Sem categoria

Cancelamento de Pix: saiba como fazer

O Pix é uma modalidade de pagamento que conquistou os brasileiros por conta de sua facilidade na hora de pagar contas e fazer compras. Ele é muito mais fácil e rápido do que a transferência bancária, além de ser gratuito.

Essa opção de pagamento cresceu tanto que negócios físicos e digitais já oferecem como modalidade para as compras, mesmo porque, agiliza o recebimento e o envio das mercadorias.

A ferramenta em questão também é muito mais barata, moderna e acessível para qualquer pessoa, sendo uma grande inovação do setor bancário nas últimas décadas e que teve uma grande aderência por parte dos consumidores.

Mas além de facilitar o pagamento e o recebimento de valores, os usuários também podem cancelar o envio do Pix, caso tenha feito um pagamento com valor errado ou para a pessoa errada.

Isso evita vários transtornos e prejuízos para quem paga e quem recebe. No entanto, é muito importante conhecer essa funcionalidade para aproveitá-la do jeito certo.

Para esclarecer mais o assunto e ajudar o dia a dia do consumidor, este artigo vai explicar o que é Pix, como essa modalidade de pagamento funciona e dar algumas dicas para fazer o cancelamento do envio.

Entendendo o que é Pix

Esse método de transferência é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central para oferecer uma modalidade mais segura, rápida e competitiva para os clientes.

Possui várias funcionalidades e, entre elas, fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos, transações que podem acontecer 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, inclusive feriados e fins de semana.

O usuário pode fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF do recebedor, o que elimina a necessidade de obter dados da conta.

Supondo que alguém tenha comprado uma lixeira inox externa, essa pessoa pode fazer pagamentos em tempo real para o estabelecimento físico ou digital, bem como em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Até mesmo empresas, como concessionárias de água e luz, aceitam o pagamento dessa forma e os usuários podem até mesmo recolher impostos.

Funcionamento do Pix

Esta é uma função do aplicativo do banco ou da instituição de pagamento na qual o cliente tem conta. Quando quiser fazer uma transação, como pagar contas ou enviar dinheiro, pode usar a modalidade.

Também é uma opção muito interessante para receber transferências de outra pessoa para a conta bancária. As instituições podem oferecer outros canais de acesso ao recurso, além do aplicativo no celular. Algumas opções são:

  • Internet banking;
  • Presencialmente em agências;
  • Caixas eletrônicos;
  • Correspondentes bancários.

No caso das lotéricas, existe uma negociação entre o estabelecimento e a instituição bancária a qual é vinculada como correspondente.

Se a lotérica aceitar o Pix como forma de pagamento ou como agente de saque, o serviço fica disponível para os clientes que possuem contas em qualquer instituição participante.

No entanto, para pagar, por exemplo, a compra de uma válvula limitadora de pressão, é necessário ter uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento, bem como um celular com internet.

A chave Pix deve ser cadastrada no aplicativo ou site, assim como a agência da instituição na qual o cliente tem uma conta. Existem diversas opções de chave, como CPF ou CNPJ, e-mail, celular ou chave aleatória.

A chave aleatória é gerada automaticamente pelo Banco Central e pode ser usada apenas durante uma transação específica, portanto, uma única vez.

A chave Pix é o endereço da conta, e a partir do momento em que é cadastrada, o usuário não precisa mais informar banco, agência e conta para receber dinheiro, bastando apenas informar sua chave Pix.

Os usuários podem cadastrar até 5 chaves Pix em cada conta, enquanto pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta bancária.

De que modo fazer um Pix?

Supondo que alguém tenha comprado tela mosquiteira para janela de apartamento e queira pagar com este método, essa pessoa deve abrir o aplicativo do banco e acessar a função. Depois, deve clicar na opção “transferir com Pix”.

Em seguida, é necessário digitar a chave do recebedor e o sistema vai identificar se ela é válida e mostrar o nome de quem vai receber o dinheiro.

Depois de confirmar essas informações, o usuário deve informar o valor e a data de transferência, e antes de finalizar a transação, deve checar todos os dados, colocar a senha e enviar.

Agora, para receber valores através do recurso, o usuário só precisa informar sua chave ou chave aleatória para a transação, e quando fizer a transferência usando o Pix, o dinheiro estará na conta em alguns segundos.

