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Entenda de uma vez o que é Microgerenciamento

O microgerenciamento é a gestão em que os líderes têm um grande controle da equipe. De modo geral, fazem uso de uma abordagem mais autocrática, na qual mostram poder a todo instante. É uma conduta que exige uma cobrança constante de todos os funcionários.

Essa abordagem é uma prática de gestão que engloba monitorar e gerenciar de modo minucioso cada aspecto do trabalho dos funcionários, muitas vezes resultando em interferências excessivas e desgastantes, o que pode acarretar problemas sérios.

Por isso, um centro de formação de condutores curso de reciclagem, por exemplo, deve tomar cuidado para que os líderes do local sempre se comportem e adotem abordagens mais efetivas com os funcionários, de modo que exija resultados sem muitas insistências.

É comum que os líderes que adotam essa abordagem estejam de forma contínua fazendo cobranças, pedindo atualizações constantes e tentando ditar o ritmo e a forma como as tarefas devem ser feitas, o que acaba trasando muito mais a entrega das tarefas diárias.

E embora possa ter momentos em que o microgerenciamento pode ser preciso para que se garanta que as coisas estejam indo na direção exata, essa conduta excessiva pode afetar a motivação e os resultados dos funcionários, além de gerar uma cultura de desconfiança.

Uma empresa que trabalha com reciclagem de placas eletronicas, por exemplo, não adota este tipo de abordagem justamente por entender perfeitamente que, agir com mais com mais calma na exigência por resultados, pode ser muito mais eficiente a longo prazo.

Neste artigo, vão ser discutidos os efeitos negativos do microgerenciamento e diversos outros pontos, ainda mais algumas maneiras mais eficazes de fazer uma boa gestão.

É importante ressaltar que o microgerenciamento é uma prática que pode ter resultados imediatos e aparentemente positivos, pois o líder que a adota tem maior controle sobre as atividades e pode garantir que tudo esteja sendo feito de acordo com as expectativas.

Assim, uma empresa que vende controlador de acesso externo, por exemplo, por ser muito cuidadosa, sempre está atenta a todos os sinais, e sempre monitorando a gestão para que nenhum tipo de problema possa surgir em relação a gestão das tarefas do time.

Conceito de Microgerenciamento

O microgerenciamento é uma prática de gestão em que o líder monitora e controla minuciosamente cada detalhe do trabalho dos colaboradores. Essa abordagem pode ser boa ou prejudicial e afetar negativamente a produtividade e o clima organizacional.

Um exemplo de microgerenciamento pode ser visto no caso de impermeabilização de calha. O líder que adota o microgerenciamento pode interferir muito em cada etapa do processo, desde a seleção dos materiais até a execução.

Analisando minuciosamente cada detalhe e não dando espaço para que os colaboradores tomem decisões ou ajam com autonomia. Mas isso só pode, por um tempo, visto que esse tipo de conduta não pode ser usada de forma excessiva, mas só em momentos específicos.

Se o líder ficar constantemente realizando cobranças e exigindo atualizações com frequência por um longo período, pode gerar estresse e desmotivação na equipe.

Em vez de permitir que os colaboradores usem a experiência e conhecimento para fazer o trabalho de forma eficaz, o líder que adota sempre o microgerenciamento pode se envolver em cada aspecto do processo, atrapalhando a autonomia e criatividade dos funcionários. 

Isso pode gerar uma cultura de desconfiança e falta de motivação, afetando negativamente a performance e a produtividade da equipe.

Como identificar o Microgerenciamento em uma empresa?

Um dos sinais mais óbvios de microgerenciamento é quando o líder está constantemente monitorando cada parte do trabalho dos colaboradores, verificando minuciosamente cada detalhe e exigindo atualizações constantes. 

Esse tipo de conduta pode gerar desconfiança e falta de autonomia na equipe. E pode acarretar em resultados ruins.

Outro sinal de microgerenciamento é quando o líder se envolve em todas as decisões, mesmo aquelas que estão abaixo do nível da função. Isso pode levar a um espaço de trabalho em que os colaboradores não são capazes de tomar decisões ou agir sozinhos.

Além disso, quando um líder começa a gerenciar aspectos que normalmente não estariam sob sua função, como a seleção de materiais ou a escolha de ferramentas, isso pode ser um sinal de microgerenciamento.

Outros sinais vão incluir a falta de comunicação aberta e transparente entre o líder e o time, a desmotivação dos funcionários, o aumento do absenteísmo e do turnover, a falta de inovação e criatividade na equipe e a tensão e estresse no local de trabalho.

Dicas de como se livrar desse problema na gestão

O microgerenciamento é um problema que pode afetar a produtividade e o clima organizacional de uma empresa. Felizmente, há algumas dicas que podem ajudar a se livrar desse problema na gestão. A seguir, serão mostradas algumas dicas úteis.

Uma das dicas mais essenciais é delegar tarefas e responsabilidades aos membros da equipe. Isso possibilita que eles se sintam empoderados para tomar decisões e fazer as tarefas de forma mais independente. 

Além disso, isso ajuda a evoluir as habilidades dos colaboradores, aumentando a confiança em suas próprias capacidades técnicas.

E outra dica essencial é estabelecer expectativas claras em relação às tarefas e também responsabilidades de cada funcionário. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e garante que todos no time estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos finais. 

É essencial lembrar que o objetivo não é simplesmente delegar atividades, mas sim fornecer o contexto correto para que a equipe possa fazer o trabalho com eficácia.

Outra dica é possibilitar que os colaboradores tenham um certo grau de liberdade em relação a como realizam as tarefas. 

Isso pode incluir horários de trabalho flexíveis, possibilitar que trabalhem em suas próprias rotinas ou, até mesmo, escolher os instrumentos ou técnicas que usam. Isso pode elevar a satisfação dos funcionários e também melhorar a produtividade.

E uma das formas de uma empresa combater o microgerenciamento, é que os líderes permitam que os funcionários escolham a cor da divisória de pvc para quarto, por exemplo, para que se desenvolva uma percepção maior de autonomia entre todos eles.

Desvantagens do Microgerenciamento

O microgerenciamento é uma prática comum em várias empresas, mas apresentam várias desvantagens. Algumas delas incluem:

Falta de confiança

O microgerenciamento pode levar a uma falta de confiança dos funcionários em suas próprias habilidades e no líder da equipe. 

Perda de produtividade

Quando os colaboradores são micro gerenciados, podem se sentir desmotivados e com uma falta de autonomia, o que pode levar a uma grande queda na produtividade.

Sobrecarga do líder

O líder da equipe pode acabar sobrecarregando ao tentar gerenciar todos os detalhes do trabalho, o que pode levar a um alto nível de estresse e falta de tempo para as outras atividades fundamentais.

Clima organizacional ruim

O microgerenciamento pode levar a um espaço de trabalho tenso, com colaboradores sentindo-se desvalorizados e muito controlados.

Falta de inovação

Quando os colaboradores não têm autonomia para raciocinar e agir de modo independente, pode haver uma falta de inovação e criatividade na equipe.

Alternativas ao Microgerenciamento

O microgerenciamento pode ser um tipo de abordagem ruim para a gestão de equipes em uma organização. Por isso, esse tópico vai servir para que uma empresa que vende tenda de lona para festa, por exemplo, escolha a melhor alternativa de gestão.

Felizmente, há várias alternativas que podem ajudar a manter a equipe motivada e produtiva sem a necessidade de gerenciar detalhadamente cada tarefa. Algumas opções ao microgerenciamento incluem:

  1. Delegação de tarefas;
  2. Comunicação clara
  3. Autonomia e confiança;
  4. Feedback construtivo;
  5. Cultura de colaboração;
  6. Desenvolvimento de habilidades.

É essencial que os líderes experimentem variadas abordagens para encontrar a que melhor se adapta à sua equipe e empresa.

Considerações finais

Enfim, o microgerenciamento pode ser uma prática prejudicial na gestão de equipes, levando a uma série de desvantagens.

É função dos líderes achar um equilíbrio entre controlar o trabalho da equipe e dar a eles a autonomia necessária para realizar o trabalho de forma eficiente e eficaz. É isso que uma empresa que vende toldo fixo para porta, por exemplo, deve estar atenta.

É essencial lembrar que o foco final é o sucesso da empresa e, para isso, é preciso que os colaboradores estejam engajados e motivados a trabalhar em direção a esse objetivo. 

Assim, é fundamental que os líderes saibam a importância de adotar uma abordagem mais colaborativa e flexível na gestão de todas as equipes, para que todos possam trabalhar em conjunto a procura do sucesso da empresa.

Por fim, esse deve ser o foco de todos em uma empresa que vende escada de granito branco, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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