Marketing Digital

Marketing Digital: diferença para loja virtual e loja física

O marketing digital é uma das estratégias mais utilizadas quando se trata de dar foco a uma empresa dentro do nicho mercadológico que atua, bem como conhecer seu público-alvo.

Esse foco se origina da promoção dos produtos, serviços e até mesmo da própria marca nas mídias digitais que são escolhidas dentro da estratégia que a empresa acabou se identificando.

Assim, um estabelecimento que presta serviços de conserto de celular tela quebrada pode optar por estratégias dentro das mídias sociais porque grande parte dos usuários as acessam pelos dispositivos móveis.

O marketing digital proporciona que as empresas possam fazer sua comunicação, bem como estreitar os laços com os clientes de uma forma mais direta e até mesmo personalizada, além de sempre buscar o momento certo para iniciar uma abordagem.

Embora possa ser um método que se encaixe de diferentes formas para diversos empreendimentos, existem distinções de estratégias de um negócio físico para uma empresa que atua no formato virtual, sem perder a importância para ambos os modelos.

Importância e vantagens do marketing digital

Quando uma empresa de tela de proteção de janela para gatos está pensando na expansão de seu mercado, ao se deparar com o marketing digital, pode se questionar sobre a importância e vantagens que as estratégias possuem, sendo algumas delas:

  • Presença online;
  • Segmento de qualidade;
  • Pouco investimento de capital no princípio;
  • Destaque entre a concorrência;
  • Resultados mais específicos. 

O marketing digital possibilita a criação de uma presença online por meio de sites, blogs, anúncios e nas redes sociais.

Essa presença pode contribuir com a segmentação do público-alvo que a empresa deseja obter, fazendo com que seus consumidores sejam qualificados para lhe dar o destaque no mercado e atender as expectativas que ambos possuem.

Uma das vantagens que caracterizam a importância do marketing digital é a não necessidade de um alto investimento para começar, podendo assim um fabricante de rede para sacada de apartamento começar com estratégias e meios que são gratuitos.

Isso faz com que a empresa que o utilizar tenha um maior destaque em relação aos concorrentes, sendo assim, uma forma de poder superá-los e conseguir captar mais clientes, podendo se consolidar dentro do mercado.

Por ser por meios online e virtuais, a análise de resultados que as estratégias estão obtendo podem ser vistos e controlados mais facilmente por conta da tecnologia envolvida nelas.

Determinando assim que os planejamentos que não estão dando certo possam ser revistos e melhorados, da mesma forma que os que estão obtendo resultados positivos possam ser mantidos ou então aprimorados. 

Divergências entre as lojas físicas e virtuais

O ambiente comercial acaba sofrendo constantes alterações quando se trata das formas de se fazer um negócio, sendo que antes, a compra de uma cortina blackout sob medida poderia ser somente feita em estabelecimentos físicos, hoje pode ser também pela internet.

Com a introdução dos meios digitais cada vez mais constantes na sociedade, adaptando as tarefas e automatizando processos, os estabelecimentos como lojas físicas acabaram se diferenciando dos que eram criados pela internet.

O e-commerce, que é traduzido para comércio eletrônico, vem ganhando cada vez mais espaço e público dentre os mais diversos modelos de atuação, seja com a venda de produtos ou também com as contratações de serviços.

Um dos principais pontos de diferença está em torno da localização e os horários de atendimento dos negócios, uma vez que os ambientes online estão disponíveis na hora que os consumidores desejam e podem ser acessados em diferentes dispositivos.

Deste modo, se um consumidor quiser comprar um regador de plástico infantil em um horário noturno fora do comercial, as lojas virtuais estarão disponíveis para atender ao seu pedido, ao contrário de uma tradicional, que se encontrará fechada.

Outra distinção entre esses modelos de negócio diz respeito aos custos que se tem para manter os empreendimentos funcionando. 

O e-commerce é algo mais econômico, visto que os gastos não são os mesmos de um espaço tradicional, que tem o aluguel comercial, além de documentações que devem ser mantidas com regularidades pelo local onde se está instalado.

Já pela internet, as contas e outros processos burocráticos podem ser mais simples de serem feitos, por estarem registrados como um outro formato de negócio.

O formato de atendimento ao cliente é outro ponto que acaba divergindo entre esses dois formatos de negócio, visto que o tradicional conta com uma relação mais humanizada de uma forma direta, enquanto o virtual deve mostrar essa humanização.

Isso porque grande parte do atendimento é feito através de meios tecnológicos que acabam transparecendo um contato mais “frio” e mais robótico, dando a missão para o e-commerce transparecer humanização em seu atendimento, mesmo sendo feito de modo digital. 

Vantagens e desvantagens entre loja virtual e física

Ao se pensar qual é a melhor forma de começar um negócio de persiana vertical para sala, alguns pontos devem ser analisados quando se trata de lojas que estão na internet, e aos comércios de formato tradicional.

As lojas físicas são as que podem ser encontradas em ruas, shoppings e centros comerciais, sendo elas de pequeno porte ou então franqueadas de grandes marcas.

Uma das principais desvantagens em torno destes estabelecimentos são os custos que se tem para estarem localizados naquele ponto, que quando mais próximos a centros comerciais ou financeiros, acabam tendo seus impostos mais altos.

Contas como de água e de luz também são um alto gasto, especialmente porque as tarifas que são cobradas em residências, não são os mesmos valores de uma tarifa comercial de lojas.

A disponibilidade da loja e sua segurança também são uma das desvantagens, isso porque ter um horário comercial acaba determinando até que momento o cliente pode comprar, e a segurança envolve os sistemas de alarme, bem como um seguro para o estabelecimento.

Em contrapartida, as vantagens das lojas físicas dizem respeito ao atendimento humanizado que passa ao cliente uma confiança na hora de explicar como funciona um película para vidro de janela, por exemplo.

Incluindo o fato de que o cliente pode ter um contato com o produto antes de consumi-lo, e até mesmo tirar as dúvidas com os vendedores no local.

As lojas físicas também permitem uma maior simplicidade quando se refere a troca de uma compra ou até a devolução total do produto, fazendo com que o cliente não precise esperar dias por um retorno, mas apenas alguns minutos para a solução.

Em caso de entregas, os modelos de loja física podem oferecer de forma grátis ou com um menor valor.

As lojas virtuais acabaram se popularizando dentro do mercado e movendo vários setores de forma que, esse espaço online, também fosse sendo conquistado pelos mais diversos nichos que existem e os que foram sendo inventados.

O baixo custo, a disponibilidade e a praticidade para se fazer as compras são as características vantajosas em torno das lojas virtuais, que apresentam uma maior abertura de horário para o cliente fazer as compras.

Incluindo a praticidade de páginas deste modelo serem acessadas por onde o cliente desejar, tanto por computadores, como em alguns casos por aplicativos em smartphones.

Se um consumidor desejar uma lavadora de vegetais industrial e só houver um dispositivo móvel por perto, esse aparelho conectado à internet poderá ser o meio para realizar a compra.

Os produtos em lojas onlines ainda contam com uma descrição mais detalhada, podendo incluir medidas, peso e outras informações que acabam sendo importantes para a venda do cliente.

Em contrapartida, as desvantagens também estão presentes nas lojas virtuais, sendo uma delas o atendimento que o consumidor pode considerar algo muito mecânico, e com isso, acabar se sentindo inseguro no processo.

Os atrasos na logística que os produtos podem ter são outro ponto que afasta os consumidores, principalmente se houver danos durante o trajeto e fazer com que a experiência de compra não seja tão positiva.

Outra questão que acaba afastando alguns consumidores é a restrição ao fornecer dados online e acabar sendo vítimas de fraude, portanto, deve-se contar com um sistema seguro para não haver vazamento de dados ou pontos similares que prejudique ambas as partes.

Considerações finais

As lojas virtuais e as físicas podem adotar as estratégias de marketing digital como uma forma de alavancar os seus empreendimentos, embora haja entre ambas distinções que devem ser levadas em conta quando o planejamento for elaborado.

Tanto as lojas físicas quanto as virtuais são importantes para o mercado, e que por meio delas pode haver buscas para uma evolução em seus nichos, de forma que seja benéfico para os comerciantes, como também para os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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