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Desmistificando o Marketing digital: Termos principais, Você precisa conhecer

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O marketing digital, como qualquer disciplina, tem seu próprio léxico. Se você decidir capitalizar os serviços digitais e a vantagem competitiva que eles fornecem, é importante entender o que esses termos significam. Abaixo estão algumas das palavrase frases mais usadas (e mais importantes) no marketing digital.

Teste A / B (ou teste dividido)

Essa forma de teste é usada para determinar qual das duas variações de um item relacionado ao marketing (email, anúncio de mídia social, página de destino do site etc.) tem o maior impacto positivo nos resultados. Fatores aparentemente insignificantes como a cor de um botão “Saiba mais” podem ser muito importantes quando centenas ou milhares de pessoas os veem e reagem (ou não reagem) a eles.

 

Taxa de rejeição

Essa é a porcentagem de pessoas que visitam um site e saem sem nunca ter interagido com ele de alguma forma, como clicar em um link ou botão. Quanto menor a taxa de rejeição, melhor.

 

Apelo à ação (CTA)

Este termo refere-se ao que você deseja que as pessoas façam quando veem sua peça de marketing ou visitam seu site. Por exemplo, seu objetivo pode ser que eles entrem em contato com você, visualizem um vídeo, continuem em outra página da web etc.

 

Taxa de cliques (CTR)

Essa é a porcentagem de pessoas que clicam no link que veem em um email ou anúncio ou em uma página de destino.

 

Cookie

Um cookie é um trecho de código de computador armazenado no dispositivo que uma pessoa usa para acessar um site. É útil para eles, pois ajuda o dispositivo a se lembrar de coisas como o que estava no carrinho de compras da próxima visita. Os profissionais de marketing hoje são obrigados a informar os visitantes do site que usam cookies e pedir permissão para colocá-los no dispositivo do visitante.

 

Marketing de conteúdo

Esse é um tipo de marketing no qual um relacionamento é criado com clientes em potencial, fornecendo informações valiosas ou outros recursos gratuitamente e sem promover explicitamente a empresa. Por exemplo, uma empresa de equipamentos para atividades ao ar livre pode oferecer uma lista de verificação de acampamento gratuita que as pessoas podem usar para garantir que não se esqueçam de itens importantes em suas viagens.

 

Taxa de conversão

É a taxa na qual os visitantes do site concluem uma ação desejada, como o envio de um formulário. Quanto maior a taxa de conversão, melhor.

 

Custo por clique (CPC)

CPC é a quantia que um profissional de marketing paga quando alguém clica em um link em uma campanha de publicidade paga por clique. Pode variar de centavos a mais de US $ 100, dependendo de quantos outros profissionais de marketing estão fazendo lances para uma determinada palavra-chave.

 

Custo por impressão (CPI ou Custo por mil / CPM – “M” é o número romano para 1.000)

É quanto o anunciante concorda em pagar por 1.000 visualizações do anúncio on-line. Usando essa estrutura de preços, um cliente em potencial não precisa clicar no anúncio, apenas precisa ser exibido para ele.

 

Anúncios gráficos

Às vezes chamados de banners, os anúncios gráficos são projetados para chamar a atenção dos visitantes do site usando texto, logotipos, animações e outros elementos gráficos.

 

Campanha de gotejamento

Uma campanha de gotejamento é uma forma de publicidade por email na qual uma série de emails é enviada a um grupo de clientes em potencial com o objetivo de criar e nutrir um relacionamento que os leva a se tornar um cliente.

 

Marketing de email

Essa é uma forma de marketing usando e-mails para atrair clientes em potencial e incentivá-los a tomar uma ação específica (entre em contato com a empresa, faça o download de um conteúdo etc.).

 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que rastreia e fornece informações sobre o tráfego do site, conversões e outras métricas importantes para os profissionais de marketing.

 

Impressão

Usada na publicidade paga por clique, uma impressão é uma instância de um anúncio que está sendo exibido.

 

Página de destino

Esta é uma página da web especial que é exibida quando uma pessoa clica em um link em um anúncio ou outro meio de marketing digital. Normalmente, ele é criado para uma finalidade específica, possui conteúdo diretamente relacionado às mensagens em que o link é encontrado e não pode ser acessado no sistema de menus do site.

 

Link Building

O edifício da ligação é uma tática de marketing na qual é criado conteúdo de alta qualidade para incentivar outros sites a criar links para o site da empresa. Esses links podem ajudar o site a obter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, o que pode direcionar mais tráfego para o site.

 

Pacote de Mapas (também conhecido como Google Snack Pack)

Essa é a área na página de resultados de pesquisa do Google que exibe informações sobre três empresas listadas na área de pesquisa. Os resultados do pacote de mapas são mostrados quando fica claro que o pesquisador está procurando empresas de um tipo específico em uma área local (floriculturas em Fort Collins, CO, por exemplo).

 

Otimização na página

Esse é o processo de melhorar a classificação de pesquisa de um site, executando ações como adicionar ou aprimorar metatags em uma página ou adicionar conteúdo relevante ao objetivo da página e à consulta do pesquisador.

 

Taxa livre

Taxa de abertura é a porcentagem de pessoas que recebem um email e o abrem. Quanto maior a taxa de abertura, melhor.

 

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o termo para visitantes do site que chegam ao local clicando em algo que não seja um anúncio pago. Aumentar o tráfego orgânico de um site é uma maneira de aumentar as vendas sem aumentar os gastos com publicidade.

 

Pagamento por clique (PPC)

Essa é uma forma de publicidade on-line em que os anunciantes são cobrados apenas quando alguém que vê um de seus anúncios clica em um link no anúncio. Esses anúncios geralmente são exibidos no contexto de alguém que usa um mecanismo de pesquisa como o Google.

 

Remarketing (ou redirecionamento)

Essa tática de marketing usa cookies colocados no dispositivo de um cliente em potencial quando eles visitam seu site para fazer com que seus anúncios sejam exibidos quando eles visitam outros sites. Ele foi desenvolvido para ajudar a manter sua oferta em destaque quando um cliente em potencial navega na web.

 

SEM (Marketing nos mecanismos de pesquisa)

Esse termo geralmente se refere a uma estratégia de marketing que usa anúncios pagos exibidos nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Alguns usuários expandem a definição para significar qualquer marketing digital que envolva um mecanismo de pesquisa.

 

SEO (Otimização de Motores de Busca)

SEO é o termo para as medidas tomadas para ajudar um site a melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Essas etapas podem incluir a publicação de conteúdo relevante, a aquisição de mais links de sites respeitados e a melhoria do desempenho do seu site.

 

UI (interface do usuário)

Essa é a parte de um site ou dispositivo com o qual um usuário interage. Uma boa interface do usuário pode melhorar a experiência do usuário, aumentando a probabilidade de que eles executem uma ação desejada, compartilhem sua experiência com outros clientes em potencial, etc.

 

UX (Experiência do Usuário)

UX refere-se à qualidade da interação do usuário com o site ou aplicativo de uma empresa. Uma experiência positiva do usuário pode aumentar o número de leads capturados e as vendas realizadas e melhorar a publicidade boca a boca.

 

Seminário on-line

Um webinar é um seminário on-line usado para marketing, treinamento e outros fins.

 

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