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Entenda o papel do mindset para engajar uma equipe

Cursos de mindset têm sido muito aplicados dentro das empresas para preparar os profissionais na forma como eles podem conduzir os seus trabalhos em diversas áreas, não só a administrativa, como também a comercial ou de vendas.

Esse conceito trata-se de uma predisposição psicológica de um indivíduo ou de um grupo ou equipe profissional, que identifica pensamentos e padrões de comportamento e a maneira como essas pessoas conduzem suas vidas e profissões.

O mindset é a forma como a mente é configurada para que se possa entender a visão psicológica individual de cada pessoa. É a maneira como cada um lida diante de suas dificuldades, baseado na experiência particular, adquirida durante a jornada da vida.

A capacidade do ser humano em ser único em seus pensamentos, ações, comportamentos e atitudes é que vai determinar como ele vai interagir com as demais pessoas na opinião a respeito de trocadores de calor, por exemplo.

O posicionamento individual, característica exclusiva de cada pessoa, bem como o modo como ela enxerga o mundo ao redor, também ocorre no mundo dos negócios empresariais.

É por isso que esse tipo de psicologia do desenvolvimento é amplamente aplicado no engajamento de equipes, que não está vinculado, necessariamente, ao talento e à habilidade especial que cada um possui.

Isso significa que o conjunto de ideias, crenças e valores de um indivíduo é que vai predominar diante de qualquer atitude que tenha de ser tomada, motivando-o a ir em busca de soluções e tomarem as suas decisões.

A percepção e conceito que cada membro de uma equipe de trabalho tem a respeito da revitalização de pintura automotiva é que vai facilitar ou não como o serviço pode ser vendido e afetar nos resultados financeiros da empresa.

Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. O mindset fixo é a capacidade que a pessoa tem em acreditar nas suas habilidade e inteligência, que são fatores imutáveis, pois o indivíduo já nasceu com elas e esse “dom” nunca muda.

Em outras palavras, ou o indivíduo é inteligente, ou não é, ou tem a sua habilidade, ou não tem. E é muito comum, nesse caso, que predomine a vaidade, a hostilidade e a exaltação dos talentos natos e isso pode levar ao fracasso.

O mindset fixo não acredita que o aprendizado e o esforço levem a uma mudança de pensamento e atitudes dos colaboradores de uma equipe a respeito de qualquer tipo de serviços terceirizados, por exemplo.

É muito raro esses profissionais se responsabilizarem pelos seus atos, porque é consideravelmente comum que eles usem motivos externos para justificarem suas atitudes quando algo dá errado na venda desses serviços.

Já o mindset de crescimento acredita que os obstáculos e as limitações, no caso profissionais, revelam uma oportunidade para superar e aprender aquilo que é necessário para que tudo dê certo no final.

As pessoas com mindset de crescimento são movidas por desafios e, para além do esforço aplicado, existe a crença no trabalho duro e no merecimento de benefícios pessoais e profissionais que aparecem mediante a qualidade daquilo que fazem.

Praticar e treinar é o caminho para o mindset de crescimento, aperfeiçoando a atenção, a memória e a capacidade de julgar, levando o indivíduo a mudar e melhorar de forma contínua, mesmo depois de erros cometidos ao trocar miolo de fechadura.

Importância do mindset para as empresas

A grande dificuldade das empresas é mudar o modo de pensar dos seus funcionários porque, na verdade, é necessário incentivá-los a pensar de maneira diferente da realidade das suas experiências e isso exige investimento em inovações.

O mindset é importante para a empresa no sentido de criar uma mentalidade diferente dos colaboradores para que isso resulte numa performance melhor e, consequentemente, isso vai afetar positivamente na produtividade.

O mindset também é importante nas organizações, pois deixa a vida profissional muito mais elevada, tornando os profissionais mais abertos e outros tipos de pensamentos e atitudes com relação ao serviço de cnc para vidro, por exemplo.

Como aplicar o mindset na rotina

Para usar o mindset em uma equipe profissional, é necessário seguir alguns passos muito importantes, tais como:

  • Trabalhar o autoconhecimento de cada colaborador;
  • Fazer planos para atingir o crescimento interno da empresa;
  • Incentivar a leitura dos colaboradores em diversos assuntos;
  • Aproximar-se de pessoas bem-sucedidas que sirvam de exemplo;
  • Focar nos aspectos positivos de cada funcionário.

Visto isso, para que fique ainda mais claro o entendimento, é importante aprofundar mais sobre cada passo mencionado

Trabalhar o autoconhecimento

A mudança positiva de ações, pensamentos e comportamentos de cada colaborador trabalha a forma como ele toma conhecimento de quem realmente é, trata-se de um processo para entender a forma de agir com máquina de xerox profissional aluguel.

Dessa forma, a empresa tem a oportunidade de realizar as mudanças necessárias da maneira como se trabalha com esse tipo de serviço, proporcionando o crescimento do funcionário, como também da própria organização.

Fazer planos de crescimento

Se a empresa almeja crescimento e uma rotina de trabalho melhor, é necessário fazer planos para manter-se focada nos objetivos planejados.

Portanto, é preciso analisar pensamentos e atitudes dos colaboradores, no sentido de modificar algo que possa prejudicar o bom desenvolvimento da empresa e do funcionário.

Incentivar a leitura

O hábito da leitura age sobre o inconsciente das pessoas, tanto profissionalmente quanto individualmente.

Esse costume ajuda os colaboradores a ampliarem seus conhecimentos técnicos e até os particulares, porque desperta insights para que seja possível descobrir outros caminhos para encontrar alinhamento e balanceamento perto de mim, por exemplo.

A leitura aumenta o repertório de diálogo positivo e produtivo, fazendo com que os membros da equipe sejam capazes de manter um relacionamento saudável e respeitoso, dentro da individualidade de trabalho de cada um.

Aproximar-se de pessoas bem sucedidas

O intuito aqui não é se aproximar dessas pessoas com o interesse de ganhar vantagens materiais ou financeiras.

A ideia é fazer com que os colaboradores estejam próximos a indivíduos que tiveram e têm grandes resultados nas suas trajetórias profissionais.

É uma oportunidade de aprender como eles agem, fazendo com que os funcionários passem a considerá-los como modelos, para se sentirem estimulados em vender rede de proteção removível para janela basculante, por exemplo.

Essas pessoas podem se tornar fontes de inspiração, e isso faz com que a organização consiga implementar as mudanças necessárias, desenvolvendo ainda mais o mindset de crescimento.

Focar nos aspectos positivos

Por mais que um colaborador cometa erros, a empresa deve sempre focar nos aspectos profissionais positivos que cada membro da equipe possui.

A diversidade de atitude e pensamentos não deve impedir o desenvolvimento da organização. A diversidade oferece inúmeras possibilidades de aprendizado. Os pontos negativos devem ser mudados e os positivos sempre aproveitados.

As adversidades que ocorrem e os desafios enfrentados diariamente têm poder de transformação, de fortalecer as condutas positivas, mas, principalmente, de ensinar a evitar os erros que podem ser eliminados.

De qual forma moldar o mindset?

No ambiente profissional, dos negócios, ou em qualquer setor da vida pessoal, o mindset deve ser moldado para que a empresa consiga manter um diálogo direto com seus colaboradores diante dos desafios e dificuldades do dia a dia.

Portanto, não adianta tentar modificar uma atitude se a mentalidade não for alterada. Por isso, é preciso fazer com que o mindset consiga alimentar pensamentos positivos e desafiadores, eliminando todo o vício anterior, que já pode estar implantado.

Considerações finais

O papel do mindset dentro de uma empresa é fazer com que seus colaboradores mudem suas atitudes e pensamentos, talvez viciantes, que foram implantados em suas mentes, prejudicando, assim, o desenvolvimento da empresa.

O mindset pode ser identificado através da forma como os colaboradores enxergam suas conquistas e como eles lidam com suas novas experiências profissionais, no sentido de identificar quais os medos que paralisam e impedem suas atitudes.

E a empresa deve estimular sempre os pontos positivos de cada colaborador para que ele não se sinta impotente diante dos seus fracassos que, obviamente podem ocorrer, mas não impede que ele possa caminhar para o sucesso junto com a empresa.

A forma como a entidade conduz os acontecimentos negativos que ocorrem, ela passa a enxergar nesse quadro ruim, a oportunidade de aprender como controlá-los, saindo da zona de conforto, ou seja, aquela em que é mais fácil demitir do que apostar no colaborador.

Certamente, não é fácil para a empresa conseguir mudar os pensamentos e atitudes dos seus funcionários, principalmente aquelas que já estão incorporadas em suas mentes. Porém, existem diversos cursos e profissionais que podem auxiliar nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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