1. Determine os motivos pelos quais você quer emagrecer

Não é nada fácil encontrar formas de se motivar para emagrecer. Vivemos em um mundo cercado de tentações, no qual a ideia de transformar o estilo de vida enfrenta muitos desafios.

Não é por acaso que tanta gente começa uma dieta e depois desiste, justamente por não sentir motivação suficiente para seguir continuar.

Por isso listamos a seguir 16 formas de se motivar para emagrecer, para que você seja capaz de alcançar seus objetivos e, consequentemente, tenha uma vida mais saudável. Confira:

1. Determine os motivos pelos quais você quer emagrecer

Uma das formas de se motivar para emagrecer mais eficientes é listar as razões pelas quais você quer perder peso. Isso ajuda você a se manter comprometido com o seu objetivo.

Leia essa lista diariamente e use-a para se afastar das tentações. É possível que seus motivos incluam prevenção da diabetes, ter uma vida longa, estar em forma para um evento ou melhorar a sua autoconfiança. Pode ser que você queira fazer isso porque o seu médico pediu.

No entanto, é fato que as pessoas são mais bem-sucedidas na perda de peso quando essa motivação vem de dentro. Por isso, mantenha essa dica em mente (1).

2. Tenha expectativas realistas

Muita gente compra a ideia de perda de peso rápida e prática, vendida por várias dietas ditas revolucionárias e produtos variados. A questão é que, de acordo com especialistas, o ideal é você perder de meio kg a 1 kg por semana apenas (2).

Quando você define objetivos impossíveis pode acabar se frustrando quando não os alcança. E isso geralmente faz com que as pessoas desistam. O contrário acontece quando você determina metas possíveis, porque você as realiza e se sente mais satisfeito e motivado.

Outro ponto importante é que quem consegue atingir as suas metas de perda de peso costuma ser mais propenso a manter o emagrecimento a longo prazo (34).

Estudos mostram que, quanto mais se espera perder grandes quantidades de peso, mais facilmente se desiste (5). É importante que se saiba que uma perda de peso de 5 a 10% do seu peso corporal já traz uma série de melhorias para a sua vida (6).

Quando você emagrece essa quantidade pequena você já (7):

  • Controla os níveis de açúcar no seu sangue de maneira superior;
  • Reduz o seu risco de doença cardíaca;
  • Baixa os seus níveis de colesterol;
  • Reduz as dores nas suas articulações;
  • Reduz o risco de desenvolver determinados tipos de câncer.

3. Mantenha o foco no processo

Não falta gente que quer emagrecer e que se preocupa mais com os resultados do que com o processo como um todo. Normalmente elas colocam um peso X como a meta principal e correm atrás disso desesperadamente.

Se você é desses, é melhor mudar de estratégia. Se ficar pensando apenas no número que quer atingir, você tem grandes chances de acabar frustrado.

Antes de colocar os resultados como meta, que tal colocar ações que vão te ajudar a emagrecer? Por exemplo, ao invés de dizer ?quero perder 20 kg?, diga que vai praticar exercícios quatro vezes por semana.

Um estudo feito com 126 pessoas com sobrepeso provou que aquelas que estavam mais focadas no processo eram mais bem-sucedidas no emagrecimento.

As metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e precisam ter prazo. Do contrário, é muito provável que você acabe falhando.

4. Defina um plano de emagrecimento que faça sentido dentro da sua vida

Uma das formas de se motivar para emagrecer é seguir uma forma de emagrecimento que faça sentido para a sua vida. A maioria delas se baseia no corte de calorias (8), mas deixar de consumi-las por um tempo e depois retomar o consumo delas pode fazer com que você rapidamente engorde tudo outra vez (9).

Por isso, é melhor evitar essas dietas que eliminem alimentos, porque essa onda de ?tudo ou nada? acaba aumentando a ansiedade e dificultando a perda de peso. (10) Ao invés disso, prefira um plano que tenha a sua cara e faça sentido para a sua vida (11).

