Negócios

Saiba quanto custa para abrir uma empresa

Uma das maiores ou até a maior preocupação de alguém que está prestes a abrir a sua própria empresa é quanto isso pode acabar custando.

Uma série de fatores devem ser levados em conta para garantir que a abertura da empresa realmente é a melhor escolha no momento.

Alguns desses fatores incluem pensar no serviço de contabilidade que vai usar e até mesmo os vistos que tem a ver com essa relação.

Para não ter problemas na hora de abrir a empresa que oferece curso de manutenção de carga, por exemplo, é possível estudar os valores e se planejar para tudo que precisará ser gasto.

Quanto a isso, o artigo a seguir dará algumas dicas de como abrir uma empresa, explicará quanto custa para abrir uma empresa e, por fim, esclarecerá a diferença entre MEI, ME e EPP.

Como abrir uma empresa?

Ter o seu próprio negócio e não precisar mais prestar serviço para um patrão é um dos pensamentos e desejos de muitos brasileiros.

Entretanto, para que esse processo funcione é necessário um grande planejamento na hora de elaborar meios de abrir uma empresa que faz venda de painel solar, por exemplo.

A seguir é possível conhecer algumas dicas que todo mundo deve seguir e levar em consideração na hora de começar a montar o seu próprio negócio:

  1. Analisar se a ideia de negócio é viável

Um novo tipo de aquecedor que promete deixar uma casa mais aquecida em poucos minutos certamente pode ser um sucesso em lugares mais frios como o sul, porém no nordeste será um fracasso.

Antes de iniciar a abertura do negócio, o empreendedor deve fazer uma análise completa de vários pontos como:

  • O mercado;
  • O público-alvo;
  • O lugar;
  • As necessidades.

Além de identificar seu público-alvo e conhecer seus futuros clientes, assim como as duas necessidades e o lugar de onde falam, deve buscar solucionar algum dos seus problemas.

Ele deve estar a par dos serviços que a concorrência oferece, além dos preços que cobra na hora de vender, por exemplo, uma hélice de exaustor.

Assim ele estará preparado e saberá se a ideia do negócio realmente é viável e se a nova empresa poderá se destacar em seu mercado.

  1. Definir o valor inicial de investimento

Adicionar mais capital à empresa através da ajuda de empréstimos do banco pode ser o que levará o negócio à falência em um futuro próximo.

No início ela pode não lucrar tanto quanto deve para compensar as suas dívidas, isso acaba gerando juros que dificultam muito mais o orçamento final.

Na hora de calcular o capital inicial é necessário levar em conta cada um dos recursos que serão necessários para dar início aos processos da empresa.

Além disso, manter um capital de giro para as despesas nos meses iniciais é uma maneira de evitar que dores de cabeça apareçam futuramente.

  1. Se atualizar sobre os custos da empresa

No início, muitos donos de empresas sem experiência e conhecimento de mercado acabam não enxergando as despesas que terão durante as atividades do negócio.

Essas despesas incluem FGTS devem funcionários, devido terceiro e demais fatores que devem ser levados em conta na hora de contratar um colaborador.

Portanto o ideal é contar com uma reserva de emergência que ajude o empreendedor a não ser pego desprevenido nesses momentos.

  1. Separar as finanças pessoais da empresa

Mesmo que pareça uma ideia muito óbvia e simples, muitos empresários no começo acabam tendo dificuldade de separar as finanças pessoais com as da empresa que fornece serviços de residência assistida para idosos.

Tirar dinheiro da empresa para comprar algo pessoal, pegar produtos do estoque para usar em casa, usar o cartão da empresa como crédito pessoal, entre outras coisas são péssimas ideias.

Para que essa mistura não aconteça, é necessário que o próprio dono do negócio defina um salário para si e também para os seus sócios de acordo com o que a empresa lucra.

Ainda se os sócios não trabalharem na empresa e forem somente investidores somente a distribuição de lucros deve ser feita, e não a estipulação de um salário.

Mas vale lembrar que nem todo lucro deve ser distribuído entre os sócios, até porque uma parte dele deve sempre ser reinvestida na empresa e no seu desenvolvimento.

