Como se troca a resistência de um chuveiro?
Alguns aparelhos domésticos, como o forno elétrico ou o ferro de passar roupas, por exemplo, utilizam os resistores para seu funcionamento. É a tão conhecida resistência. Não é incomum ouvir alguém dizendo que a do chuveiro está queimada.
Um bom banho de chuveiro é o que todas as pessoas desejam, seja nos dias mais frios ou quentes, pois ele consegue relaxar o corpo e é um momento único, no qual tem-se oportunidade de pensar e refletir sobre vários aspectos da vida cotidiana.
Depois de um dia estressante, tentando vender várias peças de corrimão para sacada de madeira, é normal que o trabalhador mais queira ir para casa, ligar o chuveiro, tomar um banho e renovar as energias.
Porém, muitas vezes, isso acaba não acontecendo porque a resistência já não funciona mais, fazendo com que a água saia fria e, se for inverno, é impossível aguentar essa temperatura. Ela precisa estar quente.
A resistência do chuveiro, portanto, é a peça responsável pelo aquecimento da água e a sua vida útil é bem limitada, mas não é difícil encontrá-la em lojas especializadas, seja para um chuveiro simples ou um mais sofisticado e moderno.
Alguns fatores, como um volume de água muito baixo ou a mudança repentina da temperatura da água, podem fazer com que ela dure muito menos e essa situação deve ser evitada.
Muitas pessoas preferem adquiri-la em lojas pela internet e uma transportadora entrega expressa pode trazê-la mais rapidamente para o comprador.
Se for possível, é aconselhável comprar algumas unidades a mais, para não ser pego de surpresa quando ela queimar. A pessoa pode atrasar-se para compromissos sérios até conseguir outra para a troca.
Por que a resistência do chuveiro queima?
Algumas razões, abaixo listadas, podem explicar por que isso acontece, sem ser considerada a própria vida útil do chuveiro, como:
- Banhos com água muito quente e demorados;
- Problemas com os disjuntores elétricos na casa;
- A voltagem da residência não é igual a do chuveiro;
- A pressão baixa da água sobrecarrega o chuveiro;
- A fiação pode ser muito antiga.
Quando esses sinais são detectados, é necessário trocar a resistência do chuveiro, algo que é um problema doméstico habitual, mas muito fácil de ser solucionado, mesmo que a queima ocorra tarde da noite.
Por ser um procedimento simples, não é necessário pagar um eletricista, exceto se o morador perceber que pode ser um problema mais grave, que pode colocar a segurança da residência em risco, como um incêndio ou curto-circuito.
Entenda o funcionamento das resistências
O funcionamento do chuveiro ocorre de forma bem simples. Ele contém dois resistores, que é um fio em forma de espiral, elaborado com metais que possibilitam o aquecimento da água rapidamente.
Um fio é de alta potência e o outro de baixa potência de aquecimento, e o chuveiro também tem um diafragma de borracha. Os resistores ficam no interior do chuveiro.
Para selecionar a temperatura do banho que se deseja tomar, há, na parte externa, uma chave seletora que muda o tipo de resistência, aumentando ou diminuindo a potência do chuveiro, e alternando a temperatura da água para o banho.
Quando a água passa a circular dentro do chuveiro, ela pressiona o diafragma de borracha, que se aproxima dos contatos energizados da resistência, colocados no cabeçote do aparelho.
Assim, quando a água passa pelos terminais do resistor quente, ela fica aquecida, tornando o banho agradável, para que o trabalho com locação de máquina de café expresso profissional possa ser menos estressante no dia seguinte.
Saiba como trocar a resistência de forma segura
Quando o chuveiro não funciona, existem dois prováveis motivos. Um é porque a resistência pode estar queimada e outro é porque a rede elétrica da residência está com algum problema.
Seja qual for a razão, a resistência do chuveiro deve ser trocada de maneira segura, pois qualquer deslize pode provocar um acidente para quem está trocando. Portanto, é importante seguir as seguintes condutas:
- Confirmar se a água não está mesmo esquentando;
- Desligar a corrente elétrica da casa;
- Separar os materiais necessários para a troca;
- Fechar o registro de água;
- Desconectar o chuveiro dos fios e abri-lo;
- Limpar o chuveiro;
- Colocar a nova resistência;
- Ligar o registro de água;
- Ligar a energia da residência.
Os passos são bem simples, mas todo cuidado é pouco. Antes de qualquer coisa, a pessoa precisa confirmar se a água está ou não esquentado. Às vezes, a chave que regula a temperatura pode estar mal posicionada.
Se a água realmente não esquentar, o passo mais importante é desligar a energia elétrica da casa. Sem essa atitude, é impossível trocar a resistência, porque é muito provável que essa pessoa leve um choque.
Na sequência, mesmo que o conserto da persiana romana com bandô do quarto esteja esperando na fila das atividades do dia, as ferramentas necessárias para a troca devem ser separadas.
Faça isso mais tarde e, a princípio, não esqueça de secar o piso do banheiro, dentro do box, para não escorregar e cair.
Os materiais necessários para a troca, mas que nem sempre constam na maleta de ferramentas, são os seguintes:
- A resistência nova;
- Uma escovinha para limpar os buracos onde a água passa;
- Uma chave de fenda;
- Um alicate pequeno;
- Um banco ou escada para alcançar o chuveiro.
Então, já com a energia desligada e as mãos cobertas com luvas de borracha para proteção, e o registro da água fechado, desconecte o chuveiro dos fios elétricos e coloque-o em um lugar seguro.
Abra o chuveiro retirando o espalhador, tentando não danificar a borracha para não ocorrer vazamentos e, com o alicate pequeno, tire a resistência queimada, memorizando a sua posição.
Se uma foto de uma colmeia de roupas para loja pode ser tirada pelo celular, use-o também para tirar uma da resistência atual, para não errar na colocação da outra, quando for instalá-la.
Com a escovinha separada, limpe as partes do chuveiro para retirar as possíveis sujeiras que possam estar entupindo o espalhador, desobstruindo os furos.
É indicado, nessa hora, limpar o chuveirinho também para que tudo esteja bem limpo, pois é algo importante para a saúde já que, muitas vezes, ele não é usado no dia a dia.
Em seguida, com a ajuda do alicate novamente, verifique qual é a posição exata que a resistência precisa estar e encaixe-a com muito cuidado, deixando-a bem firme e inicie a montagem do chuveiro.
Após montá-lo, ligue-o novamente aos fios, abra o registro da água e deixe o aparelho ligado por algum tempo para a saída do ar da câmara, que precisa ser enchida mais uma vez de água, evitando a queima da nova resistência.
Se a água cair normalmente, feche o registro de água e desligue o aparelho. Depois, religue a energia elétrica.
Torne a ligar o chuveiro novamente e observe se, em todas as chaves que determinam a temperatura da água, ela esquentará. Se sim, o chuveiro pode ser usado. Se não, é preciso repetir o procedimento.
Tendo feito todos os procedimentos, já é possível pegar aquele aromatizador lembrancinha e colocá-lo no banheiro, afinal, tomar um banho quentinho, à noite, por exemplo, com um cheirinho bom é mais agradável.
Já que o tema abordado é a troca de resistência de um chuveiro, abaixo, a lista mostra alguns modelos que existem, apenas para conhecimento, tais como:
- Pressurizado;
- Eletrônico;
- Híbrido;
- A gás;
- Duchas;
- Digital;
- Solar;
- Blindado;
- Termostático.
Alguns desses modelos são mais fáceis de trocar a resistência e ela pode ser encontrada em lojas especializadas, de acordo com o modelo utilizado pelo morador, ou em lojas comuns como as de móveis para escritório de contabilidade.
Trocar uma resistência queimada de um chuveiro é fácil e pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha muito conhecimento. Caso ela não saiba muito bem, basta seguir as instruções que são encontradas no próprio aparelho.
Dicas para a resistência não queimar
É corriqueiro a queima da resistência de um chuveiro, porém nada que chegue a ser muito preocupante. A lista abaixo mostra algumas dicas de como evitar que ela queime, como:
- Abrir bem o registro de água;
- Não reutilizar a resistência;
- Reduzir a pressão da água;
- Evitar banhos muito quentes e longos.
Além disso, é válido relembrar que se a insegurança aparecer nesse momento, é muito simples: contrate um eletricista profissional. O valor pago pelo serviço vai valer a pena quando o chuveiro estiver com uma resistência nova.
Considerações finais
Trocar a resistência queimada de um chuveiro não requer estresse ou preocupações exageradas. Muitos donos de casa são verdadeiros experts no assunto e fazem isso com muita facilidade.
E, se alguém trabalhar excessivamente com vendas de kit especiarias gin e ficar extremamente cansado, só o fato de chegar em casa e poder tomar um bom banho, vai justificar totalmente o tempo gasto com a troca da resistência, que não será muito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.