SociedadeTecnologia

Tecnologias para redução de carbono e sustentabilidade

A redução de carbono é um processo que tem como objetivo limitar o aquecimento global, para que ele possa se aproximar dos níveis pré-industriais.

Para alcançar esse objetivo, a cada 5 anos os países membros que estiveram presentes no Acordo de Paris apresentam suas contribuições e falam sobre os planos de ação climática.

Para evitar as consequências catastróficas das mudanças climáticas, diversos setores da economia, como no caso da tecnologia da informação, tentam manter as emissões de gases de efeito estufa de acordo com o estipulado pelo acordo.

Só que muitas empresas, principalmente os pequenos negócios, se perguntam o que podem fazer diante do compromisso de reduzir a pegada de carbono. A boa notícia é que existem várias ações que podem ser realizadas.

Até mesmo em casa isso pode ser feito, por exemplo, ao optar por aparelhos energeticamente eficientes, visto que a geração de energia elétrica reproduz uma pegada de carbono maior.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar as tecnologias que ajudam a reduzir o carbono como elas podem ser aplicadas em alguns setores quais são os benefícios da redução de carbono e as práticas que podem ser adotadas.

Tecnologias que servem à redução do carbono

Empresas de diversos setores, como automotivo, de energia e metalúrgica, estão desenvolvendo maneiras de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, e para isso contam com a ajuda da tecnologia.

Um exemplo disso é um sistema multicombustível para aviões de pequeno porte, além de uma plataforma inteligente que faz o gerenciamento de eletricidade.

Também existe um projeto para eliminação do tanquinho que surgiu como uma evolução para a injeção eletrônica flex existente hoje.

Empresas de outros setores, como uma especializada em impermeabilização de telhado de zinco, precisam acompanhar essas transformações porque elas vão ajudar a preservar o meio ambiente.

Para o projeto, iniciou-se uma pesquisa em 2003 com o objetivo de preparar o álcool na quantidade certa, de modo que fosse queimado dentro do motor apenas no momento da partida.

Eliminar a necessidade de usar gasolina para a partida a frio é um trabalho complexo por conta das características físicas e químicas do álcool que não consegue queimar abaixo de 15°.

O tanquinho de gasolina funciona como um emissor de poluentes porque é acionado quando o catalisador ainda está frio, e ele é capaz de reduzir a poluição provocada por emissões de gases nocivos como hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio.

Como aplicá-las apropriadamente?

As tecnologias disponíveis para redução de carbono podem ser aplicadas em vários setores, como transporte, energia e indústria.

No caso da indústria, como um fabricante de ribbon misto 110×450, é uma opção instalar sensores nas chaminés de alto-forno se outras saídas para identificar gases danosos para o meio ambiente.

A organização também pode usar placas eletrovoltaicas que determinam a melhor forma de aquecimento da água, levando em consideração o horário, a temperatura e a demanda.

Também existem tecnologias que impulsionaram a comercialização de créditos de carbono que ajudam a compensar emissões. O uso de blockchain ajuda a rastrear esse processo e ter mais confiabilidade.

Algumas companhias aéreas investem em tecnologia e adquirem créditos, instalando em suas aeronaves uma atualização eletrônica que melhora a trajetória do pouso, tendo como propósito reduzir cerca de 60 mil toneladas de carbono anualmente.

Mas antes de investir em qualquer recurso tecnológico, uma das coisas mais importantes é conhecer a pegada de carbono para poder reduzi-lo.

Atualmente, existe uma boa variedade de softwares, dos mais simples aos mais sofisticados, que ajudam a determinar de maneira precisa como conseguir ganhos em curto prazo, além de ajudar a prever e a planejar as reduções em longo prazo.

Benefícios de utilizar tecnologias para redução de carbono

Um fabricante de malha pop galvanizada deve investir na adoção de tecnologias para redução de carbono por conta dos benefícios que elas trazem. Alguns deles são:

  • Mais economia;
  • Valoriza o ESG;
  • Fortalece a marca;
  • Gera menos resíduos.

Investir em ações sustentáveis melhoram o desempenho do negócio, como no caso da redução do consumo de energia, que além de ser uma prática sustentável economicamente, diminui o desperdício.

Atualmente, existem tecnologias sustentáveis que as empresas podem usar para incinerar resíduos e transformá-los em energia para os processos internos. O lixo, por exemplo, pode gerar vapor, eletricidade e água quente.

Investir em iluminação de LED também aumenta a eficiência energética, além de reduzir o consumo. São materiais que podem ser aproveitados sem causar nenhum tipo de impacto ambiental e que também ajudam a reduzir custos económicos.

Ter responsabilidade social se mostra como um investimento para as organizações, e um exemplo disso é o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e ele avalia 3 critérios nos empreendimentos.

Ter governança ambiental, social e corporativa é imprescindível para avaliar a sustentabilidade e o impacto social de determinado investimento.

Se um fabricante de forro de gesso liso com tabica é ESG, então seu foco é a sustentabilidade ambiental, além de proporcionar um ambiente profissional saudável para os colaboradores.

Toda empresa sabe que precisa ter uma relação positiva com os clientes, e a partir do momento em que adotam tecnologias sustentáveis, mostram uma boa imagem no mercado e que se preocupam com a proteção ambiental.

Desenvolvimento social é um comprometimento que equilibra a corporação e o interesse comercial, além de fortalecer outras várias da marca, como a ambiental.

Uma das formas de aumentar esse engajamento é promovendo mais qualidade de vida, com base em sustentabilidade.

A companhia precisa enfatizar as ações que adota a favor do meio ambiente para melhorar a imagem de sua marca e mostrar que realmente está empenhada em reduzir os impactos negativos.

Por fim, as tecnologias limpas usadas por uma empresa de tratamento de concreto a vista controlam a geração de resíduos e trabalham com processos que tornam as operações mais eficientes.

Hoje em dia, existem sistemas que automatizam o controle e a gestão de resíduos, com o objetivo de reduzir o espaço de armazenamento e trazer alternativas mais econômicas para a organização.

O uso de recursos renováveis e a diminuição de reservas de recursos naturais são alguns dos benefícios de tecnologias sustentáveis, mas também agrega uma dimensão econômica por minimizarem os impactos ambientais.

Práticas para redução de carbono

As empresas podem adotar algumas práticas que ajudam a promover a sustentabilidade e a alcançar metas para reduzir a emissão de carbono.

Em primeiro lugar, a companhia precisa promover a sustentabilidade, e existem alguns pilares que precisam de atenção para que o negócio possa tratar as emissões de carbono e melhorar sua cadeia produtiva.

No caso de um fabricante de materiais para construção de telhado madeira roliça, recomenda-se mensurar e divulgar as emissões e ter um objetivo para reduzir e adotar um plano transitório para a economia de baixo carbono.

Também recomenda-se fazer investimentos financeiros que reduzem, mitigam ou zerão as emissões, além de influenciar e educar o mercado para que clientes, fornecedores, parceiros e funcionários façam a mesma coisa.

São ações que formam um conjunto de pontos de partida interessantes, mas podem ser muito difíceis para negócios de pequeno porte, e eles acabam perdendo a motivação de fazer melhorias.

Entretanto, está ao alcance deles priorizar parceiros e fornecedores que se mostrem responsáveis ambientalmente em seus processos, depois isso estimula o crescimento dessas organizações e elas conseguem aumentar o impacto social.

Uma confecção de uniforme avental personalizado pode organizar campanhas para reduzir o uso de itens descartáveis, pedindo aos funcionários que utilizem copos ou canecas pessoais e que adotem ações sustentáveis no dia a dia de trabalho.

É interessante criar medidas que vão reduzir o gasto de insumos e recursos não renováveis, como o uso da água dentro da empresa.

A gestão pode pensar em programas que vão reduzir o uso de automóveis entre os funcionários, como oferecer transporte fretado. Se não for possível, a empresa pode oferecer brindes e prêmios para quem adotar uma postura mais sustentável nesse sentido.

Por exemplo, se o funcionário de um fabricante de grelha tipo moeda foi trabalhar o mês todo com o transporte público ou conseguiu reduzir o uso do transporte particular ao menos uma vez na semana, pode receber uma folga a mais.

Considerações finais

Reduzir a emissão de carbono é muito importante para preservar a qualidade do ar e evitar vários problemas relacionados às mudanças climáticas que o planeta já vem enfrentando.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação da empresa, ela pode e deve investir tanto em soluções tecnológicas quanto em ações práticas que trazem impactos positivos.

Assumir esse compromisso ajuda a preservar o meio ambiente, além de melhorar a imagem da organização em seu mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo