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Como criar uma assinatura de e-mail?

No cenário atual, em que a competitividade entre empresas que atuam no meio digital é grande, empreendedores precisam encontrar maneiras de se destacar e se comunicar com seus clientes. E o formato mais comum e utilizado ainda é feito pelo e-mail.

Sendo um canal que uma empresa de coleta de resíduos infectantes utiliza para se comunicar com o cliente, é importante que essa comunicação seja feita da maneira correta e que crie conexões com o cliente.

Isso porque, o e-mail ainda é o meio de comunicação mais utilizado dentro do mundo dos negócios, tanto empresas multinacionais quanto pessoas procurando uma primeira oportunidade de emprego utilizam dessa ferramenta para se comunicar.

Mesmo com redes sociais focadas no mundo corporativo e que disponibilizam a função de contratação e envio de currículos, é comum que na descrição de uma vaga para fazer a impermeabilização de bancos de carros esteja um endereço de e-mail para contato.

Por conta desse uso corporativo, algumas estratégias e padronizações foram desenvolvidas para que pessoas se comunicassem de modo profissional dentro da plataforma. Uma das padronizações mais comuns e importantes é a assinatura de e-mail.

Sendo assim, torna-se importante explicar o que é uma assinatura de e-mail, para que ela serve e qual a sua importância na comunicação empresarial, principalmente no e-mail marketing. 

Além disso, o presente artigo mostrará como criar uma assinatura de e-mail e como fazer para que e-mails profissionais não sejam considerados como spam. 

Entendendo o que é uma assinatura de e-mail

É provável que o termo assinatura de e-mail gere dúvidas ou estranhamentos em um primeiro momento. Porém, essa estratégia é mais comum do que se pensa, sendo tão usada que pode até mesmo passar despercebida pelas pessoas.

Ao se receber um e-mail de uma marca de salgados para lanchonete para revenda, é provável que no final da mensagem esteja registrado o nome do representante da marca e algumas informações para contato. 

Algumas pessoas podem acreditar que essas informações são colocadas manualmente no momento em que o conteúdo é escrito, mas esse não é o caso. Essa assinatura é padronizada e inserida automaticamente em todos os e-mails enviados.

Para além de ser uma assinatura, ele é um elemento de reconhecimento de marca, visto que opera como uma rubrica.

Assinatura de e-mail: o que é e para que serve?

Sendo um elemento acessório, mas “estandarte”, ele ultrapassa a noção de mero item de branding e serve para solidificar a memória de clientes e de consumidores, visto que nas rubricas constam dados relevantes de um negócio.

Para além desse aspecto, pode-se dizer que uma assinatura de e-mail também é extremamente oportuna à divulgação de um empreendimento de aluguel de mesas de aniversário, por exemplo.

Isso porque, caso esse “negócio-exemplo” supracitado seja alvo de encaminhamentos e reencaminhamentos constantes, a marca atingirá, obviamente, mais pessoas, pois os seus dados de contato serão mais vistos.

Há um outro motivo pelo qual assinaturas de e-mail são importantes, e para compreendê-lo, um exercício de comparação é conveniente.

Costuma-se conceber uma assinatura de e-mail como uma espécie de cartão de visitas de um empreendimento. 

Semelhante à maneira que ocorre em lojas físicas, tem-se, também uma espécie de “cartão” de visitas virtual, que relembra a clientes ou visitantes a possibilidade de contatar a loja de modo on-line ou presencialmente em caso de necessidade.

Em sentido amplo, essa “metáfora” faz todo o sentido, pois quando se entende o poder de alcance e de promoção do e-mail, vê-se, por conseguinte, inevitavelmente, a sua capacidade de disseminar informações agil e rapidamente.

Outro atributo que os associam a funcionalidades arquetipicamente comuns tange à capacidade de acesso que ambos têm.

Esse aspecto faz surgir, ou condicionar, a criação de um senso de urgência em potenciais consumidores que se vêem desesperados ante alguma necessidade.

Portanto, uma vez que eles precisem de algo, uma das opções a que visarão será, certamente, aquela que está contida em um cartão físico ou em um e-mail.

Embora o cartão de visitas tradicional seja mais memorável em razão de ser um recurso físico e prontificado à consulta, a assinatura de e-mail também tem potencial para se fixar no imaginário das pessoas desde que contenha as informações necessárias.

Como fazer uma assinatura de e-mail?

Não obstante a possibilidade de se inserir um grande contingente de dados nela, é altamente aconselhável não lhe inscrever muitas informações. Preza-se, nesse caso, a concisão e a simplicidade.

Uma assinatura em que se colocam muitas informações tende a ser facilmente esquecida, e, ainda que isso não ocorra, é fato que elas são mais negligenciadas devido ao montante excessivo de informações.

A título de exemplo, se uma empresa de venda de máquina de café opta por criar uma assinatura, de entre tantas características que lhe cabem colocar, estas são as mais convenientes:

  • Nome do negócio (ou negociador);
  • Cargo ou função exercida;
  • Telefone;
  • Website/endereço empresarial.

Deve-se notar que esses atributos não são fixos e invariáveis para todos os empreendimentos, porque os nichos de mercado são os verdadeiros determinadores da pertinência dos dados que são passíveis de inserção na rubrica.

Desse modo, um negócio on-line de vendas de chapa perfurada alumínio, que atue exclusivamente on-line, não contará com a colocação de, por exemplo, o endereço físico ao qual ele se faz presente na sua rubrica

Por seu turno, um negócio híbrido ou misto poderá mencionar seus endereços de contato, a saber: o físico, que corresponde ao endereço do estabelecimento, e o virtual que diz ao seu website.

As quatro características a que se referiu a lista são primordiais e não podem ser postergadas. Entretanto, ainda existem, outros elementos que podem vir à criação de uma boa assinatura de e-mail, como foto do negociador, slogan, logotipo e emblema empresarial.

Links de redes sociais e outros endereços adjuntos podem ser considerados na criação de uma rubrica; mas é preciso fazer atenção ao desinteresse em colocar nela informações excedentes e desnecessárias. 

Porque o processo de criação pode soar complexo e confuso, pode-se, aliás, recorrer à utilização de ferramentas que o simplificam e que, além disso, podem fazer que as rubricas resultem em boas assinaturas de e-mail:

  • WiseStamp;
  • Hubspot;
  • My signature;
  • Stripo.

A realização de uma assinatura de e-mail é simples, mas se há dúvidas, além dessas ferramentas, existem outras que facilitam os processos relativos à criação de uma rubrica.

Evitando que e-mails vão para caixa de spam

A criação de uma rubrica de e-mail pode ser feita em vão caso alguns processos a que se deve fazer atenção não sejam devidamente seguidos, os quais correspondem à colocação de informações pertinentes e à dispensa a dados que sejam excedentes.

Entretanto, apesar de que se faça uma boa construção desta, existe a possibilidade dos e-mails que têm rubrica serem redirecionados à caixa de spam dos destinatários, o que prejudica o poder de exercício que os seus conteúdos têm.

A fim de que se evitem envios à caixa de spam dos alvos, que podem ser leads, clientes ou potenciais consumidores, devem-se conhecer passos por que se minimizam possibilidades de enquadramento dos e-mails como spam.

Enviar conteúdos relevantes

Um negócio que lida com proteção para pintura automotiva e que, além disso, almeja alcançar potenciais leads por meio do seu e-mail marketing necessita compreender que conteúdos ricos são menos entendidos como spam.

Assim, newsletters e conteúdo concedido exclusivamente para eles precisam atender aos critérios que fazem um bom texto, como profundidade em informações, dados pertinentes, pesquisas e afins.

Enviar e-mails personalizados

Englobar todos os potenciais clientes ou consumidores em um só protótipo ou modelo pronto de e-mail é ineficiente se visa-se os atingir mais certeiramente.

Assim, conhecê-los e saber dos seus interesses e dos seus comportamentos são atos que conferem ao negócio de piso laminado na sala de jantar possibilidades mais fiáveis de convertê-los e fidelizá-los.

Mirar uma mensagem pessoal é uma abordagem interessante, mas é pertinente à estratégia não soar importuno ou exacerbadamente inconveniente, e, para tanto, evitam-se e-mails constantes e conteúdos invasivos.

Conquistar a permissão dos destinatários

Quanto a isso, é sumário que não se comprem listas prontas de e-mails. Deve-se, nesse caso, priorizar por uma obtenção natural. Isto é, que não empregue táticas maliciosas de angariação de endereços de e-mail.

A fim de concretizar isso, deve-se primar por táticas de contato direto, visto que essa é a ação mais saudável para conseguir endereços de correio eletrônico.

Considerações finais

A assinatura de e-mail pode soar à maneira de um pequeno detalhe em meio às grandes necessidades que um empreendedor têm para que se amplie a sua marca.

Contudo, a sua criação, ainda que simples, é de grande valia à divulgação de uma marca e à sua promoção, que certamente ocorre por intermédio da maneira com que potenciais clientes fixam ela em suas cabeças.

Assim, é importante que uma marca, seja ela de qualquer segmento e tamanho, não negligencie os impactos que uma assinatura de e-mail pode fazer sobre o seu próprio negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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