Greenwashing: 4 dicas de como identificar
Greenwashing é um termo usado para se referir a propaganda enganosa praticadas por empresas, ONGs, indústrias, governos, entre outras instituições.
Hoje em dia, a sustentabilidade dentro das empresas é um assunto em pauta, só que, infelizmente, existem empresas que possuem um zelo ambiental de fachada, o que acaba gerando a prática de greenwashing.
Quando uma marca fala que segue condutas sustentáveis, mas na verdade não segue nenhuma delas, está colocando esse tipo de propaganda em ação.
O consumidor moderno está muito exigente em relação a isso nos dias de hoje porque a sociedade já se conscientizou sobre a importância de preservar o meio ambiente, caso contrário, os desastres naturais vão continuar acontecendo.
Mais do que isso, ações impensadas e falta de sustentabilidade no dia a dia podem trazer outros problemas, como a poluição da atmosfera, a morte de espécies, poluição de florestas, entre outros.
O próprio ser humano é prejudicado com isso e as próximas gerações terão muito com o que se preocupar. Ser sustentável é preservar os insumos de hoje para que no futuro eles continuem disponíveis.
As organizações têm um papel muito importante nesse processo, por isso, este artigo vai explicar o que é greenwashing, como identificá-lo e como se prevenir.
Afinal, o que é Greenwashing?
Greenwashing é uma estratégia criada com a intenção de transmitir uma imagem de sustentabilidade no mercado em que a empresa atua, mas de maneira falsa, ou seja, não se trata de um negócio sustentável, mas que quer transmitir essa ideia.
Conforme as pessoas começaram a perceber a urgência em proteger o meio ambiente, também se transformaram em consumidores exigentes que querem que as empresas se tornem mais responsáveis.
Um fabricante de ralo linear cozinha industrial que está consciente sobre seu papel na sociedade adota práticas sustentáveis verdadeiras e divulga apenas aquilo que faz em relação ao assunto.
Só que muitas organizações ao invés de realmente adotar uma postura sustentável, prefere mentir para os consumidores fingindo ser uma coisa que não são.
O setor que mais pratica o greenwashing é a indústria alimentícia e fazem isso para ludibriar os consumidores.
Para se ter uma ideia, durante uma pesquisa com 500 embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidades domésticas, praticamente metade trazia informações falsas sobre sustentabilidade.
A prática se disseminou tanto que a União Europeia se viu obrigada a criar algumas regras para impedir a prática durante as ofertas de investimentos financeiros.
Marcas famosas no mundo todo foram flagradas fraudando diversos aspectos em suas práticas diárias que podem prejudicar o meio ambiente.
Independentemente de qual seja o produto ou serviço oferecido pela organização, como toxina botulínica para dor de cabeça, o fato é que os consumidores não aceitam mais serem enganados e podem pedir indenização.
Se for comprovada uma prática abusiva ou danos morais por conta disso, a companhia é obrigada a fazer o ressarcimento.
Como identificar o Greenwashing
Para identificar essa prática, é necessário saber quais são os produtos verdadeiramente sustentáveis, procurando obter conhecimento e informação.
O papel do consumidor nesse processo é identificar selos e certificados ambientais e se informar sobre as empresas que praticam greenwashing e aquelas que possuem reputação ambiental genuína.
A certificação de produtos orgânicos é realizada por órgãos pertencentes ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Para que a organização consiga obter o selo, precisa passar por uma rigorosa exigência e cumprir com todos os requisitos.
Para identificar o Greenwashing, também é fundamental saber quais atitudes são consideradas como uma prática abusiva. São elas:
- Passar informações falsas;
- Transmitir informações ambíguas;
- Esconder características dos produtos;
- Apresentar selos sem reconhecimento.
O Idec criou um manual com todos os sinais que ajudam a identificar a prática de Greenwashing. Um deles é a falta de provas, ou seja, a mercadoria vendida como sustentável não apresenta informações ou certificados reconhecidos.
Por outro lado, uma empresa de polimento em granito preto pode comprovar se sua característica sustentável por meio desses certificados.
Outro exemplo é a troca oculta, ou seja, quando a companhia enfatiza um cuidado ambiental, mas sem considerar as reais consequências desse cuidado.
Também existe a vagueza e imprecisão, que é quando a marca utiliza termos como sustentável e eco friendly, sem explicar os motivos disso.
Por sua vez, também a irrelevância que é quando um produto alega não apresentar substâncias que na verdade já é proibida.
Outro elemento é o menor de dois males, quando a marca lança um produto insustentável alegando que causa menos impactos, como no caso de uma embalagem de plástico com menos plástico.
Existe ainda o mito, quando a embalagem traz informações falsas, sugerindo um cuidado especial com os resíduos gerados pelo produto.
Por fim, na hora de comprar isoladores elétricos baixa tensão ou qualquer outro tipo de produto, o consumidor também precisa tentar identificar os falsos rótulos.
Isso acontece quando a marca inclui na embalagem um selo falso ou uma certificação sustentável que na verdade nunca foi emitida por um órgão competente.
Como se prevenir do Greenwashing
Além de identificar essa prática, os consumidores também podem se proteger dela. Quando uma marca pratica essa ação, consegue enganar muitas pessoas, além de atrair novos consumidores.
Só que a mentira não dura muito tempo e quando é descoberta, prejudica muito a imagem da organização, o que leva a perdas de clientes e até mesmo a danos irreversíveis para a imagem, dependendo da gravidade.
Mas, infelizmente, os consumidores acreditam nas informações passadas e muitos não questionam o cumprimento de certas ações.
Para se certificar de que o produto é realmente sustentável, a pessoa precisa conhecer as certificações e normas técnicas.
Se uma empresa especializada em recarregar cartucho de impressora colorido possuir essas certificações, significa, então, que ela realmente é sustentável e consciente.
A nova norma técnica ABNT NBR ISO 14021:2017 não é certificável, mas orienta em relação à rotulagem e declarações ambientais nas embalagens de maneira adequada.
Quando a empresa diz que possui a certificação ISO 14001:2015, significa que conta com um sistema de gestão ambiental e se compromete a melhorá-lo continuamente.
Também é fundamental verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro, uma vez que é muito comum encontrar produtos que usam esse selo ilegalmente.
Sem mencionar o fato de que existem algumas imagens que enganam o consumidor porque são muito parecidas com um selo certificador.
Outra coisa que o consumidor pode fazer é questionar a organização sobre a apresentação de uma solução pontual para questões ambientais, como no caso de um produto cosmético que se diz natural.
Assim como no caso de uma organização especializada em terraplanagem empresas, a indústria da beleza também pode se preocupar com a sustentabilidade, mas quando um produto é realmente ecológico, não utiliza embalagem plástica comum.
Quando se trata de qualidade de vida e preservação ambiental, uma coisa está ligada à outra, portanto, para que o produto seja realmente natural, sua embalagem não deve gerar impactos negativos como o plástico faz.
A organização também precisa oferecer um meio de comunicação que ajuda a localizar evidências de sua responsabilidade ambiental, e caso isso não aconteça, fica mais fácil perceber o Greenwashing.
Existem frases que não explicam muita coisa, como no caso da famosa “ecologicamente correto”, isso porque ela não diz nada de consistente.
No caso de uma empresa de vistoria veicular laudo, é fundamental ser específico na hora de explicar sua colaboração. Se uma marca diz que seus produtos não contêm CFCs (clorofluorcarbonos) isso não quer dizer nada, visto que eles já são proibidos.
Normalmente, são produtos que vêm com uma imagem muito semelhante a um selo certificador dizendo que protege a camada de ozônio.
Enfim, existem muitas atitudes mentirosas por parte das organizações que se dizem preocupadas com a sustentabilidade, quando na verdade não são.
Mudar o sistema de fabricação de um produto custa dinheiro, principalmente para melhorá-lo e torná-lo mais sustentável e é justamente por isso que tantas marcas preferem mentir ou ocultar informações.
Quando for ler o que está escrito em um rótulo champagne personalizado, o consumidor precisa estar atento às informações e optar por um produto realmente verde e consciente.
Considerações finais
Proteger o meio ambiente é dever de todos, e isso não significa que separar o lixo ou economizar água sejam atitudes suficientes. Na hora de comprar, a escolha consciente também conta muito.
As pessoas devem sempre preferir produtos de marcas sustentáveis e que realmente são certificadas por isso, caso contrário, vamos fortalecer ainda mais a displicência e a falta de cuidado com o planeta.
O greenwashing é uma prática de propaganda enganosa que deve ser combatida para que as organizações se tornem realmente sustentáveis e responsáveis por suas ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.