Sem categoria

8 recomendações médicas para prevenir o câncer

O câncer é uma doença assustadora, e talvez não exista condição mais temida pelo ser humano quanto esta. Existem diversas doenças que podem prejudicar o funcionamento do organismo, e muitas delas são graves.

Alguns exemplos disso são a diabetes e até mesmo as doenças provocadas por vírus, como no caso do HIV. Mas, de fato, nada pode assustar mais o paciente do que receber um diagnóstico de câncer, independentemente do tipo.

Essa doença, quando em estágio avançado, oferece poucas chances de cura e reversão do quadro e é exatamente aí que mora o perigo. O ideal é prevenir ou no máximo identificar no início, mas nem sempre é isso que acontece.

O principal fator para o desenvolvimento do câncer é a genética, mas alguns hábitos e comportamentos podem colaborar com o surgimento. Até mesmo o sedentarismo pode aumentar as chances de desenvolver essa condição.

A boa notícia é que a medicina está mais avançada e isso traz mais chances de cura e tratamento para o câncer. Mesmo assim, o ideal é prevenir.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é o câncer, quais são as recomendações médicas para prevenir essa doença e listar alguns tipos mais comuns.

O que é o câncer?

Câncer é o nome dado para cerca de 100 diferentes tipos de doenças malignas que apresentam crescimento desordenado de células e que podem invadir tecidos e outros órgãos.

Essas células se dividem rapidamente e costumam ser muito agressivas e incontroláveis, formando tumores que podem se espalhar para outras partes do corpo.

Os diferentes tipos de câncer estão relacionados a vários tipos de células do organismo, e quando começam no tecido epitelial, como pele e mucosa, são conhecidos como carcinoma.

Um serviço de atendimento domiciliar ao idoso pode ajudar a identificar esse quadro no paciente, mas se ele começa em tecidos conjuntivos, como músculos e cartilagens, são conhecidos como sarcoma.

O câncer também se diferencia em seus tipos pela velocidade da multiplicação de células e sua capacidade de invadir órgãos e tecidos vizinhos ou distantes, fazendo surgir a metástase.

Embora a doença esteja relacionada à parte genética, visto que algumas pessoas carregam em seu DNA uma probabilidade maior de desenvolver o câncer, ainda assim, pode ser provocado por outras situações.

Buscar informação é essencial para saber quais são as maneiras de prevenir essa doença e evitar seus malefícios.

Como prevenir o câncer?

O estilo de vida moderno mudou muito o comportamento das pessoas, que passam cada vez mais tempo sentadas, alimentando-se inadequadamente, trabalhando cada vez mais e descansando cada vez menos.

Um dos maiores causadores de câncer no mundo, o cigarro, voltou a fazer parte do cotidiano das pessoas por conta do cigarro eletrônico, e isso está fazendo com que várias doenças se desenvolvam, incluindo o câncer.

Tanto em um asilo particular quanto nas escolas, empresas e outras instituições, é muito importante conscientizar as pessoas sobre maneiras de evitar essa doença, e dentre elas estão:

1. Não fumar

A primeira regra é a mais importante para prevenir o câncer, principalmente o câncer de pulmão e de outros órgãos, como:

  • Câncer de boca;
  • Câncer de laringe;
  • Câncer de faringe;
  • Câncer de esôfago;
  • Câncer de bexiga.

Quando a pessoa fuma, libera cerca de 7000 substâncias químicas dentro do próprio organismo, inclusive, acaba afetando a vida até de quem não fuma por conta da fumaça. Por isso, parar de fumar é essencial.

2.    Manter um peso saudável

O peso precisa estar sempre dentro dos limites saudáveis, evitando tanto o excesso quanto estar muito abaixo, de acordo com a idade e a altura do indivíduo.

As pessoas precisam adotar uma alimentação adequada e saudável, capaz de fornecer todos os nutrientes que protegem contra o câncer e favorecem a manutenção do peso ideal.

3.    Amamentar

A amamentação é um direito da mãe e do bebê e deve ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar, seja em casa ou em um sofá para recepção de clínica. Nunca, jamais se deve interromper o processo de amamentação.

Mulheres que amamentam por 2 anos ou mais conseguem se proteger contra o câncer de mama, ao mesmo tempo em que protege o bebê contra obesidade infantil.

A partir dos 6 meses de vida da criança, a amamentação deve ser complementada com outros tipos de alimento, mas não deve ser interrompida até que o bebê complete 2 anos de vida.

4.    Vacinar-se contra HPV

Tomar a vacina contra o HPV é essencial e está disponível no SUS, sendo uma ação muito importante para prevenir o câncer do colo do útero, fornecer imunidades importantes, além de ser uma forma de prevenir doenças.

Só que a vacina não substitui a necessidade de realizar o exame preventivo, tampouco de usar preservativo nas relações sexuais.

5.    Evitar bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso aumenta muito o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como faringe, mama, colorretal, fígado, pâncreas, esôfago, laringe e faringe.

Para ter sempre bons resultados em exames de vários tipos, como topografia de córnea computadorizada, também não se deve misturar bebida alcoólica com cigarro, pois isso aumenta ainda mais a possibilidade de a doença surgir.

6.    Evitar exposição excessiva ao sol

Tomar Sol faz bem para a saúde e é essencial para o organismo, mas é importante saber quais são os melhores horários para isso.

As pessoas devem evitar a exposição prolongada do Sol entre 10 horas e 16 horas e sempre usar a proteção adequada, como protetor solar, chapéu e roupas com filtro solar.

Alguns profissionais precisam se expor ao sol durante a jornada de trabalho, por isso, devem sempre usar camisa e calça comprida, além de um chapéu de aba larga.

7.    Ter uma boa alimentação

Uma clínica de recuperação para alcoólatras oferece uma alimentação equilibrada para seus pacientes justamente porque é uma das melhores maneiras de prevenir o câncer.

O cardápio deve ser baseado em alimentos in natura ou minimamente processados, como no caso das frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e leguminosas.

Também é muito importante evitar bebidas e alimentos ultraprocessados porque contam com formulações industriais produzidas por meio da modificação de alimentos originais e a combinação de ingredientes com o nome pouco familiares.

A melhor alimentação é feita com alimentos naturais e é perfeitamente possível consumi-los de maneira saborosa.

8.    Praticar atividade física

Manter o corpo em movimento é muito importante para prevenir doenças e reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer.

Cuidar da pele por meio de tratamentos como peeling fotoativado é importante para a autoestima e o bem-estar, mas esses cuidados também devem ser de dentro para fora, e a atividade física ajuda muito nesse sentido.

Uma pessoa pode se exercitar de várias maneiras, como na academia, fazendo uma caminhada, substituir o elevador por escadas, passear com cachorro, cuidar da casa e usar o tempo livre para atividades como musculação, dançar, entre outras.

Tipos de câncer mais comuns

Existem alguns tipos de câncer que são mais comuns no mundo todo, e entre eles está o câncer de mama, que chega a cometer 12% da população feminina na vida adulta.

Ele se desenvolve por conta da divisão desordenada de células da glândula mamária onde é produzido o leite durante a gestação.

Uma clínica de microagulhamento no rosto deve orientar suas pacientes e funcionárias a realizarem os exames preventivos porque se o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura são maiores.

Além disso, todas as mulheres com mais de 40 anos precisam fazer a mamografia anualmente. Outro tipo muito comum é o câncer colorretal, ou seja, câncer do intestino grosso.

Pode ocorrer em qualquer parte desse órgão, e dependendo de onde aparece, provoca sintomas diferentes, como fezes sanguinolentas, obstrução intestinal e constipação.

É outro tipo de tumor com grandes chances de cura se for diagnosticado precocemente. O rastreamento desse tipo deve ser feito em pessoas a partir dos 50 anos de idade, por meio de colonoscopia.

Agora, pessoas que possuem parentes em primeiro grau, como irmãos, pais e filhos com câncer colorretal precisam fazer exame de prevenção a partir dos 40 anos ou 10 anos antes da idade em que o câncer ocorreu no familiar.

Por fim, o câncer de colo do útero também é muito comum e essa doença é provocada pelo vírus HPV, transmissível sexualmente.

Todo profissional de saúde, como um reumatologista mais próximo, deve orientar as mulheres a tomarem a vacina contra o HPV porque ela diminui consideravelmente as chances de desenvolver o tumor.

O exame papanicolau é a melhor forma de identificar a doença, e quanto mais avançada ela estiver, mais sintomas desenvolve, como sangramento após a relação sexual, dor durante a relação ou sangramento vaginal fora da menstruação.

Considerações finais

O câncer é uma doença comum, mas extremamente complicada, dependendo de seu estágio e do histórico do paciente.

Prevenir é a melhor forma de não ter que lidar com essa condição que traz muito sofrimento para o indivíduo e pessoas próximas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo