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Agile marketing: entenda qual é a sua relevância

O avanço da tecnologia nos últimos anos é um fato. O tempo continua passando rapidamente e tudo precisa ser solucionado com a maior brevidade possível. Conhecer o Agile Marketing torna a adaptação aos novos tempos bem mais fácil.

Hoje, a época não está mais voltada para a realização de reuniões intermináveis, tampouco para a elaboração de planos de marketing a serem desenvolvidos durante o ano.

As mudanças ocorrem rapidamente e esperar os 365 dias para ter a certeza de que as estratégias de marketing surtirão efeitos é um tempo desperdiçado.

Usando as metodologias do Agile Marketing as empresas de software para escola infantil, por exemplo, podem se adaptar mais rápido a essas mudanças do mercado e de maneira colaborativa entre os funcionários, sempre focando no consumidor.

O que é Agile Marketing?

Trata-se de uma metodologia ágil de administração de projetos que utiliza períodos curtos de trabalho, possuindo uma abordagem interativa e crescente, cujo objetivo é gerar continuamente as melhorias nas estratégias de marketing.

Sua proposta não é fazer com que  a clínica de ozonioterapia em gatos fique parada no tempo ao enfrentar as mudanças impostas pelo mercado quanto aos questionamentos dos clientes, mas progredir constante e aceleradamente.

E para que isso aconteça, a área de marketing precisa atuar mais rapidamente com as suas estratégias. Por isso, essa metodologia faz com que ocorram algumas mudanças nas equipes nos seguintes parâmetros:

Primeiro, se as equipes precisam ser ágeis elas devem ser mais colaborativas e terem mais flexibilidade na forma como trabalham.

Em segundo lugar, se essas equipes pretendem responder mais rapidamente ao que o mercado impõe, elas devem focar no consumidor.

E em terceiro lugar, se elas querem melhorar continuadamente, devem planejar e avaliar as estratégias adotadas nos períodos de trabalho mais curtos.

Nesse mix de mudanças, o marketing torna-se mais produtivo, maximizando a sua eficiência e melhorando as entregas.

Como consequência, o comércio de vendas de agitador liquido entra na transformação digital, da mesma forma que todos os outros comércios voltados nesse segmento têm passado ultimamente.

Os métodos ágeis, ou agile, iniciaram-se na área de desenvolvimento de softwares, para criarem produtos melhores e mais rapidamente, e atualmente eles se adaptam nas diversas indústrias e setores, sendo a área de marketing uma delas.

A metodologia agile não é recente e por volta dos anos 70 os desenvolvedores já se preocupavam com seus métodos de trabalho.

Nessa época, Winston Royce, um cientista da computação publicou um artigo sobre como desenvolver grandes softwares.

Para ele, os softwares deveriam ser desenvolvidos em etapas sequenciais, que mais tarde seria nomeado de método “waterfall” ou “cascata” em tradução literal do termo.

Essa é a metodologia mais utilizada pelas empresas de monitoramento 24 horas residencial por exemplo, não só para desenvolver softwares nesse sentido, mas também e principalmente na área de marketing.

Contudo, conforme o próprio autor reconhece, são muitas as limitações dessa metodologia e ele propõe que o desenvolvimento caminhe de frente para trás, até atingir seu objetivo final: a melhor entrega.

Quais são os tipos de Agile Marketing?

O Agile marketing traz muitos benefícios para uma empresa e eles serão abordados mais à frente. Agora, a lista abaixo vai mostrar quais são os principais tipos dessa metodologia, que podem ser aplicados em um projeto. São eles:

  • Scrum;
  • Lean;
  • Kanban;
  • Smart.

O Scrum é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e para trabalhar com ela o principal é ter uma ampla compreensão sobre a equipe da empresa, para que seja definido o papel de cada um.

O importante é que haja um Dono de Produto ou de Projeto, pois ele é a pessoa que vai representar os interesses do usuário final ou do cliente de fachada acm vazado, por exemplo.

É ele quem vai determinar, junto a outras pessoas, o que deve ou não fazer parte do produto quanto às suas funcionalidades.

A partir disso, ele cria uma listagem por ordem de prioridade, conhecida como backlog e, assim, as tarefas passam a ser distribuídas entre o Scrum Team.

Essas atividades se iniciam com as Sprints, que nada mais são do que períodos de tempo de desenvolvimento, e elas não duram mais do que quatro semanas.

Ao final de cada Sprint, o Scrum Team para e realiza uma revisão das atividades que foram desenvolvidas, validando ou não se tudo foi feito como deveria, se existe alguma coisa que precisa ser refeita ou se é necessário fazer uma adaptação em algum ponto.

Então, a próxima Sprint é iniciada, até que toda a listagem, chamada também de backlog, esteja concluída e o produto fique pronto para ser entregue.

O Lean é um termo que pode ser traduzido como “enxuto” e um dos seus focos é identificar e eliminar de forma eficiente os desperdícios dentro de uma empresa, durante a execução de um projeto de placa cimentícia piso.

Nesse sentido, são utilizados somente os recursos necessários para a realização dos trabalhos, sendo importante reduzir custos, diminuir a dificuldade das tarefas, melhorar as entregas, alavancar a produtividade e compartilhar informações entre todos.

É importante trabalhar com MVPs antes de executar completamente um projeto. O MVP (Produto Mínimo Viável), pode ser entendido como sendo a versão funcional mais simplificada de um produto.

O MPV é essencial para que empresas de impressão digital e suas equipes deem validade às suas ideias e projetos e identifiquem seus pontos de êxito e falhas, antes de colocar a versão completa do projeto no mercado.

O Kanban trabalha com checklists e também é um dos métodos mais usados pelas empresas. Para trabalhar com ele é necessário a criação de um quadro básico, podendo ser feito de forma física ou virtual, dividindo-o em três colunas: to do, doing e done.

A coluna do “to do” mostra todas as tarefas que devem ser realizadas em um determinado projeto ou no seu intervalo de tempo.

A coluna “doing” significa que os trabalhos estão sendo desenvolvidos por pessoas específicas em um determinado momento. As tarefas ainda não estão concluídas. E o “done”, indica as tarefas que já foram finalizadas, entregues e aprovadas pela equipe.

O sistema Kanban é bastante simples, mas exige que toda a equipe esteja unida, para que possa funcionar adequadamente, pois é necessário um acompanhamento durante todo o processo, avaliando o avanço que ocorre entre as colunas.

A metodologia Smart é uma ótima maneira de criar projetos, nos quais os objetivos e metas devem ser reais para uma empresa que contrata serviços de porteiro, por exemplo.

Os princípios do Smart são apontados de acordo com cada uma das letras que compõem seu nome:

  • S – de Specific – metas precisas, claras e definidas;
  • M – de Measurable – metas mensuráveis e quantificáveis;
  • A – de Attainable – objetivos desafiadores, porém alcançáveis;
  • R – de Relevant – metas atingíveis e importantes;
  • T – de Time-related – objetivos com prazo máximo de entrega.

Enfim, todos esses tipos de Agile Marketing são capazes de tornar os trabalhos voltados à criação de projetos muito mais rápidos.

Princípios do Agile Marketing

O principal objetivo do Agile Marketing é deixar o potencial cliente satisfeito através de entregas rápidas e em pouco tempo. A metodologia ágil possui 9 princípios, que são:

  1. Satisfação do cliente;
  2. Flexibilidade nos processos;
  3. Entrega do projeto com pontualidade, em pouco espaço de tempo;
  4. Comunicação clara e sincera entre as equipes;
  5. Uso de estratégias funcionais, podendo repeti-las;
  6. Produzir com a melhor excelência técnica possível;
  7. Simplificação nos processos burocráticos, para evitar desperdícios;
  8. Avaliação do desempenho das estratégias de marketing da equipe;
  9. Manter a equipe motivada em um ambiente criativo.

O Agile Marketing é um modelo que mantém seu foco nas pessoas, processos e resultados, que pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu ramo de atuação, porte e faturamento, e traz inúmeros benefícios.

Benefícios do Agile Marketing

Entre os benefícios dessa metodologia, são destacados aqueles percebidos na gestão de um negócio, tais como:

  • Satisfação continuada do cliente e público-alvo;
  • Melhoria no relacionamento dos times de marketing;
  • Aumento da capacidade de personalização dos projetos;
  • Crescimento constante do negócio;
  • Análise de dados do desempenho em tempo real.

O Agile Marketing é um aprendizado constante utilizado para outros projetos, já que todos os dados podem ser reutilizados e suas variáveis podem ser catalogadas.

Dicas para aplicar o Agile Marketing

Fazer com que uma empresa se torne mais ágil em seus processos, rotinas de trabalho e operações é algo que leva tempo. 

Para isso, algumas dicas de como aplicá-lo estão relacionadas a entender a estrutura das equipes de marketing e vendas, aplicar um dos quatro tipos: Scrum, Lean, Kanban ou Smart.

Além disso, é importante que a empresa esteja empenhada em manter o foco no cliente e em ter capacidade nas respostas rápidas de acordo com as circunstâncias.

Considerações finais

O Agile Marketing é uma metodologia muito importante para que os processos internos de trabalho em uma empresa se tornem mais rápidos e eficientes.

Com ele, todas as soluções oferecidas pela empresa são mais fáceis de serem aplicadas pelos seus profissionais de marketing, tornando todo o processo muito mais rápido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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