Comércio EletrônicoSEO

Cinco principais erros de SEO em sites de comércio eletrônico

Erros de SEO podem ser encontrados em sites de todos os tipos; mas os erros de SEO de sites de comércio eletrônico existem em uma dimensão completamente diferente. 

Embora cada site seja importante à sua maneira, os sites de comércio eletrônico existem para fazer vendas dentro deles e nem sempre têm uma loja física para realizar as vendas. 

Portanto, a otimização correta do mecanismo de pesquisa de sites de comércio eletrônico é a chave para seu sucesso. 

Aqui, mostramos cinco erros principais de SEO em sites de comércio eletrônico que são alarmantemente comuns hoje em dia. A partir de um simples texto e rotulando maus hábitos, esses erros podem ser facilmente corrigidos uma vez identificados. 

Você pode ser culpado de alguns (ou todos) dos itens abaixo, portanto, use essas informações para corrigir os erros e direcionar ainda mais tráfego e vendas para seu site de comércio eletrônico.

Erro nº 1 – usar palavras e termos errados

Suas palavras-chave e termos de SEO devem corresponder às palavras e termos que as pessoas pesquisarão no Google. Imagine se você estivesse procurando um restaurante italiano em sua cidade – você pesquisaria algo como ‘restaurante italiano em São Paulo’ ou ‘restaurante italiano cidade de São Paulo’ etc.

Se as páginas da web de um restaurante italiano em São Paulo fossem otimizadas para palavras e termos como ‘bruschetta tradicional em São Paulo’; eles não aparecerão no topo da SER na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para os termos mais genéricos que estão sendo pesquisados. Não faz muito sentido otimizar páginas da web para termos de pesquisa que são muito específicos e pouco prováveis ​​de serem pesquisados.

Uma boa maneira de descobrir quais palavras e termos de pesquisa estão sendo usados ​​por seu público-alvo é analisar seu maior concorrente e ver quais palavras e termos parecem funcionar para eles. 

Software como o Spyfu ( https://www.spyfu.com/) podem ajudar com isso para mostrar os tipos de frases que direcionam o tráfego para sites concorrentes. 

Lembre-se de que, ao direcionar as mesmas palavras e / ou termos de um grande concorrente, você provavelmente estará competindo com uma empresa bem estabelecida que tem muito mais conteúdo em relação a esses termos do que você. 

No entanto, se você criar e curar consistentemente conteúdo de qualidade em relação a essas palavras e termos (pense em postagens de blog e conteúdo compartilhado), você pode provar ser uma competição para eles e até mesmo superá-los. Uma agência digital pode ajudá-lo com isso para obter resultados profissionais e eficientes.

Como corrigir esse erro de SEO: Pesquise e descubra as palavras-chave e os termos mais prováveis ​​de serem pesquisados ​​por seu (s) público (s) -alvo. Em seguida, certifique-se de que essas palavras e termos formem seu foco de SEO e apareçam na URL, títulos de página, conteúdo de texto, texto alternativo (dentro das imagens) e meta descrição no SERP para reforçar uma ótima pontuação de SEO em relação a eles.

Erro nº 2 – Descrições de produtos ruins e abaixo da média

A prática recomendada para SEO online determina que uma página da Web deve ter no mínimo 300 palavras para ter uma boa classificação online. As descrições de produtos podem não chegar a 100 palavras em alguns casos; portanto, prejudicando os esforços de SEO da página já.

 Embora as imagens sejam obviamente de grande importância na venda online e possam mostrar muitas das características e facetas de um produto; os motores de busca simplesmente não conseguem ver as imagens. 

O Google, por exemplo, verifica as páginas da web em busca de texto e contagem de palavras e, sim, embora possa identificar que uma imagem está em uma página, a imagem não conta para a contagem mínima de palavras. Sabendo disso, uma página de produto preenchida com pelo menos 300 palavras de texto ao lado de imagens de produtos é o caminho mais ideal a seguir.

Com isso, evite cometer mais erros e simplesmente use a descrição do fabricante para os produtos listados em seu site de comércio eletrônico. Embora possa parecer uma solução fácil, este texto provavelmente está sendo usado em muitos outros sites (essencialmente tornando-se conteúdo duplicado) e também provavelmente não inclui as palavras-chave e os termos que você está alvejando.

Como corrigir esse erro de SEO: Reordene as descrições dos produtos em seu site para que incluam o tom geral de voz de sua empresa, tenham um mínimo de 300 palavras cada e contenham as palavras-chave e os termos que você deseja atingir. Ao fazer isso, certifique-se também de que os campos de texto alternativos para cada imagem de produto contenham as palavras-chave e os termos, pois isso também ajudará na pontuação geral de SEO da página.

Erro # 3 – Muito conteúdo duplicado

Compreensivelmente, os sites de comércio eletrônico têm muitas páginas e layouts de páginas semelhantes – a única coisa que difere neles são os diferentes produtos à venda. Embora essa duplicação de layout e estilo não possa ser evitada, a duplicação de conteúdo nessas páginas pode ser. Quando você pensa sobre isso, cada uma dessas páginas pode compartilhar exatamente o mesmo texto em termos de entrega e detalhes de envio, bem como termos e condições. 

O Google desaprova o conteúdo duplicado e repetido em sites, pois, em termos gerais, isso mostra pouco ou nenhum esforço para criar conteúdo novo e envolvente para páginas da web.

Muitas vezes, é um caminho melhor ter cada página preenchida com conteúdo exclusivo e de qualidade, específico para cada produto à venda. Dentro disso, é claro, deve haver um uso orgânico e natural das palavras-chave e dos termos que você está procurando atingir. Não confie nos mesmos blocos de texto padrão que explicam seus termos e condições, etc., para contribuir com o mínimo de trezentas palavras por página.

Como corrigir esse erro de SEO: em vez de ter exatamente o mesmo conteúdo escrito em muitas páginas da web, por que não virar isso de cabeça para baixo? Em vez de ter o conteúdo alojado em cada página, forneça um link de cada página para este conteúdo escrito, ou seja, ‘Clique aqui para obter informações sobre taxas e prazos de envio e entrega’.

Erro nº 4 – URLs aleatórios e desleixados

Deixar de prestar atenção aos URLs das páginas do seu site de comércio eletrônico tem duas implicações principais. Em primeiro lugar, os clientes em potencial que visualizam essas informações no SERP podem não entender que suas páginas da web têm um link para um produto no qual estão interessados.

Isso também pode parecer desagradável e irrelevante para o que procuram; em alguns casos, pode até parecer arriscado e inseguro de clicar / tocar. Considere os dois exemplos abaixo que ilustram este ponto. Em qual você teria mais probabilidade de clicar / tocar se estivesse pesquisando para comprar um vestido vermelho online?

  • URL 1 (gerado automaticamente pelo CMS): www.shop.com/85/prod=dress(33)colour=red
  • URL 2 (personalizado via back-end do CMS): www.shop.com/dresses/red-evening-dresses

Em segundo lugar, URLs descuidados e aleatórios perdem a oportunidade de melhorar sua pontuação de SEO. A área do URL é outra área onde sua palavra-chave / termo pode e deve aparecer. Quando colocado aqui, é conhecido como um URL amigável de palavra-chave. É outro elemento dentro do SEO que mostra ao Google a relevância de uma página da web e seu conteúdo em relação aos termos de pesquisa. 

Com o exemplo de URL personalizado acima, a palavra-chave ‘vestidos’ ou o termo-chave ‘vestidos de noite vermelhos’ são suportados pelo URL personalizado de fácil utilização por palavras-chave.

Como consertar esse erro de SEO: para suas páginas da web que possuem URLs desleixados e aleatórios, edite-os no CMS para refletir melhor o conteúdo da página da web, ao mesmo tempo que incorpora sua palavra-chave / termo para fins de SEO. Lembre-se de que, sempre que esta página da web estiver vinculada a outra página da web em outro lugar, este URL de redirecionamento também terá que ser atualizado para evitar erros 404.

Erro # 5 – Poucas ou nenhuma revisão do produto

O Google realmente gosta quando o conteúdo de um site é compartilhado ou comentado. Isso mostra a eles que aqui está algum conteúdo que já está se conectando com as pessoas e sendo compartilhado por elas para alcançar ainda mais pessoas. 

Obviamente, ansioso para direcionar seus usuários a conteúdo de qualidade de forma consistente, o Google aprecia o conteúdo que prospera online e promove essas interações. Assim como os depoimentos de clientes são essenciais em sites de negócios, as avaliações de produtos funcionam da mesma maneira para informar aos clientes em potencial como os clientes existentes se deram bem com um produto ou serviço, etc.

Não apenas isso, mas um fluxo de avaliações escritas adiciona novo texto a uma página da web ao longo do tempo – novamente mostrando ao Google que esta é uma página da web viva e que respira, que não deve apresentar conteúdo e detalhes antigos e desatualizados.

Incluindo opções de compartilhamento social para páginas de produtos e análises de produtos, seu site de comércio eletrônico também pode alcançar pessoas por meio de mídia social, e-mail e muito mais. Este é um exemplo da difícil mensuração da ‘publicidade boca a boca’ que existe online. 

Quanto mais o nome e as avaliações do seu site de comércio eletrônico aparecem em diferentes lugares, mais oportunidades ele tem de ficar na memória de quem o visualiza. Se, em qualquer estágio, as pessoas precisarem comprar algo online que você vende, elas terão encontrado o nome do seu site e poderão acessá-lo diretamente.

Como corrigir esse erro de SEO: Certifique-se de que o seu site de comércio eletrônico permite que comentários dos clientes sejam adicionados às suas páginas da web. Certifique-se também de que as avaliações podem ser compartilhadas nas redes sociais e por e-mail com facilidade para ampliar ainda mais seu alcance. 

Uma empresa de criação de site pode implementar essas coisas para você se o seu site de comércio eletrônico já não tiver mais. Para dar o pontapé inicial nos clientes que deixam avaliações de produtos, você pode oferecer a eles um código de desconto em sua próxima compra em troca de deixar uma avaliação e compartilhá-la online.

Use as informações acima para livrar seu site de comércio eletrônico de alguns dos erros de SEO mais comuns e prejudiciais. Ao implementar algumas correções simples, você pode gerar mais tráfego, vendas e envolvimento com sua empresa e marca. 

O site de comércio eletrônico requer cuidado extra em áreas em comparação com sites padrão para mantê-lo lucrativo, otimizado e simplificado para fazer vendas. Uma agência digital pode ajudá-lo com isso para manter seu comércio eletrônico como uma máquina bem lubrificada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo