Pequena aeronave de asas rotativas está prevista para ser incorporada à missão que partirá em julho de 2020 rumo ao Planeta Vermelho.

Nasa planeja enviar helicóptero para Marte

A Nasa divulgou nesta sexta-feira (11) que vai enviar uma pequena aeronave autônoma de asas rotativas para explorar a atmosfera de Marte. O chamado "Mars Helicopter" deve ser embarcado pela agência espacial americana junto do robô Mars 2020, que atualmente tem previsão de lançamento ao Planeta Vermelho em julho de 2020.

Anunciado em 2012, o projeto Mars 2020 foi desenvolvido com base nas descobertas do robô Curiosity. A missão é um passo para enviar humanos na década de 2030.

Agora, com o helicóptero inserido na missão, a agência espera mostrar que é possível realizar voos controlados de veículos mais pesados que o ar no Planeta Vermelho.

?A idéia de um helicóptero voando pelos céus de outro planeta é emocionante. O Mars Helicopter é muito promissor para as nossas futuras missões de ciência, descoberta e exploração em Marte?, disse Jim Bridenstine, administrador da Nasa.

Dimensões e projeto

O helicóptero autônomo pesa 1,8kg, tem um corpo que é do tamanho de uma bola de softball e suas asas rotativas alcançarão 3 mil rotações por minuto. Um dos desafios principais do projeto são as características da atmosfera de Marte, que tem baixa densidade.

?O recorde de altitude de um helicóptero voando aqui na Terra é de cerca de 40.000 pés. A atmosfera de Marte é apenas um por cento da da Terra, então quando o nosso helicóptero estiver na superfície marciana, estará no equivalente a 100.000 pés de altitude ?, disse Mimi Aung, gerente de projeto da Mars Helicopter.


Mais Lidos