Diversos

Conheça as criptomoedas mais famosas e saiba como elas surgiram

As compras feitas com criptomoedas não são novidades. Seja em grandes investimentos financeiros ou em jogos virtuais, elas já são usadas como qualquer outra moeda.

A mais conhecida é o Bitcoin, até porque podemos dizer que ela foi a pioneira nesse mercado. No entanto, existem outras opções famosas que também são tidas como criptomoedas seguras. Conheça mais sobre elas!

Cardano 

Criada em 2015, a ideia era superar a Ether ou Etherum e o próprio Bitcoin, e, para isso, aproveitou as melhores funcionalidades das outras moedas já existentes. Tem uma boa capitalização, mas seu valor é mais baixo em relação a Ether, por exemplo. Inclusive, seu criador era o cofundador da concorrente.

Bitcoin

A moeda virtual mais conhecida do mundo foi desenvolvida em 2008, com o objetivo de substituir a moeda de papel e diminuir a influência dos bancos nas transações. Hoje já é usada até para a compra e venda de imóveis. Usa a tecnologia blockchain para validar as operações e dar mais segurança.

Etherum

Também chamada de Ether, é uma moeda virtual descentralizada que, assim como o Bitcoin, usa a tecnologia blockchain. Inicialmente foram criadas para remunerar os desenvolvedores que utilizavam a plataforma. Foi criada em 2013 e é a segunda maior criptomoeda. 

Litecoin

Criada em 2011, chama a atenção dos investidores pela possibilidade de movimentar os valores no mesmo dia da aplicação. Além disso, seu valor é alto. Em 2021, uma Litecoin equivalia a U$ 180. A criptomoeda também é uma das primeiras criadas com base no Bitcoin e tem ficado bastante popular.

Binance Coin

Entre as top 3 criptomoedas mais populares, essa é muito usada na Binance Exchange, uma “bolsa de valores” própria para moedas virtuais. Já operou com o mesmo código da Etherum, mas, para poder participar da Binance Exchange, desvinculou-se da outra moeda. 

Tether

Lançada em 2014, é um pouco distinta em comparação com as mais populares. É tida como uma criptomoeda estável, com lastro do dólar americano. Acaba sendo mais interessante para investidores que preferem não se arriscar tanto. Inclusive, seus valores equivalem ao do dólar.

USD Coin

Criada em 2018, é como um token de código aberto. Assim como a Tether, é uma stablecoin ou criptomoeda estável, indicada para os investidores mais receosos. Desenvolvido pela Centre, é uma parceria da Coinbase com a Circle. Tem uma circulação e capitalização menor em comparação com a Tether.

Ripple

Mais conhecida por sua sigla XRP, foi criada para ajudar os bancos e agentes financeiros, oferecendo liquidez. Permite operações de forma rápida e segura, tanto que é usada por mais de 100 empresas. A ideia é diminuir a dependência do sistema financeiro tradicional.

SOL

Essa é uma alternativa ao Bitcoin desenvolvida em 2020. Duas características marcantes que conquistam os interessados em criptomoedas são a rapidez nas transações e seus custos mais baixos. Apesar disso, há alguns receios por causa de instabilidades na plataforma, a ponto de já ter passado mais de 1 dia fora do ar.

Dogecoin

A Dogecoin surgiu como uma piada com o cão Shiba Inu em 2013. Era como um meme das criptomoedas, no entanto, ganhou popularidade com Elon Musk, que começou a fazer vários tweets sobre a moeda. Além disso, a moeda virtual também é a preferida dos participantes do fórum Reddit e tem um valor bem baixo, de menos de U$ 1 dólar.

Polkadot

Conhecida mais popularmente por sua sigla “DOT”, 1 polkadot vale U$S 35. Foi criada pelos desenvolvedores originais do Ethereum, que acabaram deixando o projeto por não concordarem com algumas questões relacionadas a outra moeda. Seu objetivo é integrar sistemas de blockchain para uso simultâneo, mesmo sistema, diferentes funções.

Essas são as criptomoedas mais conhecidas no mercado que atuam ao lado das famosas Bitcoins. Você já tinha ouvido falar de alguma delas? Essas podem ser uma alternativa interessante de investimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo