Sem categoria

4 benefícios de aderir a máscaras de argila no skin care

As máscaras de argila são elementos essenciais para os tratamentos de pele. É um cosmético 100% natural, que possui diferentes cores e traz muitos benefícios para os cuidados do dia a dia, podendo ser usado em todos os tipos de pele.

mascaras de argila

Desde as mais secas até as mais sensíveis conseguem se beneficiar e a máscara de argila está disponível em todas as partes do país, por essa razão, faz muito sucesso entre as pessoas que gostam de cuidar da pele.

Mas o uso de máscara de argila é algo muito antigo que fazia parte da cultura dos povos egípcios e gregos que conheciam suas propriedades e utilizavam o mineral para limpar a pele.

Existe até mesmo uma técnica terapêutica, conhecida como argiloterapia, por conta de todos os pontos favoráveis desse uso. Mas existem muitas pessoas que têm dúvidas em relação ao modo de usar e todos os benefícios que esse recurso pode trazer.

Para esclarecer todas essas questões, o artigo vai explicar o que é máscara de argila, quais são os benefícios e os principais tipos que podem ser usados em todos os tipos de pele.

O que é máscara de argila

Máscara de argila é um tipo de cosmético que garante uma ação profunda e prolongada, trazendo diversos benefícios para a pele. Possui fórmula concentrada e é muito usada para complementar tratamentos específicos.

Consegue absorver as impurezas da pele, além de tratar e relaxar, deixando a pele energizada e revitalizada. Os benefícios podem ser sentidos desde a primeira aplicação e são de longo prazo, prevenindo linhas de expressão e manchas.

Também traz mais firmeza e elasticidade para a pele, dois efeitos que ajudam a rejuvenescer ela. O mercado oferece diversas soluções, desde doces eventos até produtos e serviços para diferentes necessidades.

Quem procura o melhor produto para cuidar da pele, encontra a solução perfeita na máscara de argila por conta de seus benefícios.

Benefícios da máscara de argila

As propriedades da máscara de argila variam de acordo com o tipo de solo de onde é extraída e os minerais presentes em sua composição.

Justamente por essa razão, cada tipo é mais indicado para determinada necessidade. Mas de modo geral, esse cosmético traz os seguintes benefícios:

  • Controla a oleosidade;
  • Clareia manchas;
  • Limpa a pele;
  • Reduz linhas de expressão.

Um dos usos mais comuns da máscara de argila é para controle da oleosidade e isso acontece porque possui efeito anti-inflamatório e antibacteriano, como no caso da argila verde e preta, reduzindo as acnes.

Quem tem a pele mais oleosa precisa de uma rotina de tratamento com esses tipos de argila, comumente realizada 2 vezes por semana.

O cosmético também tem efeito clareador de manchas dérmicas, desde que sejam superficiais. A argila branca é o tipo mais indicado, podendo ser usada para hidratação da pele, principalmente pessoas com pele sensível, dermatites e ressecadas.

Para remover o produto, basta água corrente em uma torneira Kohler banheiro ou da maneira como o dermatologista indicar.

Todos os tipos de argila ajudam a promover a limpeza da pele, visto que o pó faz a esfoliação, removendo células mortas da derme. Mas os tipos mais recomendados para isso são argila preta, branca, rosa e verde.

O cosmético pode ser usado para outras finalidades, como amenização de dermatite e psoríase, hidratação e tonificação da pele.

Para aproveitar todos os benefícios da máscara de argila, é necessário escolher o tipo mais adequado para a pele, usando corretamente e regularmente o produto.

Tipos de máscara de argila

Existem diferentes tipos de máscara de argila, algo que depende do local de extração, o que influencia na tonalidade do produto e em suas propriedades minerais. Os principais tipos são:

Argila branca

A argila branca é a mais comum e indicada para tratamento de peles sensíveis, com manchas ou irritadas, por conta de suas propriedades clareadoras, cicatrizantes, hidratantes e antissépticas.

No mercado, produtos diferentes, como etiquetas personalizadas adesivas, possuem diferentes tipos e a mesma coisa acontece com a máscara de argila.

No caso da argila branca, por conta da presença de silício, também possui função adstringente e purificante, estimulando a produção de elastina e colágeno.

Os sais minerais presentes em sua composição promovem efeito antioxidante e combatem a ação de radicais livres.

Argila preta

A argila preta é uma das mais usadas no Brasil, visto que é excelente para tratamento de pele acneica e oleosa. Possui ação antioxidante, anti-inflamatória e estimula a circulação sanguínea, sendo rica em titânio, silício e alumínio.

Argila verde

A argila verde também é muito usada por pessoas que sofrem com acne e pele oleosa, visto que sua composição contribui para controlar a produção sebácea e fechar os poros.

O indivíduo pode procurar uma consulta de nutrologia funcional para melhorar as condições da pele e usar a máscara de argila que vai colaborar com o tratamento.

A argila verde possui ação purificante, antibacteriana, tonificante e adstringente, podendo ser usada na pele do rosto e em outras partes do corpo que apresentam oleosidade, como no caso do couro cabeludo.

Argila rosa

A argila rosa é uma mistura entre argila branca e argila vermelha, sendo uma opção indicada para peles sensíveis e pessoas que possuem reação alérgica, como dermatite, psoríase e rosácea.

O tratamento regular com esse tipo de argila reduz e ameniza sinais de envelhecimento facial por conta da ação antioxidante em seu composto, reduzindo a oleosidade e garantindo hidratação com retenção de lipídios.

Outros tipos de argila

Os tipos citados anteriormente são os mais comuns, mas também é possível encontrar outras opções no mercado. Algumas marcas fornecem esses produtos em potes com etiqueta resinada e em outros tipos de embalagem.

A argila amarela é indicada para reduzir a oleosidade e manchas, sendo indicada para peles irritadas, além de ser estimulante e tonificante.

Quanto à argila azul, é recomendada para trazer mais equilíbrio à pele por conta de suas propriedades tonificantes. A argila marrom é usada para regulação sebácea e no tratamento de acnes.

Também existe a argila cinza, usada para tratar a oleosidade cutânea e capilares, principalmente em peles inflamadas por conta de sua ação anti-inflamatória.

As argilas vermelha e roxa são indicadas para tratamentos em peles secas por conta de sua ação hidratante, ao passo que a argila Rhassoul, encontrada no Marrocos, é recomendada para peles sensíveis e secas.

Como aplicar a máscara de argila

Existem diversos tipos de máscara de argila e o primeiro passo é escolher aquela mais adequada ao tipo de pele e às necessidades da pessoa.

Outra informação importante é que ela pode ser feita em casa ou comprada pronta para aplicação facial ou a versão em pó.

É interessante procurar um dermatologista em uma clínica de exame admissional de sangue para se informar sobre as melhores opções.

Mas no caso da versão em pó, o ideal é usar utensílios de cerâmica na preparação e separar 2 colheres de sopa de argila escolhida. Aos poucos, é necessário acrescentar água mineral filtrada ou hidrolato para obter uma consistência pastosa.

Em seguida, deve-se aplicar de maneira abundante, evitando regiões com camadas muito finas, como ao redor dos olhos. Depois, basta deixar o produto agir entre 15 e 30 minutos.

Se o dia estiver muito quente e a argila secar, é interessante usar um spray com água mineral ou filtrada para umedecê-la e evitar que fique muito seca no rosto, algo que pode prejudicar a hidratação e o tratamento.

Em lojas que vendem produtos para medicina do trabalho, é possível encontrar gás ou esponja adequada que será umedecida com água fria para remover a massa. Outra opção é removê-la com água abundante.

Depois de aplicar a máscara, a pele absorve dermocosméticos com mais facilidade, por isso, é um bom momento para usar um sérum hidratante.

O ideal é aplicar a máscara entre 1 e 2 vezes por semana, considerando as características e necessidades da pele. Peles oleosas precisam de tratamento mais frequente, enquanto peles sensíveis podem optar pela rotina semanal.

Para não errar no tratamento, o ideal é conversar com o dermatologista para receber as orientações devidas, e caso escolha dermocosméticos com argila na composição, é comum encontrar outros ativos.

Considerações finais

O mercado oferece diversos tipos de produtos e serviços, como chinelos personalizados direito, para atender as necessidades das pessoas e um dos setores que mais evoluíram é o de cosméticos.

A máscara de argila é uma prova disso e os usuários podem encontrar diversos tipos que atendem às mais variadas necessidades, ajudando a manter a pele sempre saudável e bonita.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo