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O que é Growth Hacking?

Você já deve ter ouvido falar do termo ‘Growth Hacking’. Um termo que foi criado em 2010 por Sean Ellis.

Mas o que exatamente é Growth Hacking?

“Growth Hacking é um campo de marketing relativamente novo que se concentra inteiramente no crescimento, com base em um processo experimental orientado a dados.”

Um growth hacker explora sistematicamente novas oportunidades de crescimento em todas as partes da jornada do cliente. Um growth hacker, portanto, tenta influenciar todos os pontos de contato no processo de tomada de decisão do cliente.

O que você precisa se quiser crescer?

Foco. Uma empresa deve ter um foco e isso deve ser comunicado por toda a organização. Todos estão na mesma página: o cliente vem em primeiro lugar de acordo com o princípio ‘One Metric That Matters’.

O que exatamente é o conceito de ‘One Metric That Matters’? 

Trata-se de focar em uma meta de negócios clara e defini -la da forma mais INTELIGENTE possível. Por exemplo: “Queremos aumentar a taxa de conversão do site em 50% em 6 meses.”

Isso não significa que há apenas uma estatística com a qual você se preocupa desde o dia em que acorda. No entanto, isso significa que, a qualquer momento, há um objetivo no qual toda a equipe está focada. Ao comunicar esse foco aos funcionários, investidores e até mesmo à mídia, todos os esforços são realmente concentrados nesse único objetivo.

No entanto, o problema em muitas organizações reside na atitude fechada (ou mesmo arrogante) dos executivos. Eles normalmente pensam que as prioridades já estão bem estabelecidas na organização e tomam decisões com base em sua própria visão (e, portanto, não com base em dados). Isso dificulta o crescimento e reduz a criatividade. Portanto, é importante envolver todas as partes interessadas no processo para que você crie suporte para inovações.

Como funciona o growth hacking na prática?

Um produto ou serviço exclusivo não é suficiente. As empresas que formam equipes de ‘crescimento’ e aplicam melhor o modelo de experimentação crescerão mais.

Trata-se de não apostar em um cavalo, mas reunir ideias e testá-las. Você continua até acertar uma tática de marketing que tem mostrado um enorme potencial.

Você então adota essa tática em sua estratégia e a expande totalmente. Enquanto isso, você continua a experimentar para descobrir novas táticas de sucesso. Parece lógico, certo?

-Reúna ideias

-Priorizar ideias

-Testar ideias ao vivo

-Análise de sucessos e fracassos

-Repita o processo

Por que os growth hackers costumam falar sobre o momento uau?

O santo graal de um growth hacker é descobrir aquela tática que acelera enormemente o crescimento. É importante encontrar os momentos ‘Aha’ e ‘Uau’ do seu produto. Os momentos ‘Uau’ devem ser comunicados o mais cedo possível na jornada do cliente. Quanto mais cedo seus clientes virem, lerem e experimentarem a exclusividade de seu produto, mais rápido seu marketing se tornará ‘viral’.

Como é a equipe de crescimento ideal?

É importante que você observe os pontos fortes de sua equipe. Quem pode fazer o que melhor? Embora existam alguns excelentes em uma determinada habilidade aqui e ali, é importante que todos dominem cada uma das seguintes áreas em geral:

-Líder de crescimento / Gerente de produto

-Desenvolvedor

-Especialista em marketing

-Analista

-(UX/UI) Designer

Todas as funções são cruciais para aplicar o Growth Hacking, mas o desenvolvedor assume uma responsabilidade especial para desenvolver ‘hacks’. Este link é, portanto, indispensável e deve ser criativo e único.

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