Evite dietas restritivas demais, que eliminem completamente certos alimentos. Em vez disso, considere criar seu próprio plano personalizado.

Os seguintes hábitos alimentares foram provados para ajudá-lo a perder peso. Veja:

  • Consumir menos calorias  – atenção, reduza o consumo apenas, mas jamais elimene-as completamente das suas refeições;
  • Reduzir o tamanho das suas porções;
  • Fazer menos lanches;
  • Comer menos frituras e doces;
  • Incluir frutas e vegetais na sua alimentação.

5. Faça um diário de emagrecimento

Monitorar a si mesmo é muito importante para conseguir emagrecer. De acordo com pesquisas, quem acompanha sua ingestão de alimentos de perto consegue perder peso de forma mais efetiva (12).

Para fazer esse diário é importante anotar tudo o que você come. Isso não inclui apenas as refeições principais, mas também os seus lanches e o doce que você dividiu com um colega de trabalho, por exemplo.

Você também pode registrar os seus sentimentos nesse diário. Isso pode ajudar a identificar gatilhos que fazem com que você coma mais. É possível fazer isso da maneira tradicional, com caneta e papel ou usar um site ou aplicativo para esse fim (13).

6. Comemore as suas conquistas

Comemorar as suas conquistas é uma das formas de se motivar para emagrecer. E existem várias maneiras de celebrar, como por exemplo, compartilhando os seus resultados positivos nas redes sociais.

Também vale a pena comemorar as mudanças de hábito, não só os números que você atinge. Por exemplo, se você conseguiu se exercitar quatro vezes como queria essa semana, que tal se divertir com seus amigos em uma noite especial?

Recompensas são importantes para você mostrar a si mesmo que está indo bem e que merece se premiar por isso. Essa atitude estimulará você a continuar na linha. Apenas evite associar as recompensas à comida, ok? Até porque existem outras opções, como:

  • Fazer uma massagem;
  • Ir ao cinema;
  • Comprar uma roupa bonita;
  • Fazer um retiro;
  • Viajar.

7 . Tenha apoio no seu círculo social

Apoio é fundamental quando se que emagrecer. Por isso, avise a sua família e amigos dos seus objetivos. Dessa forma, eles poderão te estimular nessa jornada.

Encontrar amigos que estejam no mesmo caminho que você também pode ajudar. Assim, vocês podem se unir e trabalhar em prol das suas metas pessoais, de forma que um apoie o outro.

Se você tem um parceiro, também vale a pena inclui-lo nesse processo, pois isso vai trazer benefícios para ambos e uni-los ainda mais.

8. Se comprometa

Uma das formas de se motivar para emagrecer é assumir um compromisso público, onde os seus objetivos sejam conhecidos por várias pessoas. Isso significa falar para os indivíduos do seu círculo o que você pretende (14).

Isso funciona porque, quando vemos que muita  está envolvida no nosso processo, nos sentimos mais responsáveis e temos mais cuidado, justamente para não falhar e não desapontar ninguém.

Além disso, também vale a pena fazer compromissos que envolvam seu dinheiro. Como? Pague um pacote de academia anual antecipadamente. Assim, você dificilmente vai querer faltar demais, sabendo que já está tudo pago.

9. Seja mais positivo

Você confia em si mesmo? Acredita que pode alcançar seus objetivos? Boa notícia: você tem muito mais chance de perder peso (15).

Pessoas que mudam seu discurso e transformam os hábitos nesse processo também tendem a conseguir melhor resultados e seguir de maneira mais convicta (16).

É primordial que você fale de maneira positiva da sua perda de peso. Idealmente em voz alta, apontando os passos que está seguindo para chegar lá.

Agora, você não pode se tornar uma pessoa indulgente consigo mesma, dessas que fica falando que vai perder peso e não se esforça para chegar lá, porque isso te fará falhar.

O ideal é que use alguns minutos do seu dia para se imaginar emagrecendo e também mentalizar sobre obstáculos que possam surgir. Dessa forma, você poderá se ver atravessando as dificuldades e concluindo suas metas.

Um estudo conduzido com 134 alunos fez com que eles pensassem nos objetivos da sua dieta. Aqueles que fizeram isso, se viram mais propensos a tomar ações, como evitar o consumo exagerado de calorias ou comer porções grandes demais.

Não adianta, no entanto, mentalizar e não se esforçar nessa direção. Isso porque você não vai conseguir conquistar o que deseja só pensando a respeito. É preciso agir também.

10. Planeje desafios e contratempos

Imprevistos podem acontecer. Isso faz parte da vida, mas se planejar e desenvolver habilidades para lidar com o inesperado são formas de se manter motivado para emagrecer.

Sempre haverá feriados, festas e reuniões para comparecer. O trabalho vai te estressar, assim como a faculdade. E até mesmo sua família e amigos podem te incomodar em algum momento.

É muito importante resolver os seus problemas tendo em mente que o emagrecimento faz parte da sua vida, porque dessa forma fica mais difícil perder a motivação.

Não entre para o time de pessoas que se consolam e confortam com a comida, pois isso não vai te ajudar a solucionar aquilo que precisa ser resolvido.

Estudos provam que quem lida melhor com o estresse consegue perder mais peso. Você quer lidar com o estresse de forma saudável? Você pode:

  • Fazer exercícios;
  • Respirar de maneira adequada;
  • Tomar um banho demorado;
  • Tomar ar fresco;
  • Chamar um amigo para conversar;
  • Pedir ajuda.

Quando os feriados e eventos sociais se aproximarem, é importante você analisar se terá opções saudáveis de alimentação. Caso não tenha, você tem a opção de comer o que tiver, mas em porções menores.

11. Tenha compaixão consigo mesmo

Perfeição não existe. Somos seres humanos, com defeitos, responsabilidades, dificuldades e muitos obstáculos no meio do caminho. Não é fácil existir e alcançar objetivos nesse mundo.

Se você tem uma abordagem extremista sobre o emagrecimento e pensa que tem que ser perfeito para emagrecer, você tende a não chegar a lugar nenhum.

Quem é restritivo demais consigo mesmo acaba caindo em tentações facilmente. Por que não dizer a si mesmo que depois de um almoço caprichado você pode consumir um jantar mais leve, ao invés de ficar se consumindo com a culpa e fazer jejum?

É importante entender que isso é um processo e você pode errar no meio do caminho. Não é uma caminhada linear até o sucesso, porque não estamos falando aqui de sucesso o tempo todo, mas sim de uma mudança de estilo de vida, com altos e baixos, conquistas e dificuldades.

12. Ame o seu corpo e aprecie-o

Uma das formas de se manter motivado a emagrecer é se amar. Pesquisas mostraram que, quando você não consegue gostar do seu corpo, tende a engordar mais facilmente. Ou ainda, pode ter mais dificuldades para perder peso (17).

Quando você gosta mais de si, você se motiva a se cuidar mais, seja se alimentando melhor ou praticando exercícios.

Quem se quer bem tem mais motivação para abraçar seus objetivos e lutar por eles (18). As atividades a seguir podem te ajudar a amar mais seu corpo:

  • Fazer exercícios físicos;
  • Observar as suas capacidades corporais;
  • Se massagear;
  • Estar cercado de pessoas de bem com a vida;
  • Não se comparar com outras pessoas, especialmente àquelas que são um modelo dentro do padrão estético vigente;
  • Usar roupas que adore e que caiam bem em você;
  • Olhar-se no espelho e elogiar aquilo que você admira e aprecia.

13. Busque um exercício que você goste

Uma parte importante da perda de peso é a atividade física. Primeiro porque ela te ajuda a queimar calorias, mas também porque ela potencializa o seu bem-estar.

Se você perguntar qual o melhor exercício para praticar a resposta é: pratique aquilo que você gosta, que te dá prazer, satisfação e alegria. Isso porque só assim você conseguirá manter o exercício.

Não existe só um tipo de atividade física. As opções são diversas e você pode explorar cada uma delas até descobrir a que mais te agrada.

Além disso, é importante pensar no lugar no qual você gosta de se exercitar. Você curte malhar dentro de lugares fechados ou prefere o ar livre? Prefere dar uma volta no parque ou ir a uma academia?

Também é muito importante definir se você prefere malhar sozinho ou em grupo. Muita gente só tem motivação quando está em grupo e só assim consegue continuar. Ainda assim, tem gente que só conquista resultados significativos quando está só.

Outra dica muito boa é escutar música enquanto você está malhando. Várias pesquisas indicam que isso aumenta a motivação e faz a malhação ser ainda mais prazerosa (19).

14. Encontre o seu exemplo

Outra forma de se manter motivado a emagrecer é buscar algum exemplo para seguir na sua caminhada. Não, não adianta se inspirar em uma modelo internacional. O ideal é que você busque alguém que tenha a ver com você, com quem possa se identificar.

Quando temos alguém que nos motiva, fica bem mais fácil chegar lá (20).

15. Adote um cão

Além de ótimos companheiros, os cachorros podem te ajudar a emagrecer.E esse, inclusive é um fato comprovado por estudos (21).

Isso acontece porque, primeiramente, você faz mais atividades físicas com eles. Um estudo feito no Canadá provou que donos de cachorro caminham muito mais por semana do que pessoas que não os tem. A diferença é de quase 150 minutos (22).

Além disso, socialmente falando, os cães são maravilhosos. Isso porque o seu pet quer mais é praticar atividade física, sair e se divertir.

Outro fator positivo é que ter um animal de estimação aumenta a saúde e o bem-estar. Essa companhia está associada a uma menor pressão arterial e à ajuda a combater a solidão e a depressão (23).

16. Peça ajuda profissional

Uma das formas de se manter motivado a emagrecer é contar com ajuda profissional durante o processo. Quando uma pessoa confia e acredita no que está fazendo, ela tende a fazê-lo com mais convicção e vontade.

Além disso, um profissional também torna tudo mais real, mais sério e responsável. Não dá para brincar quando você está sendo acompanhado por alguém que vai te cobrar resultados, porque o sucesso do trabalho dele depende disso.

Se está difícil para você se motivar, vale a pena buscar um psicólogo, nutricionista ou um personal trainer. Busque por pessoas que estejam preparadas para te apoiar nessa caminhada e te dar estratégias para seguir em frente.

Motivação é fundamental para a perda de peso

Estar motivado para emagrecer é fundamental para perder peso. Porém, cada pessoa é única e o que te motiva pode não motivar o seu amigo, o seu primo ou o seu avô, por exemplo.

Por isso, seja flexível e compreensível consigo mesmo. Queira-se bem e compreenda que nem todos os dias serão fáceis. Além disso, se dê a liberdade para aproveitar momentos especiais sem ficar tão ansioso a respeito da dieta.

Muitas pessoas se comportam como se não pudessem viver enquanto emagrecem. Agem como se uma vida plena e feliz não combinasse com exercícios físicos e alimentação equilibrada. E esse é um dos pensamentos que também tentamos desmistificar nesse artigo, justamente porque esta é a realidade de muitas pessoas.

Modificar hábitos e transformar comportamentos exigem muito esforço. Porém, a persistência será recompensadora em muitos níveis.

As formas de se manter motivado a emagrecer são várias. Só aqui listamos 16. O mais importante, no entanto, é o seu querer e a sua determinação para chegar lá, porque apenas você sabe o quanto isso é importante na sua vida.