Dicas de marketing para uma loja online aumentar as vendas para o natal
Se o fim do ano costuma ser um dos períodos mais lucrativos para quem tem uma loja online, imagina um ano em que, além da Black Friday, Natal e Réveillon, ainda tem a Copa do Mundo, sem dúvida, um plus a mais nas vendas, super bem-vindo.
Segundo a NielsenIQ Bit, em termos de crescimento, os eletrodomésticos foram os produtos mais procurados no ano passado, apresentando um número 61% a mais de vendas, e as expectativas para esse ano são ainda mais promissoras.
O fato é que, apesar do cenário de incertezas, tanto econômica, quanto relacionadas à pandemia que, por mais que ela tenha dado uma trégua, ainda merece toda a atenção, o momento é ter foco total nas estratégias de marketing para poder aumentar as vendas não só de Natal, mas da Black Friday, e Copa do Mundo.
Pensando em lhe ajudar nessa tarefa, separamos aqui algumas dicas de marketing para que possa alavancar as vendas de sua loja online neste Natal. Confira quais são!
Dicas de Marketing para sua loja online
Apostar nas Redes Sociais, Email marketing, Whatsapp… essas são só algumas dicas de marketing de como tirar mais proveito das festas de final de ano, e Copa do mundo e, assim, conseguir aumentar suas vendas. Confira!
1. Prepare o WhatsApp da sua loja
Ultimamente, o WhatsApp vem sendo a ferramenta preferida para entrar em contato com as marcas, por isso, se sua loja ainda não possui uma conta nesta plataforma, é hora de dar um passo a mais, já que a ferramenta permite, entre outras coisas, programar respostas automáticas, disponibilizar um botão do WhatsApp no site para iniciar conversas, entre outras possibilidades.
A dica, portanto, é disponibilizar um link de WhatsApp para seus potenciais clientes, seja nas redes sociais ou outro canal de comunicação de sua loja.
2. Crie Landing Pages e pop-ups
Uma importante dica é criar uma Landing Page específica de Natal para poder captar algumas informações importantes dos Leads e conseguir enviar ofertas personalizadas.
Outra dica é investir em pop-ups, colocando-os em páginas estratégicas, como a home do seu site, por exemplo, para captar contatos de possíveis clientes.
Mas, atenção, procure sempre oferecer algum benefício em troca do email do Lead como, por exemplo, frete grátis, descontos, parcelamentos especiais, etc…
3. Envie emails personalizados
Após criar Landing Pages, pop-ups, formulários e etc, chegou a hora de usar esses contatos capturados e começar a planejar como serão as campanhas de email. A dica é criar segmentações, evitando enviar mensagens de Natal iguais para todos os clientes, sem segmentação nenhuma. É preciso enviar emails com ofertas que o seu público já demonstrou interesse em comprar, aproveitando as informações coletadas.
4. Página com ofertas
Uma importante dica também é criar uma página exclusiva para as ofertas de Black Friday e Natal, dessa forma, poder fazer campanhas direcionadas para as suas melhores ofertas, como “Processador de Alimentos Black Friday”, por exemplo, sempre aproveitando a força dessas datas. E, claro, não esquecer de destacar essa página dentro do seu site.
5. Sugestões de presentes
O Natal é uma data sentimental, assim sendo, ela não é focada em nenhum cliente especificamente, pois todo mundo é um potencial consumidor.
Uma dica, que costuma dar ótimos resultados, é criar páginas com sugestões de presentes, como para o amigo secreto (ou oculto) do trabalho, para família, filhos, pais, amigos e outras opções que você achar necessárias.
Podem ser divididas por valor e pelo perfil do presenteado, desde esportista, intelectual, atletas, entre outras categorias.
6. Ações nas redes sociais
Uma dica é usar as redes sociais para promover sua campanha de Natal,usando os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos, como as postagens patrocinadas em redes sociais como Facebook e Instagram.
E, claro, é importante tirar o máximo de proveito das redes, como os stories, por exemplo, que vêm conquistando, cada vez mais, as grandes marcas.
Mas, outra dica é investir em Marketing de Conteúdo nas redes sociais, ou seja, postar conteúdos relevantes em suas páginas, explicando vantagens de um determinado produto e coisas do tipo, e não apenas publicar ofertas.
7. Realize sorteios
Poucas estratégias possuem um potencial de alcance tão grande como sorteios, e o Natal é uma ótima época para isso. Só procure estar atento às regras.
8. Abuse do clima de Natal
Uma dica muito importante é abusar do clima dessa época, deixando seu site, ou redes sociais, com a cara das festas de final de ano. E nunca esqueça do sentimentalismo dessa época. Por isso, vale emocionar e fazer refletir.