Comércio Eletrônico

Posicionamento de produto: 5 dicas para definir o seu 

Na hora de desenvolver um produto, é preciso estar atento para cada etapa que o tornará único no mercado. Ou seja, é preciso entender com afinco o que é posicionamento de produto e como esse conceito trará benefícios à empresa e à invenção. 

Nascido no campo do marketing, o posicionamento nada mais é que a forma como esse produto é visto pelos consumidores e por todo o mercado, o jeito que ele impacta de modo inovador e o atendimento às necessidades dos clientes. 

Com objetivo de levar o empreendedor a pensar em questões que muitas vezes ficam de fora do planejamento de um artigo ou até mesmo serviço, o conceito traz à tona a importância de se pensar na experiência dos consumidores.

Não importando se o que está sendo vendido é um computador gamer ou um eletrocardiograma em animais, por exemplo. 

É importante entender cada característica desse produto, quais os seus benefícios, vantagens, como ele se difere da concorrência e outros tópicos que fazem a diferença no mercado. 

Posicionamento de produto: o que ele é?

Como foi dito anteriormente, posicionamento de produto é o modo com que a mercadoria desenvolvida por uma empresa é vista no mercado, seja por concorrentes, investidores por meio de um ângulo específico, seja pelos próprios consumidores. 

Sendo uma estratégia de marketing altamente difundida em grandes e pequenas empresas, o posicionamento é uma espécie de bússola para que o empreendimento consiga encontrar a direção correta para onde levará o seu produto.

Suponha-se que uma empresa especializada em salgados fritos para casamento desenvolva um tipo de combo especial e o ofereça para todos os seus clientes. 

Porém, esse combo não tem os requisitos típicos à comida de um casamento, mas sim a um aniversário de criança. 

Para evitar esse problema, o correto é a empresa utilizar a estratégia de posicionamento de modo que se evitem problemas com os seus clientes.

Mas além de ajudar a evitar o fracasso de vendas de um determinado serviço, esse braço do marketing também está ligado ao fator chamado branding, que é a imagem da empresa perante todo o público. 

Em outras palavras, o produto desenvolvido por uma marca deve ornar com os seus valores e princípios, pois ele é uma extensão do que o negócio pretende comunicar com o seu nicho e cartela de consumidores. 

Para ficar ainda mais claro, há a seguinte situação: um empreendimento de paisagismo e jardinagem em condominios resolve desenvolver uma espécie de grama que não causa alergia e que é segura para crianças e idosos. 

As chances desse produto ser abraçado pelo público dessa empresa são enormes, afinal o que foi criado atende exatamente à mensagem principal que o negócio deseja passar. 

O caso citado é uma espécie de posicionamento de mercado, pois seguem miniestratégias que atendem perfeitamente às necessidades do consumidor alvo. 

Como utilizar o posicionamento de produto? 

Para que o posicionamento do produto seja posto em jogo da maneira correta, é preciso elaborar uma estratégia de posicionamento, ação que só poderá ser colocada em prática após o mapeamento do campo em que a empresa pretende atuar. 

Para um empreendimento desenvolver um bom curso ead piloto privado, ela terá de entender como funciona o segmento, quais são as maiores procuras, como é a persona desse nicho e até mesmo analisar por quais valores o mercado vende o curso. 

Todas essas respostas ficam claras quando o mapa de posicionamento é desenvolvido pelo empreendimento. 

Mapa de desenvolvimento 

Essa ferramenta tem como principal objetivo mostrar para o empreendedor a resposta para esta pergunta: quais particularidades o mercado mais valoriza no produto ou serviço que se tenta desenvolver? 

A resposta vem por meio de gráficos e tabelas que separam em quadrantes, a questão da precificação e do que o público deseja, como durabilidade, a entrega, a qualidade do produto ou serviço. 

Além disso, o mapa de desenvolvimento pode fazer com que um negócio imerja-se em um oceano repleto de vantagens, como:

  • Combater a concorrência;
  • Fidelizar os consumidores;
  • Ter estratégias assertivas;
  • Reforçar o brand da marca.

Cada tópico acima é uma maneira de se estabelecer no mercado de maneira saudável, estratégica e responsável. Será possível detalhá-los mais especificamente abaixo:

Combater a concorrência 

O primeiro tópico está ligado diretamente àquele famoso ditado: “conheça os seus inimigos”. É claro que a concorrência nem sempre precisa ser um inimigo mortal, mas é bom intentar analiticamente conhecê-los.

E o mapa de posicionamento permite fazer justamente isso, pois promove um conhecimento acerca do que o rival está oferecendo e, também, sobre como o empreendimento pode fazer diferente. 

Por exemplo, uma assistência técnica notebook compaq pode aplicar o mapa no seu processo de compreensão acerca do que é a entrega da outra assistência e de quais produtos eles agregam ao seu processo de venda, além de outros detalhes. 

Fidelizar os consumidores 

Um bom posicionamento faz a empresa criar uma conexão com os seus consumidores de modo a fidelizá-los.

Isso porque fica claro para o cliente o que será oferecido a ele, afinal a empresa estuda intensamente os seus desejos e dores. 

É como se uma empresa prestadora de serviços de limpeza entendesse que aumentar o número de faxineiras no horário da manhã é melhor, pois o seu público-alvo sempre entra em contato com eles para lhes pedir uma limpeza com urgência. 

Ter estratégias assertivas 

O mapa de posicionamento também dá uma visão mais clara de quais estratégias precisam ser tomadas para que o produto permaneça no mercado e continue atraindo a atenção dos consumidores.

Reforçar o brand da marca 

E justamente por ter em mãos tantas informações, automaticamente o empreendimento comunicará melhor os seus valores aos clientes, ficando claro, por conseguinte, também ao mercado as particularidades do empreendimento e os seus objetivos. 

5 processos para definir um posicionamento de produto 

Agora que as vantagens sobre o mapa e sobre o ato de posicionar o produto foram esclarecidas, é hora de pôr a mão na massa. Para que isso ocorra, é necessário seguir 5 etapas. 

  • Pesquisa de mercado;
  • Definição do core business;
  • Criação de vetores;
  • Análise do consumidor;
  • Ações de marketing. 

As etapas, que seguem uma ordem cronológica, desmembram-se em tópicos de informações primordiais que uma empresa precisa ter em mente. 

Pesquisa de mercado 

É claro que o primeiro passo é compreender o mercado de atuação, quais são os seus desejos, o que precisa ser mudado, o que é tendência passageira, quais são os comportamentos que vieram para ficar e outros pontos. 

Uma forma de obter essa compreensão é por meio da Análise SWOT, que também é uma ferramenta do marketing e que tem como intuito fazer um mapeamento dos pontos fracos e fortes. 

Ou seja, uma empresa especializada em limpeza de telhados, por exemplo, pode e deve aplicar a análise nos seus procedimentos para saber o que os clientes buscam na hora de contratar o serviço.

Definição de core business 

Nesse segundo passo, o empreendimento irá listar o core business do seu nicho, que nada mais é que a atividade principal de uma empresa e o que ela realmente faz.

Essa definição vem por meio de uma palavra ou frase. Para exemplificar, tem-se, neste exemplo, uma autoescola que presta treinamento para motorista habilitado. Entretanto, esse não é o único objetivo do empreendimento.

O seu core business é fazer com que as pessoas aprendam a dirigir da forma correta de  modo que elas possam dirigir tranquilamente nas ruas.

Criação de vetores 

Após realizar as duas atividades acima, é hora de criar, de fato, o mapa de posicionamento. É interessante setar vetores de quais são os diferenciais que a empresa deseja atingir com o seu produto. 

Análise do consumidor 

Também é necessário conhecer bem o consumidor, mas de uma forma mais profunda. Para isso, existem algumas ferramentas disponíveis, como sistema de automação de marketing e softwares de CRM. 

Ações de marketing 

Feito tudo isso, chegou a hora de começar a traçar quais serão as estratégias utilizadas para que esse produto seja divulgado da maneira correta, para que ele possa ser comunicado ao público e, também, para colocá-lo à venda.

É nessa hora que o empreendimento terá que se voltar aos tópicos já conhecidos na área de divulgação de marketing, que são o topo do funil, a produção de conteúdo para as mídias sociais e, às vezes, o uso de influenciadores digitais. 

Essas estratégias precisam ornar com todos os tópicos que foram elencados anteriormente de forma que elas realmente consigam atingir o público-alvo. 

Considerações finais 

Procurar formas de conseguir um bom posicionamento de produto é essencial para que a marca e o que ela oferece continuem crescendo no mercado. 

As estratégias de marketing e ferramentas criam um caminho mais assertivo para o empreendimento de modo que se evitam o desperdício de orçamento, uma comunicação errada com o público e, claro, a falência. 

Dessa forma, o posicionamento assegura ao negócio uma melhor percepção dos seus produtos por parte dos consumidores de maneira que aquele, o negócio, se torne uma referência dentro do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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