Estilo de vida

A relação entre o erosão dentária e a refluxo

Você já ouviu falar em erosão dentária? Esse é um problema bucal que acontece devido ao contato dos dentes com ácidos que podem acabar dissolvendo ou gastando os esmaltes dentários, o que por sua vez causa uma série de consequências, como a mudança da coloração dos dentes e a sensibilidade dentária. 

Isso tudo porque, com a perda de parte do esmalte dental, o dente perde sua película de proteção e, assim, as bactérias e microrganismos conseguem afetar mais facilmente os tecidos internos dos dentes, causando a sensibilidade, por exemplo, problema que leva a dores intensas e acaba diminuindo a qualidade de vida do paciente.

Tendo essas informações de base, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da erosão dentária, além de compreender qual a ligação dessa doença bucal com o problema de refluxo, compreendendo os principais tratamentos clínicos para essa doença bucal, assim como procedimentos estéticos, como por exemplo o clareamento dentário.

O que é a erosão dentária?

É sempre muito importante buscar conhecer os diferentes tipos de doenças bucais, a fim de tentar evitá-las, ou até mesmo identificá-las, para que seja possível buscar o tratamento necessário, já que a saúde bucal é extremamente necessária para a conquista de uma boa qualidade de vida.

Sendo assim, é importante saber e conhecer a erosão dentária, problema bucal sério que pode levar a uma série de sintomas, como a sensibilidade dos dentes.

A erosão nada mais é do que a perda estrutural dos dentes, da qual acontece através de um processo químico, gerado a partir do contato dos dentes com substâncias ácidas. 

Ou seja, esse ácido vai ser o responsável por desgastar o esmalte dental, fazendo com que esses dentes percam a sua maior proteção. Vale destacar que neste processo não há bactérias envolvidas.

Por ser desencadeada pela presença de ácidos, este processo acaba sendo comum em crianças com refluxo gastroesofágico, principalmente os jovens que fazem uso de um aparelho dental transparente.

Qual a relação do refluxo com a erosão dentária?

Para entender qual a relação dessas duas coisas, primeiro é preciso entender o que é o refluxo. Pois bem, o refluxo gastroesofágico nada mais é do que um tipo de doença estomacal que é causada pelo desequilíbrio entre as barreiras anti refluxo e os fatores agressores. 

Isso porque, em situações onde o paciente tem o funcionamento normal do estômago, depois de engolir o alimento, o mesmo deve passar pelo esôfago, passar por um músculo chamado esfíncter e chegar ao estômago. Este esfíncter serve para evitar que o alimento, uma vez no estômago, retorne ao esôfago.

Entretanto, em casos onde o paciente apresenta um quadro de refluxo, o esfíncter fica relaxado e os alimentos, juntamente com o suco gástrico, voltam ao esôfago, chegando também à cavidade bucal.

Vale a pena destacar que o suco gástrico é extremamente ácido e pode causar, além da irritação do esôfago, o desgaste dos dentes.

Dessa forma, é justamente nesse ponto que a erosão dentária se relaciona com o refluxo, já que essa doença gástrica pode acabar levando ao desenvolvimento da erosão, problema que pode levar a tratamentos como a necessidade de colocar implante em uma clínica de implante dentário, ou até mesmo causando sintomas como: 

  • Hipersensibilidade dentária;
  • Transparência nas pontas dos dentes;
  • Descoloração dos dentes;
  • Fissuras e rachaduras nos dentes.

O eficiente é procurar o tratamento no momento em que os primeiros sintomas aparecem, evitando a agravamento.

O que causa a erosão dentária?

Assim como já vimos acima, uma das possíveis causas da erosão dentária é justamente um quadro de refluxo.

Entretanto, para além do refluxo, existem outras situações que podem levar a esse problema bucal, como por exemplo o consumo de alimentos muito ácidos com frequência e, até mesmo, a realização de clareamentos dentais feitos de forma errada. 

Portanto, para se certificar que está realizando um clareamento dental seguro, não deixe de consultar um profissional dentista, ou até mesmo pesquisar por: “clareamento dental caseiro antes e depois”. 

Como funciona o tratamento?

O tratamento desse problema bucal vai variar de acordo com o tipo de desgaste que foi gerado no dente do paciente. Assim, nos casos iniciais, são realizados tratamentos conservadores, como a aplicação de selantes e agentes adesivos para reduzir a progressão da lesão.

Além disso, também é comum que o paciente tenha que realizar algumas aplicações de flúor para aumentar a resistência do esmalte à alimentos ácidos, além de colutórios contendo fluoreto de sódio e laser para sensibilidade. 

Em suma, tratamentos estéticos também podem ser uma opção. Para saber ainda mais sobre esses procedimentos, basta pesquisar por clareamento dental preço, por exemplo. 
Para mais conteúdos relacionados à Educação, Turismo, Tecnologia e Saúde, acesse nosso portal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo