7 Principais ferramentas de marketing para otimizar sua estratégia
Na internet, as ferramentas de marketing são equipamentos, sistemas e estratégias fundamentais para uma empresa alcançar reconhecimento e fazer uma melhor gestão da imagem e das campanhas da marca.
Inclusive, sem eles, corre-se o risco das estratégias de divulgação nunca serem tão precisas e sofisticadas, ou mesmo otimizadas quanto com o suporte de algumas plataformas.
Se você parar para pensar em marketing digital, descobrirá que não basta ter uma estratégia que lhe dê maior visibilidade online.
A verdade é que, sem construir a imagem do seu negócio de forma consistente no seu site, blog e redes sociais, você corre o risco de não ter os resultados esperados.
Mais ainda, para que essas ações sejam realmente efetivas e adequadamente acompanhadas, ferramentas para gerenciamento e mensuração se fazem necessárias, qualificando os resultados e ações.
Para evitar surpresas desagradáveis, conheça as 7 principais ferramentas de marketing para turbinar suas operações!
Uma introdução ao marketing digital
Podemos definir marketing digital como todas as ações feitas na internet para promover produtos, serviços e marcas.
Atualmente, essa é uma das principais estratégias para alcançar e construir relacionamentos com potenciais clientes da reciclagem de cobre, bem como dos mais diversos segmentos de atuação, visto o potencial de alcance e custo mais reduzido.
O conceito tradicional de marketing envolve incentivar os clientes a comprarem para satisfazer determinadas necessidades e desejos. Mas a forma de fazer isso mudou muito ao longo do tempo, de acordo com os avanços tecnológicos e os hábitos das pessoas.
Nesse aspecto, não podemos ignorar que, hoje, grande parte das pessoas está se conectando e usando a internet para fazer compras.
Por isso, o marketing digital aposta em métodos que aproximam clientes em potencial da máquina de solda Mig Mag sem ser invasivo ou tornar os contatos incômodos.
Nesse sentido, a ideia é produzir conteúdo instigante para atrair cliques, incentivar a navegação e, em última instância, as compras.
7 ferramentas de marketing indispensáveis
Como é perceptível, o marketing digital está intimamente ligado à tecnologia. Logo, nada mais justo do que usar ferramentas de apoio para concretizar as ações de forma mais eficaz.
A execução de uma estratégia de marketing exige que você tenha clareza sobre seus objetivos. Assim, para cada meta e ação, certas ferramentas se tornam necessárias, como:
- Enviar campanhas por e-mail;
- Segmentar anúncios em buscadores;
- Prestar atendimento ao cliente;
- Analisar padrões de comportamento.
As 7 ferramentas que vamos mostrar abaixo servem para diversos desses objetivos e outros mais. Leia e conheça!
- Google Analytics
Uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas, o Google Analytics tem como principal objetivo rastrear o tráfego de um site ou página web, seja um e-commerce, blog, campanhas em mídias ou mesmo aplicativos.
Com a plataforma é possível analisar relatórios e, além dos dados de experiência do usuário, é possível avaliar as características do público.
Ou seja, com o Analytics é possível verificar padrões como idade, sexo e interesses da audiência, bem como identificar/criar nichos de mercado dentro do público-alvo.
Cabe ressaltar, ainda, que a plataforma permite customizar o dashboard de acordo com as necessidades do negócio, destacando as métricas que melhor norteiam decisões – conforme os objetivos estabelecidos.
Nesse sentido, a loja de peças para compressor de ar pode conferir a quantidade de visitas, o tempo de navegação de cada uma, a origem do tráfego, os resultados das campanhas de marketing e muito mais.
- RD Station
Plataforma de automação de marketing, a ferramenta da RD Station possibilita criar e acompanhar diversas estratégias e layouts de marketing de forma automatizada.
Com isso, possibilita direcionar visitantes para os sites e transformá-los em oportunidades de negócios a partir de contatos sistematizados e o desenvolvimento de conexão mais humana – ainda que os processos sejam autônomos.
Uma funcionalidade muito interessante da ferramenta é o Business Intelligence, que permite entender quais canais e campanhas são mais rentáveis e relevantes para o público da marca.
Consequentemente, é possível verificar, por exemplo, como está o desempenho geral de fabricantes de máquinas e equipamentos industriais e analisar o retorno do investimento (ROI) de cada canal de contato.
- Ubersuggest
O Ubersuggest se destaca por seus muitos recursos gratuitos e por ser administrado pelo renomado especialista em marketing digital Neil Patel.
No entanto, seu trunfo está no planejamento de SEO, principalmente nos recursos de pesquisa de palavras-chave.
Outro ponto que contribui para o sucesso é a interface simplificada. Afinal, tudo está disponível em telas de fácil acesso e navegação intuitiva. Mais ainda, dicas são constantemente apresentadas.
Isso permite que todos que usam a plataforma se desenvolvam mais rápido e facilmente.
- Google Trends
Na prática, essa é uma ferramenta que permite medir o número de buscas por palavras-chave em um determinado período de tempo e avaliar os assuntos mais pesquisados pelos usuários no Google.
Ao pesquisar um termo de seu interesse, como “avaliação de conformidade”, você obterá um gráfico que mostra o volume de pesquisa ao longo do período escolhido.
Além disso, você pode filtrar os resultados por país, região, tipo de pesquisa e categoria de interesse.
Dessa forma, você pode escolher as palavras-chave que mais se adequam à sua estratégia, obtendo melhores resultados.
- Unbounce
Devido a importância de criar landing pages para divulgar um determinado produto ou serviço, o Unbounce foi desenvolvido para facilitar o desenvolvimento das páginas de conversão, aumentando esse índice.
A ideia é otimizar a captura de informações e converter esses contatos, evoluindo o funil de vendas.
Assim, com o Unbounce, qualquer pessoa pode criar uma landing page eficaz e facilmente.
Isso porque a plataforma é intuitiva e seus recursos são baseados no formato de “arrastar e soltar”, possibilitando levar elementos como caixas de texto, imagens e botões de ação para a posição que almeja, vendo rapidamente se o layout faz sentido ou precisa ser modificado.
Além disso, cabe ressaltar que o Unbounce pode ser integrado a ferramentas de gerenciamento de conteúdo, CRM e automação de marketing, sendo muito importante para reduzir tempo e esforço durante as estratégias e análise de dados.
- Trello
A maioria das iniciativas de marketing digital são multidisciplinares e envolvem muitas pessoas e áreas. Por isso, planejar e gerenciar todos os processos em andamento é uma tarefa muito complexa.
No entanto, para auxiliar na visualização e acompanhamento de atividades, o Trello pode ser bastante interessante.
Basicamente, essa é uma ferramenta colaborativa para organizar projetos, tendo um conceito baseado no método Kanban, mas em uma plataforma digital – podendo ser usado em smartphones e computadores.
A simplicidade do Trello é o segredo do seu sucesso. Ele possui uma série de recursos para gerenciar não apenas os projetos em andamento, mas também o desempenho de toda a equipe.
Graças à análise de tabelas, mapas, etiquetas e checklists, a gestão e atualização de prazos e status de cada projeto do e-commerce de filtros a vácuo, por exemplo, pode se tornar mais simples e intuitiva.
- BuzzSumo
O BuzzSumo é uma ferramenta muito eficaz para identificar o conteúdo de mídia social com melhor desempenho.
O funcionamento é bem simples: digite o tópico que você quer analisar na barra de pesquisa e o app retornará o conteúdo com os maiores compartilhamentos gerais e/ou separado pelas principais redes sociais.
Ao analisar o conteúdo mais compartilhado, é possível determinar a correlação entre palavras-chave, tipo de idioma, título, descrição, profundidade, entre outras informações que podem ajudar na produção ou otimização de seu cronograma de conteúdo.
Benefícios das ferramentas de marketing
As principais vantagens de recorrer ao uso de ferramentas de marketing para melhorar o relacionamento com o público e ampliar as vendas de máquina de fazer velas preço é a melhora da produtividade a partir da automação.
Crescimento rápido
O objetivo principal de todo negócio é crescer. Pode ser a receita, número de funcionários e até tamanho físico, estendendo-se a outras cidades e países.
Um sistema conectado torna isso muito mais fácil. Com uma plataforma unificada e ferramentas de marketing digital integradas, os desafios de crescer são menores.
Mais ainda, a facilidade em visualizar os dados e processos de forma mais prática torna as ações mais escaláveis e o desenvolvimento rápido.
Para que isso seja possível, o sistema deve corresponder aos objetivos do negócio.
Por fim, informações e processos relacionados a marketing, vendas e outros setores ficam centralizados, independentemente da localização das equipes, criando uma comunicação mais ágil e clara.
Acesso aos dados
A análise de dados é crucial para qualificar os processos e aumentar o desempenho, principalmente quando trabalhados de forma clara, em sistemas unificados e acessíveis.
Afinal, se essas informações estiverem dispersas, a gestão precisará consultar muitas fontes diferentes, o que gera confusão e falhas comunicativas, além de demandar mais tempo para que uma decisão crucial seja tomada.
Assim, com as plataformas, seja com foco em uma única ferramenta ou em aplicativos integrados, o nível de confiança aumenta.
Dessa forma, você pode tomar decisões melhores e com mais rapidez, gerando benefícios para toda a empresa decapagem química, por exemplo.
O compartilhamento de informações entre softwares também é automatizado, evitando erros.
Coesão dos processos
Os processos ganham muito com a integração. Afinal, ao usar uma plataforma que reúne diversos setores, processos e dados, você naturalmente gastará menos tempo pensando e implementando novas metodologias ou verificando informações para tomar decisões/traçar estratégias.
Portanto, é essencial que as ferramentas de marketing digital que sua empresa utiliza se comuniquem perfeitamente entre.
Do primeiro contato com o marketing ao atendimento, até a efetivação de compra e setor de pós-venda, tudo pode ser integrado, facilitando a vida de gestores e colaboradores que poderão se dedicar mais às estratégias e seus resultados.