Para ter mais segurança, é interessante solicitar o comprovante de transferência. De acordo com o Banco Central, qualquer transação de pagamento pode ser feita via Pix, como no caso de pagamento de taxas, impostos e compras de bens e serviços.

Uma clínica de home care particular pode até mesmo pagar seus fornecedores, entre outras possibilidades. Para fazer esse tipo de pagamento, é necessário abrir o aplicativo do banco e acessar a função Pix, ali, o usuário terá duas opções.

Primeiro, ele precisa clicar em “pagar com QR Code” e apontar a Câmera do celular para o QR Code do boleto que deseja pagar, em seguida, vai inserir sua senha e clicar em enviar.

Também existe a opção de Pix copia e cola, em que o usuário cola o código do QR Code, sendo uma opção muito indicada quando a pessoa está usando o celular e não consegue fazer a leitura de QR Code pela câmera.

Inclusive, é uma opção para quem está usando a função no internet banking. Entretanto, erros acontecem, e os usuários podem cancelar transferências enviadas.

O que fazer para cancelar o Pix?

Pagar ou receber dinheiro por tal recurso é prático e rápido, entretanto, a operação acontece em poucos segundos, e caso o valor seja enviado por engano, o cliente não consegue cancelar.

Se alguém quiser pagar o pedreiro que fez reforma de assoalho de madeira no imóvel e acabou enviando o dinheiro para outra pessoa, deve entrar em contato com ela e solicitar a devolução.

Mas para evitar esse transtorno, o ideal é usar o serviço com calma e atenção, sempre conferindo os valores antes. Também é recomendável usar um banco que favoreça as movimentações e facilite a vida dos clientes.

Como evitar erros com o Pix?

O Pix ficou famoso por ser uma opção rápida e prática e conquistar os consumidores, mas por não ser possível cancelar uma transação, existem algumas práticas que podem evitar enganos. São elas:

Conferir a chave destino

Existem diferentes tipos de chaves que podem ser usadas pelos usuários, e em todos esses casos, um erro de digitação pode ser prejudicial.

Se um fabricante de filtro inox industrial utiliza o CNPJ e o cliente quiser fazer o pagamento dessa forma, precisa conferir todos os dados com bastante atenção.

Não fornecer informações para desconhecidos

É sempre bom reforçar que as instituições bancárias não solicitam dados como senhas e outras informações sensíveis por e-mail, redes sociais ou chat, por isso, elas também não devem ser fornecidas para terceiros.

Quem utiliza a ferramenta todos os dias para receber pagamentos não deve cadastrar dados importantes como chave, por isso, para as empresas, uma das melhores opções é usar chaves aleatórias.

Atentar-se a cobranças indevidas

O Pix é uma modalidade de pagamento gratuita, por isso, as pessoas podem fazer diversas transações ao longo do dia ou da noite, respeitando o valor máximo estabelecido pela instituição financeira.

Por exemplo, se alguém contratou os serviços de um saxofonista para casamentos, pode fazer o pagamento via Pix no fim da festa.

Mas os usuários precisam ficar atentos porque se a instituição começar a cobrar alguma tarifa dentro desse limite, é necessário se certificar de que a cobrança realmente está sendo efetuada pelo banco ou se há uma tentativa de golpe.

Não clicar em links suspeitos

Infelizmente, muitos links circulam para roubar dados dos usuários, por isso, é imprescindível estar atento e não clicar em nenhum deles.

Isso também vale para as empresas, como um fabricante de enfestadeira automática, por isso, é sempre indicado orientar os colaboradores.

Não se deve clicar em links enviados pelas redes sociais, por e-mail ou por SMS que não sejam realmente do banco e que não estejam presentes em seus canais oficiais. Se o usuário tiver alguma dúvida, deve entrar em contato com a empresa.

Fazer as transações com calma

Por fim, antes de confirmar qualquer pagamento por meio dessa ferramenta, é necessário prestar bastante atenção durante a transação, em relação às informações do destinatário e o valor.

Isso é muito importante para não fazer transferências a outras pessoas ou pagar muito mais do que aquilo que realmente precisa.

Considerações finais

Como foi visto, o Pix é uma modalidade de pagamento que conquistou os usuários por conta das facilidades que traz para o dia a dia.

Mas é primordial ter muito cuidado na hora de fazer as transferências para não se enganar e ter qualquer tipo de prejuízo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo