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Marketing multicanal: atraindo clientes de diversos canais

Marketing multicanal é uma estratégia que envolve o uso de diversos canais de comunicação e marketing para alcançar e envolver o público-alvo de uma empresa.

Em vez de depender de um único canal, como publicidade online ou redes sociais, essa estratégia utiliza uma variedade de plataformas, incluindo e-mail, redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios impressos, entre outros.

Seu objetivo é garantir que a mensagem seja consistente e que os clientes em potencial possam ser alcançados onde quer que estejam, tanto online quanto offline.

O marketing multicanal funciona reunindo dados e informações de várias plataformas e integrando-as para criar uma estratégia mais abrangente e eficaz.

Isso permite alcançar um público diversificado e se comunicar com as pessoas em diferentes pontos da jornada de compra.

Por exemplo, um cliente pode ser impactado por um anúncio nas redes sociais, depois receber um e-mail promocional, e finalmente fazer uma compra em uma loja física.

Esse tipo de abordagem permite que as empresas se adaptem às preferências dos clientes e maximizem o alcance da mensagem.

Com esse conceito em mente, o artigo vai explicar os benefícios do marketing multicanal, a diferença entre ele, o tradicional e o omnichannel, as vantagens do marketing multicanal e como utilizá-lo no negócio.

Benefícios do marketing multicanal

O marketing multicanal envolve o uso estratégico de vários canais de comunicação para alcançar e interagir com os clientes. Entre seus benefícios estão:

  • Aumento da presença online;
  • Alcance do público;
  • Mais engajamento;
  • Maior flexibilidade;
  • Clientes mais fiéis;
  • Otimização de recursos;
  • Melhora no atendimento.

Usar vários canais ao mesmo tempo permite que a marca tenha uma presença mais ampla na internet e alcance um público mais diversificado.

Uma empresa de LTCAT possui diferentes públicos e eles têm preferências distintas em relação aos canais de comunicação. Com uma estratégia multicanal, fica mais fácil alcançar segmentos de mercado variados de forma eficaz.

Ao estar presente em diversos canais, também é possível oferecer múltiplos pontos de contato, de modo que fique mais fácil interagir com a empresa da maneira que preferirem.

Se o negócio souber usar várias plataformas vai conseguir coletar dados e métricas de desempenho mais abrangentes, e elas ajudam a entender o comportamento do cliente e a otimizar estratégias.

Às vezes, pode ser que um dos canais não funcione bem, então a empresa consegue fazer os ajustes necessários e investir em outras plataformas que trazem resultados melhores.

A capacidade de interagir com clientes em diversos pontos de contato também ajuda a criar relacionamentos mais sólidos e duradouros, além da possibilidade de melhorar o atendimento ao cliente, permitindo que a pessoa escolha como quer entrar em contato.

Multicanal, marketing tradicional e omnichannel

Marketing multicanal, tradicional e omnichannel são abordagens diferentes para promover e interagir com os clientes.

Ao fazer marketing tradicional, uma marca de areia ensacada 20kg vai utilizar práticas que existiam antes da revolução digital e da internet. Ou seja, estará presente em canais como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors e mala direta.

Esse tipo de marketing utiliza uma abordagem unilateral, onde a mensagem é enviada para o público sem uma interação direta, além do mais, a medição dos resultados pode ser desafiadora.

Quanto ao marketing multicanal, envolve o uso de diferentes canais, tanto online quanto offline, para alcançar os consumidores. Entre as possibilidades estão o e-mail marketing, publicidade online, eventos, SMS, entre outros.

Cada canal funciona de forma independente, sem precisar de uma integração profunda entre eles, e isso porque o foco está em marcar presença em vários lugares para alcançar uma audiência mais ampla.

Em contrapartida, o omnichannel é uma abordagem mais avançada, com o propósito de criar uma experiência integrada e coesa, independentemente do canal usado.

Todos os pontos de contato com a empresa estão conectados, proporcionando uma experiência contínua e consistente para o consumidor independentemente de onde ele começa ou termina a interação.

Por exemplo, uma pessoa pode entrar em contato com uma escola que oferece curso de aeromoça em seu site e continuar a interação pelo telefone, sem perder o contexto.

Os dados e informações sobre o cliente são compartilhados entre os canais usados, permitindo oferecer atendimento personalizado e eficiente.

Vantagens do marketing multicanal

Além dos benefícios mencionados anteriormente, o marketing multicanal oferece outras vantagens que podem beneficiar a empresa.

Diversificar os canais reduzem o risco associado a depender de uma única plataforma, pois se ela estiver enfrentando problemas, como mudanças nos algoritmos de mídias sociais, o negócio terá outras opções para alcançar seu público.

Essa ação também facilita a expansão para mercados internacionais, permitindo que o negócio alcance públicos em diferentes regiões e culturas.

Se um cliente não responder em uma plataforma, o negócio pode tentar engajá-lo de outra forma. Por exemplo, se alguém não abriu o e-mail de uma empresa de treinamento bombeiro, ela pode segmentar essa pessoa com anúncios em redes sociais.

Diferentes grupos demográficos podem preferir canais distintos, mas ao implementar uma estratégia multicanal, é possível atender a uma variedade de grupos com mais eficácia.

Cada recurso fornece diferentes tipos de feedback e dados, o que ajuda a refinar as estratégias e a compreender melhor as preferências da audiência.

Estar presente em vários canais ajuda a solidificar a marca na mente dos consumidores, e quanto mais eles veem a empresa, mais familiaridade e confiança vão desenvolver.

Além do mais, usar vários canais pode ajudar a otimizar os gastos de marketing, direcionando recursos para aqueles que são mais eficazes e reduzindo os custos por aquisição de clientes.

Como criar uma estratégia?

Criar uma estratégia de marketing multicanal eficaz envolve vários passos importantes, e o primeiro deles é definir os objetivos da organização.

Uma escola que oferece curso nr11 e nr12 precisa ser específica ao definir seus objetivos, por exemplo, ao invés de querer aumentar as vendas, pode determinar que vai aumentá-las em 20% no próximo trimestre.

Além disso, é muito importante que os objetivos sejam mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo definido.

Depois de definir seu propósito, a empresa vai procurar conhecer seu público-alvo em detalhes. Levantar informações sobre os potenciais compradores vai ajudar a criar personas que descrevem os traços demográficos, comportamentais e psicográficos do cliente.

Essas informações, juntamente com pesquisas de mercado e análise de redes sociais, vão ajudar a entender os clientes.

Feito isso, é o momento de realizar uma pesquisa para determinar onde o público passa a maior parte do tempo online offline, incluindo redes sociais, blogs, mecanismos de busca, eventos locais, entre outros.

Na hora de escolher os canais, uma academia de dança com aula de samba deve considerar o ciclo de vida do cliente e em qual estágio ele pode estar, como conscientização, consideração, decisão ou pós compra.

É primordial manter a consistência da marca em todas as plataformas usadas, incluindo logotipo, paleta de cores, voz da marca e mensagens-chave.

Também é recomendável usar ferramentas de automação de marketing para sincronizar campanhas e mensagens em diferentes canais.

A companhia precisa personalizar o conteúdo para atender as expectativas de cada plataforma, por exemplo, no Instagram, o ideal é investir em conteúdo mais visual, enquanto o blog vai receber materiais mais detalhados.

Tudo isso deve ser feito com base no estágio da jornada do cliente, oferecendo informações úteis e educativas nas fases iniciais e informações mais específicas no processo de decisão.

Uma empresa de ligue bateria deve mapear a jornada do cliente em fases, como conscientização, consideração, decisão e pós-compra, criando conteúdos e estratégias específicas para cada etapa.

É essencial usar as ferramentas de automação de marketing para direcionar clientes de um estágio para o próximo de maneira personalizada.

A organização deve usar ferramentas de análise de dados para acompanhar o desempenho de cada canal, incluindo métricas como taxas de conversão, retorno sobre os investimentos, engajamento e crescimento da base de clientes.

As estratégias devem ser ajustadas com base nos dados e no feedback para melhorar o desempenho ao longo do tempo.

Um fabricante de divisória vidro temperado vai realizar testes A/B em diferentes canais e campanhas para determinar o que funciona melhor, estando disposto a adaptar e ajustar a estratégia multicanal com base nos resultados e nas tendências de mercado.

É primordial ter o cliente sempre em mente, certificando-se de que a experiência em todas as plataformas será consistente, agradável e centrada em suas necessidades.

Por fim, o negócio também precisa estar ciente sobre as estratégias de marketing de seus concorrentes e adaptar as táticas de acordo com o necessário para se manter competitivo.

Considerações finais

Embora o marketing multicanal traga diversos benefícios para os negócios, também pode ser muito desafiador.

Ele depende de uma gestão eficaz de todas as plataformas, além de uma integração consistente da marca em cada uma delas.

É necessário compreender profundamente o público e ter a capacidade de oferecer mensagens coerentes e relevantes em todos os canais.

Se a empresa souber incrementar do jeito certo, vai aproveitar uma estratégia versátil e que consegue acompanhar as constantes mudanças do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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