SEO

Saiba quais são as funções de um gestor de tráfego

O profissional gestor de tráfego é o mais indicado para realizar essa tarefa, pois ele ficará responsável pela compra de cliques de canais pagos como o Google e outras páginas.

A gestão de tráfego, que pode também ser chamada de gestão de mídias pagas, é uma área difícil de se encontrar especialistas devidamente qualificados.

Mas a boa notícia é que é uma função muito promissora para os que desejam entrar nessa área, pois a tendência é que ela cresça muito nos próximos anos.

Como esta função é cada vez mais importante para o marketing digital, este artigo explicará mais sobre a importância de um gestor de tráfego e apresentará algumas das suas funções.

Por último, apresentará algumas dicas para quem deseja se tornar um especialista em gestão de tráfego, seja do ramo de venda de cuba esculpida com rampa ou qualquer outro.

Importância de um gestor de tráfego

O cargo de gestão de tráfego tem se tornado cada vez mais essencial dentro de um negócio, seja para uma estratégia, para a equipe ou até para uma empresa inteira.

Ele se tornou importante para o bom desempenho de vários processos relacionados ao marketing digital, pois o marketing digital é essencial para que qualquer negócio nos dias de hoje tenha sucesso.

Um dos motivos é que uma estratégia de campanha pode variar muito entre um momento e outro, mas já está mais do que comprovado que o esforço maior deve ser no topo do funil.

Isso porque depois que o usuário se converter em um novo lead para a empresa de conserto placa notebook, ele passa a ser mais um dos ativos do time de matemática que pode avaliar as campanhas.

Para isso, um gestor de tráfego é essencial, pois ele pode garantir um bom volume de visitas ou de novos leads ao site, fazendo, assim, com que as campanhas sejam um sucesso.

Outro ponto a ser relembrado a respeito da importância de um gestor de tráfego é que como já mencionado profissionais especializados nesta área estão escassos, estão é uma ótima profissão para se investir e não ter tanta concorrência.

Com uma demanda alta em várias empresas importantes passando os seus negócios para o mundo on-line, um bom gestor de tráfego é uma peça fundamental para a adaptação.

Até porque ele se torna um diferencial competitivo para o time de marketing de empresas como as de sistemas de controle de acesso biométrico para portas.

O que faz um gestor de tráfego?

Como o próprio nome já diz, um gestor de tráfego é o responsável direto por gerar tráfego para o site de uma empresa on-line e, para isso, o seu conhecimento analítico deve ser muito bom.

Os profissionais dessa área são responsáveis por analisar dados e buscar entender os melhores canais e as melhores possibilidades de otimização para sites.

Além disso, eles devem entender a relação das métricas que cada canal de comunicação apresenta, tendo sempre um bom conhecimento sobre as novas tecnologias de marketing digital atuais.

Se ele trabalha em uma empresa terceirizada recepcionista, ele deve estar sempre por dentro das melhores técnicas de marketing para chamar atenção sobre o segmento do negócio.

O gestor de marketing tem um conhecimento geral sobre o marketing, a respeito de cada uma de suas vertentes, e não apenas sobre mídias pagas.

E ele deve ter esse conhecimento porque, além de trabalhar constantemente com o tráfego pago, cuidar da parte de tráfego orgânico também será função dele na empresa.

O gestor de tráfego trabalha mais na etapa de atração de usuários, como já mencionado, e ele busca atrair o máximo de visitas possíveis ao topo do funil de vendas.

Com isso, se torna possível dar continuidade à campanha e a etapa de vendas fica mais fácil, pois apenas quem demonstra interesse sobre impressoras se converterá em um lead da empresa de venda de impressora brother.

Os profissionais desta área têm a capacidade de dominar o uso de diversas ferramentas de anúncios, algumas das principais são:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Youtube Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Google Ads.

A verba usada em cada uma das ferramentas de anúncios só é definida quando as estratégias, o volume de produtos e serviços, o prazo da campanha e várias outras coisas são decididas.

E, mesmo que muitas pessoas confundam, o gestor de tráfego não tem responsabilidade de criar imagens e vídeos para anúncios das campanhas de curso de reciclagem em auto escola, quem tem essa função é o designer.

A única coisa que ele pode fazer sobre o design da campanha é dar algumas sugestões baseadas em suas experiências em campanhas anteriores, mas se elas serão seguidas cabe ao designer decidir.

Como se tornar um gestor de tráfego?

Com o mercado buscando cada vez mais profissões aptos nesta área, a demanda por bons gestores de tráfego vem aumentando rapidamente.

E o reflexo disso são as empresas que oferecem cursos cada vez mais voltados para quem deseja se especializar em gestão de tráfego.

Esses cursos têm o foco em ensinar as melhores técnicas para lidar com o Google Ads, Instagram, Facebook, e as especificidades de cada uma dessas ferramentas.

Porém, outro ponto igualmente importante do que os cursos e as qualificações para quem deseja se tornar um profissional nesta área, é ter um perfil analítico e conhecer análises de dados.

Essas duas coisas são as que o profissional mais vai lidar, pois ele investe sempre no cliente e, por isso, deve ser muito bom em analisar e basear as suas ideias nos dados coletados, indo sempre atrás dos melhores resultados.

Além disso, os conhecimentos sobre inbound marketing e marketing digital devem ser altos, visto que atua na linha de frente de estratégias como estas.

Mas, para atuar nesta área e ser bem-sucedido, existem algumas competências que podem ser desenvolvidas, seja para trabalhar em uma empresa de embalagem para lanche personalizada ou de qualquer outro segmento.

1. Entender de negócios

É uma das maiores competências para se adquirir nesta área e que se torna um grande diferencial, pois entender de negócios ajuda qualquer um a crescer na sua carreira.

Por isso, além de buscar conhecimento técnico nas ferramentas de mídia, ir atrás das melhores informações sobre negócios é essencial.

2. Ter uma boa capacidade analítica

Como mencionado, uma das partes mais importantes nas funções de um gestor de tráfego é a análise de dados com o intuito de otimizar as estratégias de uma campanha.

Para cada objetivo que a campanha tenha, será possível ver como anda o seu desempenho, por isso, uma boa capacidade analítica ajudará a entender essas métricas e melhorar as campanhas.

3. Comunicar-se bem com todos

A relação com várias áreas da empresa é uma realidade na vida de um gestor de tráfego, como nas áreas de marketing de vendas, tecnologia da informação, suporte, produtos, entre outras.

Por isso, é essencial que este profissional tenha capacidade de se comunicar bem com qualquer pessoa, boas habilidades sociais fazem a diferença no mercado, independente da área que seja.

4. Ter criatividade

A criatividade também é um grande diferencial nesta área, pois como o profissional auxiliará em testes de novas alternativas das campanhas, ele pode ajudar a melhorá-los.

Se a campanha for sobre serviço de limpeza em condomínio, por exemplo, e o gestor der algumas ideias de como otimizá-la, será visto com bons olhos pelos seus superiores.

5. Copywriting

Ter uma boa noção de copywriting não se enquadra muito em competência, mas é um grande diferencial para quem deseja entrar neste novo e promissor mercado.

Além das competências mencionadas, é possível fazer cursos sobre a área e complementá-los com estudos com tutoriais, aplicando eles sempre na prática, como hobby ou prestando serviços.

Busque sempre sanar as dúvidas, já que existem ferramentas que podem ajudar a usar as plataformas de mídias. Dessa forma, será possível estar sempre evoluindo.

Considerações finais

Mesmo que o termo gestor de tráfego seja uma função relativamente nova, pois lida diretamente com o mundo on-line, em pouco tempo já se tornou essencial para as empresas de todos os segmentos.

Com a tecnologia evoluindo cada vez mais rápido, os profissionais que atuam diretamente nas áreas de marketing digital devem sempre estar atentos a essas novidades que surgem todos os dias.

Por isso, um gestor de tráfego, além de atuar bem nas funções de seu setor, deve buscar adquirir mais competências constantemente, pois, por mais que essa seja uma área com especialistas escassos, ela pode se tornar muito competitiva no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo