DiversosEstilo de vidaSem categoria

Saúde bucal: Sobrepeso pode prejudicá-la?

Poucas pessoas sabem que o sobrepeso está associado ao surgimento de problemas bucais, como inflamações que envolvem ligamentos e sustentação aos dentes, podendo até ocasionar a perda deles.

Quer entender mais sobre como a saúde é prejudicada pelo sobrepeso? Confira o conteúdo abaixo.

Como a obesidade está associada à saúde bucal?

A obesidade está associada ao aumento dos casos de problemas inflamatórios bucais, isso é causado por substâncias inflamatórias, produzidas na célula de gordura.

As pessoas obesas são mais propensas a diversos problemas de saúde, porque têm a imunidade mais baixa do que indivíduos com peso normal, desta forma ocorrem inflamações desordenadas com as defesas dos organismos reduzidas.

Os obesos têm mais tendência ao crescimento e o desequilíbrio do biofilme oral, um conjunto de microrganismos que naturalmente vivem dentro da boca.

Ainda assim, não é só na boca que acontecem as alterações, as toxinas bacterianas que decorrem da inflamação da gengiva podem entrar na corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo, como:

  • Coração;
  • Pulmão;
  • Rins;
  • Articulações.

Assim, poderá causar até mesmo doenças sistêmicas. Outros fatores indesejados da obesidade, são as disfunções mastigatórias e respiratórias.

Disfunções mastigatórias e respiratórias

Pessoas acima do peso, em geral, têm um hábito de engolir alimentos em grande porção, sem titulá-los com os dentes.

A não utilização correta deles, isto é, uma mastigação inadequada, pode levar a problemas articulares na face causando dores.

Para dar os passos na prevenção, é preciso caprichar na limpeza dos dentes, essa rotina diária ajuda evitar o surgimento da placa bacteriana que causa as inflamações.

Se as infecções bucais estiverem em estágio avançado, é preciso fazer um tratamento cirúrgico com o acompanhamento de um periodontista e um dentista especialista em prótese, caso haja perda do dente.

Doenças periodontais e cáries

Quando o conjunto de bactérias que vivem na boca sofrem alterações, acontece o aparecimento de problemas, como as doenças periodontais e as cáries.

Caso não sejam tratadas, elas podem evoluir e levar a problemas bastante sérios na boca, incluindo a perda dos dentes.

Em alguns casos, é necessário o auxílio do dentista endodontia, responsável pelo canal.

  1. Doença periodontal

Existe uma relação entre a obesidade e a doença periodontal, ambas são infecções crônicas que afetam os tecidos de suporte e proteção dos dentes.

Entre as causas que levam a doença periodontal, há algumas, por exemplo a falha do controle da higiene bucal, que permite o acúmulo de uma massa amolecida ao redor dos dentes, das quais os principais colaboradores. Essa massa é conhecida como placa microbiana.

Se essas placas não forem removidas, poderão levar a uma alteração no esmalte do dente, ou seja, a pigmentação branca.  

Isso poderá causar um problema estético ao paciente, mas ele poderá fazer uma pesquisa sobre a lente de contato dental quanto custa e fazer o procedimento para que seus dentes voltem a ficar brancos.

Outra situação que pode levar a periodontite é a resposta imunológica do paciente, ou seja, como ele irá responder ao microrganismo presente na placa.

A obesidade causa um prejuízo grande no sistema imune levando ele a maior vulnerabilidade de desenvolver doenças.

  1. Cáries

Ela pode ser causada por vários fatores, entre eles, hábitos alimentares inadequados, e o padrão alimentar do indivíduo, que está completamente relacionado aos problemas bucais, entre eles a cárie.

Ela é uma doença crônica, considerada um importante causa de dor e em estágios mais avançados, até a perda do dente.

Pessoas que têm sobrepeso, apresentam a maior frequência de refeições, e tendem a consumir alimentos ricos em carboidratos. Esses alimentos são altamente cariogênicos.

Ela está relacionada à desmineralização da estrutura dentária que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que passam destruir o esmalte do dente e a camada na parte interior do dente, conhecida como dentina.

Caso ela chegue nessa parte será necessário um dentista para tratamento de canal.

Quando ela envolve o esmalte, geralmente o paciente não tem nenhum tipo de sensibilidade, mas se ela não for tratada, passa a se aprofundar chegando na dentina, que é a parte viva do dente.

Se for na camada superficial da dentina, é uma dor que acontece ao ingerir substâncias geladas, quentes ou doces, ou seja, acontece com estímulos.

 A partir do momento que a cárie envolve as camadas mais profundas, chegando na parte viva, ela começa a se tornar espontânea, causando uma inflamação irreversível, levando o paciente a fazer um tratamento com o dentista especialista em canal, e em algumas situações, até mesmo a extração do elemento dentário. 

Hábitos que podem ser benéficos para a obesidade e a saúde bucal 

O que melhor pode ser feito é criar o hábito de dietas e exercícios, sempre seguindo aquela dieta que consegue cumprir e o exercício que consegue fazer, nunca faça nada além do que o corpo aguenta.

Não é uma situação fácil mudar os hábitos, eles são coisas muito consolidadas, que são difíceis de mudar, é preciso de ajuda de um especialista.

Poderá solicitar tanto ajuda do dentista, para ver como anda sua saúde bucal, quanto de um nutricionista.

A alimentação, além de ser benéfica ao sobrepeso, é muito importante para a saúde bucal, porquanto uma boa alimentação, terá influência na boca.

Troque alimentos industrializados por alimentos naturais, como frutas vegetais, sempre se atentando à escovação precisa após qualquer alimento ingerido.

Pratique exercícios físicos, seja na parte da manhã ou até mesmo no fim da tarde, irá ajudar na circulação do sangue.

Tenha uma visita regular ao dentista, principalmente porque pessoas que sofrem com obesidade e fazem o tratamento de muitos remédios, necessitam fazer uma limpeza profissional, porque resíduos de medicamento nos dentes é prejudicial, influenciando na cor. 

Então, não hesite em recorrer aos profissionais. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo