4 dicas para fortalecer a sua loja virtual
A loja virtual é um modelo de negócio que a princípio parece ser muito fácil de manter, mas quem investe nesse tipo de empreendimento se depara com um mercado extremamente concorrido.
Todo empreendedor tem como objetivo garantir o sucesso de seu negócio, seja ele físico ou digital, e para isso, precisa trabalhar em ações que tragam todo o retorno para seus investimentos.
A base para o sucesso de uma loja virtual é a satisfação dos clientes, e para isso existem estratégias que são trabalhadas diretamente no site, mas que estão além da precificação de produtos ou de frete grátis.
Os consumidores estão cada vez mais adeptos das compras online, e ao mesmo tempo que isso traz oportunidades de vendas, também aumenta a concorrência entre os negócios do setor.
O desafio é grande, mas é perfeitamente possível fortalecer a plataforma para aumentar os lucros. Procurar maneiras de inovar é uma das melhores formas de fazer isso, tendo como base as estratégias online.
Em lojas que estão começando agora, é comum que o empreendedor tenha que cuidar de tudo isso sozinho.
Para ajudar nesse processo, o artigo vai explicar algumas estratégias que ajudam a fortalecer a loja virtual, como oferecer uma boa experiência de compra para os clientes e falar sobre a importância do marketing digital para as lojas virtuais.
Estratégias que fortalecem a plataforma
O primeiro passo é investir em estratégias que vão fortalecer a loja online, algo que pode ser feito por meio de ações como:
1. Cuidar do layout da página
Para garantir a boa navegabilidade e a experiência do consumidor, é fundamental que o layout seja agradável e atraente. Se a loja estiver bem organizada e com bons elementos visuais, poderá ser acessada de qualquer aparelho.
Hoje em dia, quando alguém quer saber sobre alguma coisa, por exemplo, placa personalizada para loja, costuma fazer pesquisas diretamente pelo celular, e é justamente por isso que a loja tem que se adaptar a qualquer tamanho de tela.
O layout responsivo é imprescindível para aumentar as vendas, além de garantir que as páginas da loja apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
2. Escolher boas imagens
Uma imagem de qualidade faz a diferença na hora de demonstrar um produto para os clientes e está entre as estratégias mais importantes.
Assim como o consumidor gosta de olhar o produto na loja física, na loja online só tem como fazer isso por meio das imagens publicadas, então, elas precisam ser capazes de mostrar os produtos de vários ângulos.
Uma das melhores opções para fazer isso é por meio dos vídeos, visto que eles mostram claramente todos os detalhes do produto.
3. Cuidar das entregas
Para o cliente, a compra só é finalizada quando ele recebe o produto em casa, por isso é tão importante ter um cuidado especial na hora de escolher quem será a transportadora responsável pelas entregas.
Muito além de fazer a divulgação por meio de publicidade em aeroporto e outras estratégias dentro e fora da internet, o processo de entrega também precisa ser muito bem trabalhado.
A marca deve fugir de atrasos e só prometer o prazo que realmente consegue cumprir, caso contrário, pode prejudicar sua reputação.
4. Variar as opções de pagamento
Para não perder vendas, é fundamental variar as opções de pagamento. Além do cartão de crédito, os consumidores também trabalham com outras modalidades, como:
- Boleto;
- Transferência;
- Débito;
- PIX.
Quanto mais opções a loja oferecer, mais fácil de quebrar objeções e efetivar as vendas na plataforma.
Como oferecer uma boa experiência de compra
Além de investir em estratégias que vão fortalecer a loja virtual, também é muito importante proporcionar uma boa experiência de compra, e uma das formas de fazer isso é por meio de um atendimento impecável.
É muito desagradável quando o cliente acessa o canal e não consegue encontrar o produto que precisa, não consegue finalizar a compra, entre outras situações que atrapalham a experiência e a navegação.
Quando isso acontece, uma empresa de serralheria grades precisa oferecer um bom atendimento para ajudar o usuário e permitir que ele prossiga com o que deseja.
As pessoas estão cada vez mais apressadas e isso se deve à rotina do dia a dia, é por isso que o canal de vendas também precisa oferecer praticidade. Só que a agilidade e a rapidez não podem prejudicar a qualidade do serviço prestado.
Supondo que a loja confirmou que a entrega seria realizada no próximo dia útil, então deve cumprir o prometido. Se isso não for feito, o cliente pode se sentir enganado, algo que prejudica muito a reputação da marca.
Por fim, a loja também deve oferecer uma boa experiência de compra ao vender produtos de excelente qualidade e trabalhar seu pós-venda.
A relação com o cliente depois que ele compra, por exemplo, porta versatik 3 folhas, é fundamental para que ele se sinta realmente satisfeito e volte a comprar mais vezes.
Importância de investir em marketing digital
O marketing digital se tornou o principal meio para divulgar produtos e serviços por que os consumidores estão cada vez mais conectados, e tendo em vista que a loja virtual depende da internet, então também precisa investir em marketing digital.
Um dos motivos que explicam sua importância para as plataformas de vendas é o fato de ser financeiramente acessível. As estratégias de marketing pela internet são muito mais baratas do que as estratégias offline.
Mas ao passo que são mais em conta, também trazem um excelente retorno sobre os investimentos, e isso acontece porque todas as ações são direcionadas para um público específico, o que torna as campanhas mais assertivas.
Fazer marketing pela internet é muito burocrático porque tanto um grande fabricante de móveis para sala planejada moderna quanto uma pequena loja virtual podem obter excelentes resultados, independentemente do valor investido.
O que conta no marketing digital não é o quanto a empresa investe, mas a forma como as estratégias são trabalhadas. Tudo parte do conhecimento sobre o público-alvo e da análise das campanhas para corrigir o que não funciona e aprimorar o que traz resultados.
Importância da análise de dados
Por falar em analisar informações, a análise de dados também é muito importante para melhorar as vendas de uma loja virtual.
As informações coletadas, por exemplo, sobre as preferências dos clientes, suas reações em relação às ofertas e até mesmo a experiência que estão obtendo ajudam a traçar estratégias de marketing e vendas.
Com base nessas informações, o gestor ou o responsável pelo setor de vendas terá acesso a dados e poderá até mesmo identificar erros cometidos pelas equipes.
Para uma loja de divisória para quarto drywall é uma forma de melhorar as decisões, melhorar a geração de leads, qualificar a equipe de vendas e tornar a experiência dos clientes mais positiva.
Até mesmo os processos de venda são melhorados e com isso as organizações conseguem vender mais e aumentar a satisfação dos consumidores.
Os dados analisados são provenientes de várias fontes, por exemplo, durante as interações com o cliente no atendimento, no preenchimento de formulários no site, troca de e-mails e até mesmo a maneira como os usuários se comportam no site.
Outros setores do negócio, como vendas, logística e RH também trazem informações valiosas que são coletadas por meio de uma ferramenta de gestão.
Em qualquer segmento de negócio, por exemplo, um fabricante de direção assistida elétrica, existe uma grande quantidade de dados presentes no dia a dia e eles devem ser usados para gerar relatórios úteis e práticos.
Com as lojas virtuais não é diferente e elas precisam determinar o objetivo ou estabelecer uma pergunta que deverá ser respondida por meio da análise de dados.
Isso torna o processo de coleta muito mais fácil, mas também é necessário organizar as informações coletadas e excluir dados que não são relevantes para a companhia.
Também é fundamental analisar os dados para compreender o que acontece com o setor de vendas e fazer uma leitura de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Para facilitar a análise de dados, tanto uma empresa que presta serviço de busca e entrega quanto uma loja virtual precisam de um bom software que vai automatizar a tarefa.
Considerações finais
Comprar e vender pela internet é uma atividade muito comum nos dias de hoje porque facilita a vida dos consumidores e traz oportunidades para aumentar as vendas dos lojistas.
Também é uma excelente opção para quem quer ter o próprio negócio, mas o canal só será um sucesso se o empreendedor estiver disposto a trabalhar em todas as estratégias que vão garantir seu crescimento e seu sucesso.
Ao seguir as práticas mostradas ao longo deste conteúdo, fica fácil fazer a plataforma de vendas se destacar, melhorar os lucros e conquistar clientes a cada dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.