Diversos

Bebidas ideais para cada momento

Você já observou que a maioria das celebrações que participamos é marcada por comidas e bebidas? Na festa de aniversário precisa ter bolo e refrigerante, a ceia de Natal pede um vinho, enquanto o Revéillon, um espumante; já no churrasco do domingo o que não pode faltar é a boa e velha cervejinha.

Só aí já deu para perceber que existe uma variedade de bebidas próprias para cada momento – o que inclui também alguns tipos de destilados, como  vodka, tequila, cachaça, rum e whisky. Pensando nisso, separamos uma seleção com as bebidas mais indicadas para cada ocasião.

Lembrando que essa escolha deve abranger também bebidas não alcoólicas, como sucos, batidas de frutas, água com e sem gás e refrigerantes. Dessa forma, você terá celebrações muito mais prazerosas e convidados muito mais satisfeitos com a sua festa.

Busque a harmonização dos sabores

Um aspecto interessante a ser considerado na hora de escolher as bebidas é a combinação com os alimentos que também serão servidos. Isso porque, geralmente, se escolhe primeiro o tipo de comida para, só então, pensar nas bebidas. O ponto é que estes dois elementos devem entrar em uma certa harmonia.

Esse estudo é chamado de harmonização, isto é, a combinação de diferentes sabores, de modo a considerar os contrastes e/ou semelhanças entre o que vai ser comido e o que vai ser bebido. O objetivo final é alcançar um equilíbrio desses sabores, sejam eles amargos, doces, salgados, ácidos, etc.

Nesse sentido, criamos uma lista com os principais tipos de bebidas que são servidas em diferentes tipos de eventos e celebrações, considerando os alimentos mais indicados para criar essa perfeita harmonização de sabores.

Champagne e espumante

Bebidas leves e com um ar extra de sofisticação e elegância, o champagne e o espumante devem ser servidos com refeições que também emanem leveza para se alcançar a harmonização ideal. É o caso de saladas, carnes grelhadas, queijos, aperitivos, frutos do mar, canapés e comida japonesa.

Para ocasiões como a ceia de Natal e de Ano Novo, os espumantes são excelentes, especialmente se servidos com carnes gordas assadas, como exemplo do pernil suíno, e de aves, como frango, peru ou pato.

Cerveja

A cerveja é uma das bebidas mais tradicionais nas festas brasileiras, mas é possível criar combinações a partir dos seus tipos. A Pilsen combina com as famosas comidas de boteco, amendoim e frutos do mar; enquanto a Weiss vai melhor com massas, comida mexicana e saladas.

Se a ocasião pedir um churrasco ou uma feijoada, a cerveja mais indicada é a do tipo Rauchbier, que é mais forte. Já para harmonizar com sobremesas e queijos, vale a pena apostar nas cervejas mais escuras.

Vinho

Para combinar com massas, queijos amarelos e carnes, o vinho tinto é a melhor opção. O vinho branco, por sua vez, fica perfeitamente harmonizado com frutos do mar e peixes; enquanto o rosé vai bem com opções mais leves, como saladas, carnes magras e verduras.

Lembre-se também que, por ser uma bebida mais quente, os vinhos devem ser servidos preferencialmente em épocas mais frias. Caso queira utilizar um tipo em uma temporada mais quente, prefira o branco ou rosé.

Coquetel

Por último, mas não menos importante, temos o coquetel, uma opção muito indicada para dias quentes que pedem uma refrescância extra. Aqui você pode abrir o leque de possibilidades para as bebidas não alcoólicas, por exemplo. Para estas, você pode misturar sucos naturais com água gaseificada ou chá gelado.

Sucos de frutas com bebidas gasosas podem ser o coquetel perfeito após a refeição; enquanto a versão com licores e cremes vai bem como aperitivo. Caso prefira os clássicos drinks, como a caipirinha, prefira servir antes do prato principal, também como aperitivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo