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SEO x SEM : saiba em qual você deve investir

Existem diferentes estratégias que as empresas podem utilizar para aprimorar suas práticas e, consequentemente, suas vendas. Nas plataformas digitais, que atualmente são fundamentais para o aprimoramento, as técnicas de SEO e SEM são opções bastante interessantes.

Além de utilizar técnicas de marketing digital, que são fundamentais para a divulgação, aumento dos clientes e ampliação dos negócios das empresas, as corporações precisam incentivar e criar estratégias para melhorar a gestão dessas técnicas e de outras ações internas.

Na gestão dos negócios, por exemplo, uma ferramenta CRM também desempenha um papel fundamental, pois esse é um software que auxilia em diferentes áreas organizacionais e na gestão comercial, por meio da pipeline de vendas.

O que é SEO?

SEO é a sigla designada para a expressão “Search Engine Optimization”, que na tradução para o portugues significa “ Otimização para Mecanismos de Buscas”.

Dessa maneira, o SEO é uma estratégia de Marketing Digital que tem como principal objetivo fazer com que as publicações nas principais plataformas digitais, como sites, blogs e redes sociais, sejam otimizadas para alcançar as primeiras posições das páginas de pesquisa online de forma orgânica. 

O que é SEM?

Já o SEM, que é a sigla designada para Search Engine Marketing, traduzido para Marketing de Busca, também é uma estratégia de marketing digital, mas com premissas um pouco diferentes.

O principal objetivo dessa estratégia também é dar maior visibilidade para os conteúdos produzidos pelas empresas nas páginas de pesquisa da internet, mas não de forma orgânica, ou seja, por meio de estratégias independentes.

Ao invés disso, no SEM, as empresas tendem ter um investimento para que a campanha seja otimizada e funcione, visto que, o principal objetivo é que os resultados sejam obtidos mais rapidamente, de forma nichada e a partir de plataformas que trabalham com anúncios, como Google Ads e o Facebook Ads.

Dessa maneira, as empresas utilizam essas plataformas, anunciam seus serviços e conteúdos, e o Google, por exemplo, faz com que as postagens anunciadas fiquem no topo da sua página de pesquisa. 

Principais diferenças

Existem semelhanças e diferenças em ambas as estratégias. Primeiramente, as duas estratégias utilizam técnicas de otimização dos conteúdos, como o uso de palavras-chaves.

Esses termos são fundamentais para que as pesquisas dos usuários digitais sejam direcionadas para as postagens da empresa, conforme o serviço/dúvida de interesse.

A principal diferença entre elas é justamente a forma como elas impulsionam/são impulsionadas em suas publicações.

Enquanto o SEO busca um impulsionamento de forma orgânica, utilizando técnicas importantes de otimização da página e conteúdos, mas sem que seja necessário pagar para isso, no SEM é necessário investir nos anúncios. 

É justamente por isso que o SEM é conhecido também com uma estratégia pay-for-click (uma das formas de mensurar o investimento necessário, sendo feito por quantidade de cliques recebidos).

Neste caso, a forma como as empresas pagam pelos anúncios é baseada nos acessos dos usuários nas publicações anunciadas.

Além disso, o tempo em que os objetivos são alcançados, ou deveriam ser, também são diferentes. 

Nas estratégias de SEO, é necessário que os conteúdos sejam divulgados de forma independente dos anúncios, se baseando principalmente na qualidade dos conteúdos. 

Por isso, é uma estratégia que depende das visualizações ao longo prazo para fazerem sentido, sendo por vezes entendidas como estratégias de reforço e mais duradouras.

Já no SEM, como você utiliza plataformas de impulsionamento de anúncios, a ideia é atingir objetivos mais rápidos, a curto prazo, podendo utilizar para campanhas específicas e com prazo de encerramento determinado.

Cabe ressaltar, no entanto, que as estratégias podem ser conciliadas, de modo a atrair e reter leads diversos, otimizando os resultados a curto e longo prazo.

Principais estratégias

Cada uma dessas técnicas de marketing digital possuem estratégias importantes para conseguir atingir seus objetivos. 

Normalmente, essas estratégias estão associadas à forma como os conteúdos digitais, como textos e artigos, são desenvolvidos.


Para o SEO, por exemplo, é fundamental que os textos sejam bem otimizados, contendo apenas assuntos relevantes para o tema, de forma direta, rápida e aprofundada. Além disso, a utilização de palavras-chaves em destaque é primordial. 

Afinal, quando você realiza uma pesquisa no google, normalmente acaba utilizando essas palavras chaves, caindo, assim, em algum conteúdo digital, que provavelmente utiliza técnicas de SEO.

Por exemplo, um empreendedor que está à procura de uma máquina de cartão, certamente irá pesquisar no Google por palavras como: maquininha de cartão ou melhor maquininha de cartão.

Por isso, para ter assertividade na estratégia, é importante realizar um estudo para entender quais são as palavras-chave e como utilizá-las.

No entanto, o SEM também pode fazer uso das palavras-chave, que são utilizadas nos materiais e impulsionadas por meio das plataformas de ADS para direcionar os internautas para os conteúdos por meio de termos que direcionam o público de forma efetiva e qualificada.

Por que implementar essas estratégias?

Como já falamos anteriormente, é fundamental que as firmas implementem estratégias em diferentes campos.

O marketing digital, que engloba as técnicas de SEO e SEM, é uma estratégia imprescindível nos dias atuais e as empresas precisam se adaptar a esse novo modelo de negócios para se desenvolver em diferentes ambientes.

Com ações bem definidas e usando as técnicas de maneira correta, as empresas conseguem ampliar o alcance, aumentar a divulgação e, consequentemente, melhorar o desempenho/resultados nas plataformas digitais.

Para definir qual é a melhor estratégia para a sua empresa, você deve analisar sua proposta, principalmente se você quer gerar resultados a curto ou a longo prazo, qual investimento orçamentário disponível/necessário, dentre outras análises necessárias sobre os objetivos.

Em relação a gestão, a CRM vendas é um software que também vem se tornando fundamental, pois auxilia as empresas em diferentes áreas, garantindo maior controle sobre o relacionamento com os clientes e os processos de vendas, bem como para a mensuração de como cada estratégia está evoluindo, aprimorando os processos necessários.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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