Tecnologia

Transformação digital: entenda quais são os impactos nas empresas

Não é possível descrever os tempos atuais sem descrever o impacto da tecnologia no dia a dia de todas as pessoas. Seja no trabalho, na vida pessoal, como interagimos ou até comemos, todos esses processos passam por uma transformação digital constante.

Essa transformação provoca uma série de impactos no cotidiano tanto de cada pessoa de forma individual como para toda a sociedade e suas transações comerciais. A palavra do momento é a inovação e a adaptação aos novos tempos.

A transformação digital pode ser entendida como um processo constante que gera mudanças na sociedade todos os dias. 

Sendo por meio da inserção de tecnologias no cotidiano que operações são dispensadas, otimizadas ou substituídas. 

No que se compreende por transformação digital as empresas tendem a lançar mão de tecnologias digitais para encontrar a solução para demandas e desejos presentes nos dias atuais. 

Uma empresa de zeladoria e portaria que utiliza o recurso de criar uma aplicação para celular onde se entra em contato com a portaria e solicita serviços está operando de forma ativa a transformação digital. 

Desempenho, produtividade, agilidade, área de cobertura e eficiência nos processos são quesitos relacionados às empresas que estão profundamente relacionados à transformação digital. 

Contudo, para que esse tipo de transformação se consolide e gere resultados consistentes é necessário que as mudanças sejam estruturais, não é apenas fazer firulas com novas tecnologias mas realmente rever processos e reestruturar todos os processos produtivos. 

Quando se pesquisa por transformação digital é possível entrar em contato com diversos conceitos e aplicações diferentes. 

Apesar de isso gerar certa confusão, é uma amostra do tamanho do impacto dessas transformações nas vidas das pessoas. 

Também é comum pensar que investir em transformações com uso da tecnologia pode ser uma opção apenas para grandes empresas de tecnologia. 

Ao contrário disso, essa transformação é uma possibilidade acessível para todas as portes de empresas.

O que é a transformação digital?

Para compreender ao menos de forma superficial o que é a transformação digital é necessário apenas perceber todas as tecnologias que rodeiam o dia a dia das pessoas e como elas mudam os processos sociais, empresariais e produtivos. 

Voltando dez anos atrás não seriam encontrados aplicativos de troca de mensagem rápida, cinco anos no passado faziam o trabalho remoto parecer um grande privilégio e pouco prático. Essas mudanças são reflexos das transformações digitais. 

Tudo que parte do uso de tecnologia para criar uma estratégia capaz de melhorar resultados e otimizar a performance de forma concreta em um negócio é parte integrante da transformação vigente nos dias atuais. 

Esse assunto é mais relevante a cada dia porque a evolução tecnológica tem peculiaridades específicas. 

O primeiro ponto é que a tecnologia não para nunca de evoluir mesmo em momentos de mais baixas no mercado, surgem soluções e novas possibilidades. 

Outra questão é que diferente do serviço de mudança, a atuação das novas tecnologias cresce exponencialmente e isso ocasiona, na prática, cada vez mais dinamismo e novidades em vários setores.

Pode até parecer apenas benefícios, mas para uma empresa se destacar nesse meio é necessário ter muito jogo de cintura. 

As novidades tecnológicas demandam muito estudo e agilidade na aplicação para se destacar diante da concorrência e não ficar para trás.

De forma geral, entender a transformação digital e seus benefícios é a parte fácil do processo, a aplicação dessa ideia no cotidiano de quem trabalha em uma loja de confecção de agasalho esportivo personalizado tende a ser a parte mais difícil. 

Para alcançar o melhor resultado dentro de uma lógica de transformação digital é preciso fazer mais do que apenas acompanhar as tendências. É necessário estar na vanguarda dos novos processos e estar sempre aberto para novos testes

A transformação digital não é alcançada quando se pensa a estratégia com a tecnologia como auxiliar ou antagonista das atividades. 

Essa transformação revisa todos os movimentos de uma empresa com a tecnologia como foco principal. 

Apesar do dinamismo do mercado e do imediatismo próprio do nosso tempo é necessário dar o tempo e realizar o investimento adequado para a implementação de cada nova técnica. Esse equilíbrio entre agilidade e controle define o sucesso dessas mudanças. 

Quais são os impactos da transformação digital

O conceito de transformação digital é difícil de ser explicado sem que se tomem exemplos da prática. Isso porque o objetivo dessa ideia é apresentar resultados concretos de soluções, facilidades e novas possibilidades. 

Quando uma empresa de manutenção camara fria consegue monitorar remotamente esses equipamentos e identificar rapidamente problemas é possível reduzir os prejuízos com perdas de insumo de restaurantes, mercados e hospitais. 

Como o próprio nome diz, a transformação digital coloca a tecnologia no centro dos processos produtivos, não só como um facilitador, mas como um fator essencial para a execução de tarefas domésticas, produtivas, laborais, sociais e até de subsistência. 

Um sintoma desse efeito é o sentimento de dependência dessas ferramentas desenvolvidas pelos seres humanos. 

Por mais que o estigma do pré adolescente que não sai do celular seja o primeiro exemplo disso, essa dependência pode gerar problemas maiores. 

A tecnologia desde as primeiras transformações até as transformações digitais geram um acúmulo de novas demandas junto com o aumento da produtividade em uma escala que equilibra essa balança. 

A questão é que quando a tecnologia é excluída desse cenário por quedas de energia, falta de recursos ou outras causas, essa nova demanda não é atendida. 

Esse dilema pode ser observado na falta de microprocessadores até falhas no sistema de auto socorro mecânico. 

O impacto da transformação digital do resultado é a aplicação estrutural e prática da tecnologia essencialmente virtual, mas capaz de gerar efeitos positivos e negativos no mundo real. 

Cada nova aplicação online utilizada no cotidiano de uma empresa ou no dia a dia de uma pessoa, está dando um passo na transformação digital, mas mesmo assim é necessário compreender que esse processo é uma maratona de longa trajetória.

Todo dia surge um novo aplicativo destinado a solucionar um problema que anteriormente parecia sem uma resposta eficiente e consistente. 

A facilidade de aplicação e a performance satisfatória é a chave para alcançar os resultados. 

Como aplicar a transformação digital na sua empresa

Como todas as novas tecnologias desenvolvidas pela sociedade como conhecemos hoje, os processos de transformação digital estão inseridos em uma lógica produtiva, ou seja, são aplicados em empresas de lavagem de tapetes grandes e outros nichos. 

O mercado digital depende da implementação dessas tecnologias para operar com todos os seus benefícios. 

Esse desafio pode ser bastante desafiador, superando o processo de implementação as portas se abrem para um novo universo mais conectado e cheio de oportunidades. 

No começo de qualquer empreendimento algumas dificuldades podem aparecer e pode levar um tempo até que todas as operações funcionem no máximo da sua eficiência e produtividade, isso também é realidade no cenário de uma transformação digital. 

O bom desempenho de uma estratégia de transformação digital depende de comprometimento e planejamento, entre os processos necessários estão:

  • O diagnóstico da situação vigente no cotidiano da empresa;
  • O alinhamento na gestão e na organização produtiva de todos os setores;
  • A criação de um planejamento detalhado de implementação; 
  • A realização de testes que apliquem mais de uma solução e suas variações; 
  • Por fim, a avaliação dos resultados com base na performance e no custo benefício.

Seguindo esses processos a transformação digital se estrutura de forma sólida como um concreto usinado para baldrame

Quando essa solidez se alia com a vanguarda de tomar essas decisões ativamente, o sucesso da empresa a curto e longo prazo é garantido. 

O efeito da transformação deve estar relacionado às demandas atuais e passadas da marca. Quando uma empresa se dedica para sanar problemas que nem são percebidos o foco da transformação fica difuso e perde seu potencial de resolver crises diretas. 

Como qualquer processo relacionado a gestão de uma empresa é essencial que a transformação digital, independente do seu tamanho, conte com o acompanhamento constante e aproximado, monitorar faz toda a diferença no resultado final. 

Considerações finais

Sendo assim, o avanço tecnológico cada vez maior faz com que o debate sobre as transformações digitais ganhe mais espaço em todos os âmbitos da sociedade atual. 

Em especial quando se fala de aplicações em empresas, as transformações digitais estão cada vez mais presentes. 

Nessa modalidade de produção, a tecnologia não é decorativa como uma letra caixa com LED interno, mas sim um fator essencial para o funcionamento do sistema e o aumento da escala produtiva.   

A produção não é só apoiada pela tecnologia, mas baseada tanto em nível operacional como na comunicação entre setores, funcionários e com os consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo