pode adicionar um aroma com 5 ml de óleo essencial de sua preferência.

Você pode encontrar o creme de base em qualquer farmácia ou loja de produtos cosméticos. É aquele que não tem aroma ou cor e geralmente é bastante barato.

3. Use óleo de coco

Óleo de coco serve para tratar a secura da pele

O óleo de coco é outro ingrediente que ganhou uma grande relevância nos últimos anos. Todos os dias, sabemos mais sobre seus benefícios, então a indústria de cosméticos está prestando muita atenção.

Este é um remédio simples e muito econômico para tratar a secura da pele naturalmente. O mais fácil é usar o óleo de coco de forma tópica. Para isso, pegue um pouco de óleo, esfregue-o entre as mãos e aplique-o.

Caso o problema tenha lábios secos, tente alterar o seu bálsamo labial para o seguinte óleo:

Ingredientes:

  • 1 garrafa de batom vazio
  • 15 ml de óleo de coco.