Muitas vezes cheirar mal não é um problema de higiene, mas está mais relacionado a nossos hábitos alimentares. Se temos problemas com o odor corporal convém controlar o consumo de certos ingredientes

Não estamos falando de comer alho cru e logo depois fumar por horas, nem de escovarmos os dentes ou de consumirmos balas de menta.

Você sabia que a comida nos faz cheirar mal? Através da transpiração, expulsamos um odor que pode ir além do normal quando consumimos certos pratos.

Neste artigo revelaremos a razão.

A comida provoca odor corporal?Mulher com halitose

Sim. Muitas vezes não podemos entender, mas de nada vale que tomemos banho duas vezes ao dia ou troquemos as roupas de baixo. O desodorante parece não funcionar, e nem a pasta de dente.

O mau cheiro exalado sai de seus poros, melhor dizendo.

Há alimentos que aumentam o odor de seu corpo, já que aumentam a acidez da transpiração. O odor horrível de algo ?azedo? em seu suor se deve a um desequilíbrio na química orgânica ao fazer exercício ou estar em movimento.

As toxinas internas são eliminadas de diversas maneiras, sendo as principais as fezes, a urina, a expiração e a transpiração.

Se a nossa alimentação não for adequada, ou estiver baseada em muita comida acidificante, é mais provável que o corpo exale um odor mais penetrante e forte. Por quê? Porque ele precisa trabalhar mais para eliminar os resíduos.

Não se esqueça de ler: Como combater naturalmente o mau cheiro nos pés

Que alimentos produzem o mau cheiro?

De nada lhe servirá a roupa recém-lavada, o perfume francês ou o talco nos sapatos.

Você quer saber quais são os alimentos que aumentam o nosso odor? Aqui apresentamos a você:

Carne VermelhaCarnes podem fazer com que tenhamos mau odor

Na Universidade Carolina de Praga, realizaram um estudo muito curioso e ao mesmo tempo interessante.

Coletaram o suor de homens que consumiam carnes vermelhas e de vegetarianos. Em seguida, fizeram um grupo de mulheres cheirarem as amostras e perguntaram quais eram as mais desagradáveis.

Segundo as valentes voluntárias, os odores mais desagradáveis vinham daqueles que haviam consumido carne.

Alho

Provoca mau hálito, em primeiro lugar, mas em algumas pessoas também causa mau odor corporal.

Este componente, imprescindível em muitas receitas, contém substâncias voláteis que são liberadas através do suor. Ao ser absorvido em parte pelo sangue e os pulmões, o alho faz com que a pele e a respiração eliminem uma fragrância horrível.

Óleo hidrogenadoFrituras podem fazer com que tenhamos mau odor

É usado para comida processada, e se decompõe rapidamente no organismo. Assim que você termina de comer o seu hambúrguer (que além do mais, contém carne, e você sabe o que acontece), o mau cheiro já se torna insuportável.

A pele se torna gordurosa, e não importa se você fica deitado ou sentado por um tempo: você também exalará mau odor devido ao óleo que está presente no pacote de batatas fritas.

Curry

Especiarias muito aromáticas como o Curry e o cominho são excelentes para dar um sabor diferente à comida, mas também convertem-se em um inimigo da sua higiene pessoal.

Quando você come um prato indiano, por exemplo, e logo faz exercício, o seu suor será mais forte, e continuará forte mesmo depois de tomar banho.

ÁlcoolBebidas alcoólicas podem fazer com que tenhamos mau odor

As bebidas alcoólicas têm mais contras do que prós. Se você bebeu hoje, amanhã seguramente cheirará mal, ainda que tome banho para tirar a ressaca.

O álcool passa pelo sangue, e logo ?sai? pelos poros e pela respiração. Este é um motivo pelo qual seu hálito será assustador, e o seu corpo exalará um aroma denunciador de seus hábitos noturnos.

Não esqueça de ler: 5 alimentos que incluir em seu café da manhã para fortalecer os músculos

Embutidos

Sucede de maneira similar à carne a comida processada. Se você é amante das salsichas ou do patê, talvez esse seja o motivo para o mau odor que você tem. Os embutidos se decompõem de tal maneira que aumentam acidez estomacal e provocam gases.

Assim, não são uma boa ideia para quem ultimamente não tem cheirado bem

AspargosAspargos podem fazer que tenhamos mau odor

São riquíssimos e saudáveis. Embora, depois de comê-lo, ele não traga um odor desagradável à pele, você o notará na urina. O aroma forte da micção se deverá ao mercaptano, um composto presente nos aspargos.

Pescado

Não apenas têm mau cheiro desde o momento que compramos até cozinhar, como também faz com que piore o mau cheiro corporal.

Atenção, porque isso não sucede a todas as pessoas, mas somente naquelas que sofrem de um transtorno metabólico hereditário conhecido como trimetilaminúria. Este distúrbio provoca um atraso na decomposição do pescado e, por essa razão, uma maior dificuldade de eliminar as toxinas

Vegetais crucíferosO brócolis pode fazer que tenhamos mau odor

Os repolhos e os brócolis são deliciosos e podem ser aproveitados em milhares de receitas. Porém, eles pertencem a uma família de verduras ?odorosas? por serem ricos em enxofre.

O aroma que sai do corpo em forma de gases será similar ao de ovo podre. Mas se gosta muito deles, você pode comê-los de vez em quando… Eles lhe fornecerão muitos antioxidantes e nutrientes.

Café

Você é daquelas pessoas que não pode começar o dia sem ter uma xícara quente de café ao lado? Ou que talvez beba várias vezes durante o seu dia de trabalho?

Então talvez por isso tenha mal odor corporal, ainda que tome banho ou troque de roupa. A cafeína estimula as glândulas sudoríparas e aumenta a transpiração.

Cebola

Ela dá um toque diferente em suas comidas, e é quase tão imprescindível na cozinha como o alho. Porém, ela pode estar causando o mau cheiro de sua pele ou hálito (sobretudo se consumida crua).

Os óleos da cebola são absorvidos pela corrente sanguínea, filtrados pelos pulmões e saem do corpo com a respiração.