  1. Estar preparado para ter um negócio

Todo mundo que está prestes a abrir um negócio deve se perguntar se realmente está pronto para isso e se tem as habilidades necessárias para ser um líder.

Além de estudar e conhecer cada aspecto do negócio, ele deve saber que será o maior responsável por tomar decisões importantes relacionadas ao negócio.

Para se preparar ainda mais para isso, esse empreendedor pode fazer cursos de especialização em liderança, administração, marketing e muitos outros.

Somente ele será o responsável pelo fracasso ou pelo sucesso do negócio, portanto as decisões importantes devem ser bem pensadas e aplicadas ao abrir a clínica de oftalmologista para cachorro.

Quanto custa para abrir uma empresa?

Os gastos mais importantes na hora de abrir uma empresa dizem respeito à contabilidade, esses gastos sempre podem variar de acordo com o tamanho do negócio e o segmento em que ela atua.

Porém, na maioria das casos onde uma pequena empresa é aberta ela pode custar de 500 reais até 2.000, algo que dependerá também de onde ela estará sendo aberta.

A Receita Federal não cobra nenhum valor para a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), porém alguns outros gastos estão envolvidos nesse movimento.

Todo o investimento inicial deve ser destinado para a regularização dos documentos da empresa no âmbito estadual, federal e até mesmo municipal.

A seguir é possível entender como funcionam os primeiros e principais gastos na hora de fazer a regularização da abertura de uma empresa que vende madeirite naval plastificado:

  1. Fazer um registro na junta Comercial

Para que a abertura do CNPJ seja feita junto à Receita Federal é necessário antes fazer um registro na Junta Comercial do estado em que mora.

Esse processo pode custar de 70 a 350 reais, é necessário apresentar um tipo de contrato social que será como uma certidão de nascimento do negócio.

  1. Conseguir um alvará de funcionamento

No âmbito municipal, é necessário fazer a regularização da situação de onde a empresa funcionará juntamente com a prefeitura do município.

Algumas licenças mais básicas devem ser buscadas como a ambiental, sanitária e também de corpo de bombeiros e os vistos para isso podem variar de 120 a 700 reais.

  1. Ter um certificado Digital

Todo negócio tem a obrigação de fazer a emissão de notas fiscais, com exceção dos MEIs ao realizar vendas para pessoas físicas.

Para fazer a emissão dessas notas fiscais ou NFSs, o negócio precisa contar com um certificado digital que ajuda na autenticação da identidade da empresa que vende esquadrias de alumínio preto fosco.

O preço para conseguir esse criticado digital também pode acabar variando de 150 a 400 reais de acordo com o lugar do negócio.

Qual a diferença entre MEI, ME e EPP?

Muitas pessoas se confundem na hora de estudar sobre MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).

A diferença que se estabelece em relação a cada um deles diz respeito ao faturamento anual e a receita bruta de cada um dos modelos de negócio.

O MEI foi regulamentado a alguns anos pela LEI e trata dos profissionais autônomos que têm no máximo um funcionário e faturamento de até 81 mil reais durante o ano.

Já a ME ou seja, as Microempresas são as que podem ter mais de um funcionário e possuem um faturamento de até 360 mil reais no decorrer do ano.

Por fim, as EPP que são empresas de pequeno porte são consideradas as que têm um faturamento que vai de 360 mil a 3 milhões de reais ao ano.

Considerações finais

Muitas pessoas tem vontade de montar o seu próprio negócio ou até de formalizar um negócio já existente, porém não fazendo ideia de por onde começar e os custos disso.

Essas dúvidas sobre quanto dinheiro se gastar devem ser sanadas antes mesmo de se começarem os preparativos para a abertura do empreendimento de aulas de volante para habilitados.

Os custos sempre vão variar de acordo com os vários aspectos como o tamanho do empreendimento e o ramo de atuação do negócio.

Porém, ao fazer uma análise geral, criar um bom planejamento e aplicá-lo corretamente todos os problemas que podem surgir nesse processo são amenizados e muitos evitados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo