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Técnicas de headlines que prendem a atenção?

Headlines são títulos criados para prender a atenção das pessoas logo nos primeiros segundos em que estão lendo um texto ou anúncio. 

Isso é muito importante e é justamente por essa razão que as empresas investem em uma boa headline.

No entanto, muitas marcas que investem em criação de conteúdo não sabem muito bem qual é o conceito de headline e por isso acabam deixando passar uma boa estratégia para prender a atenção dos usuários.

Hoje em dia, criar conteúdos de valor se tornou prioridade para muitos negócios, e no meio de tanto material lançado na web, é fundamental saber chamar a atenção, se destacar e atrair o usuário para o que você produz.

Tenha em mente que seu negócio vai disputar espaço com muitos outros concorrentes e eles estão falando exatamente sobre os mesmos assuntos que você está abordando, mas só vai conseguir leitores, quem souber estimular a curiosidade deles.

Se você deseja melhorar o desempenho dos materiais produzidos pela empresa, não deixe de ler este conteúdo até o final.

O que você vai entender qual é o conceito de headlines, sua importância e como criar títulos realmente capazes de chamar a atenção do usuário.

O que são headlines

Headline tem como conceito ser um título persuasivo e influente, e por ser o primeiro elemento de um texto, precisa saber como atrair a atenção das pessoas e fazer com que prossigam com o material, podendo ser:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Imagens.

Uma pequena mudança em sua headline pode aumentar o número de visualizações de seus anúncios e publicações entre 5 e 10 vezes, sendo um elemento muito importante no marketing digital.

Negócios dos mais variados setores, como uma empresa de caixa de gordura externa inox, se comprometem cada vez mais em criar títulos poderosos e que sejam capazes de aumentar as taxas de clicks.

As headlines também ajudam a aumentar a taxa de abertura de e-mails, além de influenciarem positivamente nas estratégias de comunicação e vendas.

Importância da headline

As companhias esperam retornos quando produzem conteúdos que serão publicados na internet, e devido à evolução da era digital, produzir esses materiais é uma forma de aumentar as vendas gradativamente.

A internet trouxe muita praticidade para nossas vidas, tanto é que as pessoas procuram informações sobre qualquer tipo de assunto, de maneira rápida e simples. Porém, devido à quantidade de materiais, elas se abstraem facilmente.

Ao mesmo tempo, se sentem mais atraídas por textos claros, concisos e coerentes, mas para ter sucesso com essa estratégia, não basta apenas saber como transmitir as informações.

Uma empresa de motorista particular para idosos precisa conquistar tráfego para suas plataformas, principalmente para o blog e site institucional. A quantidade de pessoas que acessam esses canais é fundamental para seus ganhos e popularidade.

Justamente por isso, preocupar-se com alguns detalhes na hora de criar os textos faz toda a diferença, e um desses elementos é justamente a palavra e o modo como ela é usada.

Se estiver na hora e no lugar certo, pode aumentar consideravelmente o tráfego, o que melhora as vendas. A concorrência costuma ser muito acirrada na internet, tendo em vista que existem milhares de sites, blogs e redes sociais sobre vários assuntos.

Mas, muitos estão falando exatamente sobre os mesmos temas que você e é aí que entra a necessidade de desenvolver seu diferencial. Se você souber como é palavra pode fazer o conteúdo se destacar, vai conseguir chamar a atenção das pessoas.

Os termos, sozinhos ou em grupos, geram sensações aos usuários, podendo despertar sentimentos como alegria, curiosidade, raiva, indignação, tristeza, dentre outros.

Se a intenção é vender a ideia por trás da empresa, bem como seus produtos e serviços, primeiro é necessário entender que as palavras não fazem parte apenas de um texto meramente informativo.

Na verdade, elas precisam ser usadas como objeto de sedução, principalmente, quando consideramos o funcionamento da mente humana.

Uma oficina especializada em auto elétrico pode investir em estratégias que despertam a curiosidade do ser humano, tendo em vista que as pessoas são curiosas por natureza.

Todos gostam de algo que seja diferente, que chame a atenção e que faça qualquer um parar para ver. Isso acontece porque o cérebro tem um funcionamento automático e foca rapidamente naquilo que atrai o indivíduo.

Com isso em mente, a marca precisa trabalhar sua principal ferramenta para chamar a atenção de quem vai ler seus conteúdos.

Coisas grandes, bonitas e coloridas atraem os olhares, por conta disso, quando você pega um jornal ou revista, a primeira coisa que lê é a manchete.

O papel do título é ser convidativo e mesmo sem perceber, o usuário é induzido a lê-lo, sendo este o grande segredo do sucesso para atrair a audiência de seus conteúdos.

Quando você lê um conteúdo sobre tanques isotérmicos, o título parece ser apenas um complemento da matéria, mas, na verdade, é o principal responsável por instigar, atrair e fazer com que a pessoa se interesse pelo material.

Tendo isso em vista, conclui-se que o emprego das palavras no título vai determinar se os visitantes vão se atentar para aquilo que está escrito ou não.

Posto tudo o que foi dito, a headline nada mais é do que a escolha das palavras corretas que vão aumentar a notoriedade do material.

Para isso, é necessário trabalhar o tema central do conteúdo, de modo a instigar o leitor a usufruir dele. Não costuma ser composto por muitas palavras, sendo uma frase breve que transmite a sensação de estar falando diretamente com o usuário.

Lembre-se de que ela será usada exclusivamente para atrair as pessoas, assim sendo, precisa reunir atributos como polêmica, objetividade, persuasão, intimismo e não escancarar aquilo que a empresa quer vender.

Como criar uma boa headline

Existem algumas estratégias de criação de conteúdo que também ajudam a desenvolver uma boa headline. São elas:

Conhecer os interesses da persona

Se o material fala sobre biseladora de vidros a venda, a headline precisa indicar a pauta abordada pelo texto, mostrando se ele é um benefício ou uma solução.

Tenha em mente que o usuário está sempre buscando respostas para suas dores e necessidades, ou algum tipo de benefício. Nesse contexto, avalie o tipo de interesse da persona, com base no canal onde o material será trabalhado.

Se você ainda não sabe quais são as características do seu cliente ideal, primeiro é necessário desenvolvê-lo para de fato saber quais são os seus interesses e com isso criar os conteúdos.

Explorar o desejo do público

Procure explorar a dor e o desejo de seu público, ou seja, aquilo que ele gostaria de resolver ou os benefícios que quer ter acesso.

Por exemplo, uma pessoa que está tendo problemas com o veículo pode estar precisando de uma oficina suspensão automotiva. Isso faz com que ele se disponha a encontrar um bom profissional para resolver seu problema.

Independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, procure identificar a dor ou o desejo de sua persona, visto que essas questões movem o consumidor. Sabendo quais são, procure explorá-las na headline de seu conteúdo.

Investir nas estratégias de SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization e apresenta um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Quem cria conteúdos para blogs precisa implementar essa técnica, dessa forma, os materiais serão bem ranqueados nas páginas do Google.

Se você vai escrever, por exemplo, sobre aluguel de maquina de xerox, lembre-se de que a relevância do material é o principal fator de otimização e essas ações precisam ser incluídas tanto no texto quanto nos títulos.

Ser íntegro

Assim como o restante do material, a headline precisa ter integridade, ou seja, deve prometer apenas aquilo que será entregue ao longo do conteúdo.

Algumas empresas utilizam títulos caça-cliques que embora funcionem no começo, acabam prejudicando a credibilidade da companhia.

A partir do momento em que uma pessoa deixa de acreditar no negócio, dificilmente ele vai conseguir recuperar essa confiança.

Se no título você afirma que vai mostrar como um bom papel para bandeja fast food é produzido, então o material precisa falar exatamente sobre isso.

Considerações finais

A headline é um importante elemento para que seu negócio seja capaz de atrair visitantes e influenciar os leitores a consumirem todo o conteúdo, independentemente da pauta tratada por ele.

Saber criar e usar bons títulos é crucial para o sucesso de sua estratégia, melhorando o tráfego da plataforma e a visibilidade de seus canais. Como resultado, fica mais fácil aumentar a credibilidade da marca no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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