Tecnologia

Realidade aumentada: saiba o que é e como funciona

A realidade aumentada está cada vez mais presente no cotidiano dos cidadãos brasileiros. Isso inclui visitar destinos turísticos, realizar atividades de lazer, pagar contas em lojas ou restaurantes ou realizar transações bancárias.

Hoje, a tecnologia utilizada nas corporações já é mais avançada do que apenas a integração de canais digitais. Agora, a tecnologia está chegando ao ponto de adicionar o mundo físico à experiência do usuário.

Certamente, muitos segmentos da indústria de vidro blindado para fachada empregaram a estratégia. Porém, a realidade da tecnologia visa aumentar o faturamento de empresas de todos os portes, independentemente de terem ou não armazéns pré-fabricados.

Por isso, e para garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de forma adequada em todas as organizações, este artigo abordará temas como definição, aplicação prática e formas de utilização.

Além disso, um exame dos principais benefícios da realidade aumentada será benéfico para garantir que se entenda que a estratégia pode ser empregada em qualquer setor, incluindo fast food ou uma assistência técnica da weg.

Realidade aumentada: o que é?

A realidade aumentada é uma tecnologia que combina elementos virtuais com o mundo real, adicionando figuras adicionais à visão do mundo físico do usuário e permitindo a interação entre eles.

Muitos jogos lançados nos últimos anos, principalmente os que utilizam aplicativos de GPS, possuem interações que ocorrem em locais sugeridos nos mapas.

Com o auxílio de um dispositivo que possui câmera, pode ser um celular, tablet ou óculos com tecnologia de realidade aumentada, essa tecnologia é capaz de proporcionar observação e interação com figuras virtuais que são aumentadas.

Esse fenômeno ocorrerá enquanto as imagens estiverem associadas a um ambiente real. O objetivo é potenciar a experiência em múltiplas áreas, passando por jogos, educação ou mesmo retalho.

Dessa forma, desde a inscrição para participar de fóruns de e-sports até a contratação de um serviço adesivar carros com propaganda, os mecanismos do método promovem práticas no mundo físico que utilizam respostas digitais em conjunto com respostas físicas.

Depois de baixar as informações sobre ele, que ficam armazenadas na nuvem, e carregar os dados para apresentar o objeto em três dimensões, o processo está concluído.

A partir disso, será possível começar a observar processos que possuem uma metade física e outra digital com muito mais assertividade.

A grande diferença é o modelo digital 3D, que é semelhante ao objeto físico concreto, mas é armazenado na nuvem. Como resultado, este modelo conecta o material e sua realidade aumentada.

Isso ocorre porque uma vez que essa variação acumula os dados do produto que está armazenado no armazenamento e atualiza tudo antes do que está sendo observado em determinado momento, existe uma ponte contínua e grande entre o físico e o digital.

É a partir dela que é possível interagir com esta imagem tocando na tela, falando ou fazendo gestos. Além disso, as pessoas se movimentam, o display se ajusta à situação, podendo até gerar novos conteúdos, textos e personagens.

Alguém que trabalha com bots em uma usina de energia, por exemplo, pode aprender sobre a funcionalidade das máquinas.

Isso também pode ser feito por comandos de voz e em tempo real, à semelhança de outros exemplos de utilização de aplicativos de mapas ou do próprio rastreador do carro, a integração entre os dois está presente.

Com isso, fica muito mais fácil para uma empresa de freezer industrial horizontal de ainda vender e aumentar a produtividade de maneira constante.

Como funciona uma realidade aumentada?

A realidade aumentada é a interação entre ambientes virtuais e o mundo real, um exemplo é o QR Code, que pode ser empregado de diversas formas, inclusive em atrativos turísticos nas cidades.

Por meio de um aplicativo que faz a leitura desses códigos, é possível acessar um guia virtual com todos os lugares que o turista pode visitar. Em alguns lugares, ele ainda fornece instruções para todos eles.

Esse recurso também pode ser utilizado por professora que vende cursos de etiqueta de garantia personalizada, que visa que os alunos aprendam rapidamente o procedimento em questão.

Mesmo empresas das mais diversas áreas podem utilizar essa tecnologia em suas estratégias de marketing e publicidade. No entanto, muitas pessoas não entendem como essa ferramenta funciona.

Primeiro, software, GPS e um marcador físico devem ser empregados no mundo físico. É por isso que o QR Code nos destinos turísticos é o exemplo mais eficaz dessa funcionalidade.

Quem tiver um leitor instalado no smartphone, além de estar conectado à internet, também pode saber onde deve ir na cidade e como chegar. O recurso é tão abrangente que, quando um visitante chega a esses locais, ainda têm acesso a informações sobre eles, como:

  • Histórias intuitivas;
  • Curiosidades sobre diversos temas;
  • Variedade de passeios;
  • Eventos que estão relacionados às demais atividades.

Tags funcionam como marcadores no mundo físico. O leitor é o software utilizado pelo usuário, e o GPS indica onde a pessoa está no mundo físico.

Hoje, uma grande empresa de automação hidráulica industrial pode utilizar no Google estratégias que utilizam realidade aumentada, esta é uma das mais populares.

Se um usuário quiser assistir a animações em 3D, basta usar a câmera do smartphone sem usar óculos adequados.

Alguns animais ganham vida, e se pode interagir com personagens extraordinários, desenhos animados e até mesmo atletas.

Outra ideia brilhante vem de uma loja de móveis onde os compradores podem visualizar um catálogo por meio de uma câmera para realmente ter uma noção de como os móveis ficarão na sala.

Pensando nessa tendência, as marcas de tintas também criaram recursos que permitem que os consumidores usem a tela do celular para testar as cores das tintas nas paredes de seus quartos.

Fabricantes de bateria de moto 7 amperes também podem utilizar recursos de realidade aumentada para que seus clientes e potenciais clientes visualizem e testem seus produtos sem precisar se deslocar.

Até a medicina pode se beneficiar dessas ferramentas, como realizar tele cirurgias e procedimentos com a ajuda da realidade aumentada e permitir que os médicos realizem operações a quilômetros de distância dos pacientes.

A maior vantagem da realidade aumentada é que não há necessidade de programação, pintura e instalação, maior participação do usuário e resultados mais rápidos.

Benefícios da realidade aumentada para a indústria

São vários os motivos e histórias de sucesso para o uso da Realidade Aumentada como alternativa profissional e empresarial, conforme alguns dos exemplos citados.

Mas a vantagem a ser destacada primeiro tem que ser o crescimento do lucro de todos os tipos de negócios, devido ao aumento do número de pessoas acessando a Internet por meio de dispositivos móveis.

O segundo motivo é a versatilidade de aplicação da tecnologia no marketing digital. Por exemplo, com a realidade aumentada, os consumidores podem saber o preço de um produto sem precisar perguntar ao balconista.

Do ponto de vista económico e do tempo despendido, é muito vantajoso poder consultar eletrocalha perfurada preço assim que chega à instituição, simplesmente lendo o catálogo disponibilizado no código QR.

Além disso, é importante saber dicas de como usar uma peça de roupa que se está pensando em comprar, criar uma campanha para vender um novo produto ou serviço e muitas outras vantagens.

A terceira razão tem a ver com o seu custo. Por todas as vantagens que traz, a Realidade Aumentada é uma tecnologia bastante acessível e indicada para pequenas e médias empresas.

Para facilitar o entendimento, é útil listar as principais vantagens da aplicação da tecnologia, seja no Brasil ou em outras partes do mundo. Esses são:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior taxa de resolução de problemas;
  • Treinamentos e simulações didáticas;
  • Custos reduzidos;
  • Maior disputa competitiva no mercado.

Não só o progresso econômico, mas também o desenvolvimento humano pode ser alcançado por meio do bom uso de tecnologias que valorizem essa estratégia e assim como usar uma maquina perfuratriz para concreto, a realidade aumentada ajuda os negócios.

Em que a realidade aumentada costuma ser utilizada?

A realidade aumentada é amplamente utilizada em ambientes empresariais, pessoais e sociais, e inclui muito mais tecnologia do que as pessoas  costumam pensar.

A seguir, alguns dos principais usos da realidade aumentada em aplicações e situações cotidianas estão listados para ajudar a compreender onde estão sendo usados. Os principais são:

  • Efeitos e filtros de redes sociais;
  • Jogos eletrônicos;
  • Google Maps;
  • Programas de tradução instantânea;
  • Aplicativos de simulação;
  • Scanners faciais;
  • Campanhas de publicidade.

Como é possível observar, a realidade aumentada já está presente em diversas áreas e que estão cada vez mais ganhando espaço dentro do mercado e sociedade.

Sejam jogos ou traduções instantâneas, varreduras faciais ou campanhas publicitárias, a tecnologia está inovando em todas as áreas da sociedade, criando mais conexões entre o físico e o digital.

Considerações finais

A realidade aumentada veio para impactar e ajudar pessoas e empresas dos mais diversos segmentos a melhorar as estratégias de marketing e até processos internos.

Desta forma, o mundo profissional pode ser ampliado com um dispositivo mais vantajoso, entendendo os conceitos, operações, aplicações, principais exemplos e vantagens por trás das estratégias de realidade aumentada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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