SEO

Noções básicas de SEO

O que é SEO na página?

 

O SEO na página se refere à otimização da estrutura e do conteúdo do site – qualquer coisa que esteja na página (em oposição ao SEO fora da página).

Se você imagina o SEO como uma tigela de sopa (nossa metáfora favorita), o SEO fora da página abrange principalmente o edifício da ligação e o SEO na página abrange estes dois aspectos:

  • conteúdo
  • coisas técnicas

COMO fazer SEO na página?

 

O domínio do SEO na página requer amplo conhecimento, pois inclui muitos aspectos. Neste guia, mostraremos passo a passo os fatores e técnicas de sucesso mais importantes na página.

POR QUE você deve trabalhar no SEO da página?

 

Porque é parte integrante do SEO que pode ajudá-lo a obter classificações mais altas, atingir um público maior e obter mais tráfego.

QUANDO você deve fazer SEO na página?

 

Algumas coisas exigem uma configuração única ao iniciar o site (por exemplo, estrutura da página, HTTPS, otimização da velocidade do site), outras atividades são necessárias de vez em quando – você precisa levar em consideração a otimização na página sempre que publicar um nova postagem no blog.

O SEO na página deve ser feito, mesmo se você classificar # 1 nos resultados da pesquisa, porque o SEO é um processo contínuo.

QUEM deveria estar fazendo SEO na página?

 

Qualquer proprietário de site, blogueiro, comerciante on-line ou especialista em SEO. De fato, qualquer um que tente classificar um site nos mecanismos de busca.

O que são fatores de SEO na página?

A otimização na página consiste em várias etapas.

Aqui estão uma lista de Alguns  fatores importantes de SEO na página que influenciam direta ou indiretamente o sucesso do seu site.

  • Site rastreável – o site é rastreável e indexado por robôs de pesquisa
  • Arquitetura do site – há uma estrutura e lógica claras na arquitetura das páginas
  • Links externos de qualidade – o site está vinculado a recursos externos de alta qualidade
  • Velocidade do site – as páginas são carregadas rapidamente em todos os dispositivos
  • Compatibilidade com dispositivos móveis – a página é renderizada em todos os dispositivos e navegadores corretamente
  • Uso de HTTPS – o site é protegido e possui um certificado SSL
  • URLs amigáveis – os endereços URL são simples e amigáveis ​​aos usuários
  • Conteúdo bem segmentado – a página segmenta uma intenção de pesquisa específica
  • Otimização de palavras-chave – a página usa palavras-chave relevantes em locais relevantes
  • Otimização de imagem – as imagens são otimizadas para os mecanismos de pesquisa
  • Legibilidade e UX – o texto é bem otimizado, legível e compatível com UX
  • Taxa de cliques – a página otimizou a tag de título e a meta descrição

Coisas como HTTPS ou velocidade da página são fatores de classificação confirmados . Isso significa que o Google  usa diretamente em seu algoritmo de classificação.

Mas muitos deles não são usados ​​pelo Google, ou pelo menos não diretamente.

Há um debate vívido entre os SEOs, se coisas como CTR ou links externos afetam as classificações. Não vamos entrar nesse debate aqui.

A questão é: se o Google usa esses fatores como um fator de classificação ou não, eles são importantes porque melhoram a experiência geral do usuário e agregam valor ao visitante do site.

 

Embora nem todos os fatores mencionados neste guia sejam fatores de classificação, todos eles se relacionam com classificações mais altas.

 

 Isso significa que sites com classificação alta geralmente têm resultados muito bons nessas áreas de otimização na página.

Verifique a acessibilidade do robô e a indexação da página

 

A acessibilidade do seu site é a base do SEO técnico. Os mecanismos de pesquisa rastreiam páginas da Web e as indexam em bancos de dados para exibir os resultados mais relevantes para seus usuários.

Crie uma estrutura de site perfeita

 

A estrutura do site é uma das coisas em que você deve pensar mesmo antes do lançamento do site, pois pode ser difícil editá-lo posteriormente.

Ter uma estrutura boa e fácil de entender da página é importante por dois motivos principais:

  1. Ajuda a tornar o site mais amigável ao rastreador
  2. Ajuda a melhorar a experiência do usuário

Vamos dar uma olhada em etapas específicas que você pode executar para ter uma arquitetura de site bem otimizada:

Sitemaps

 

Se você tem um site grande com milhares de páginas, pode usar um mapa do site.

O mapa do site é um arquivo simples (geralmente um .xml) com os URLs de todas as suas páginas. Ajuda os rastreadores a encontrar todas as páginas que você deseja rastrear e indexar em um só lugar.

Profundidade da estrutura

 

A estrutura do site não deve ser muito profunda para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear todo o conteúdo importante com facilidade e as pessoas possam encontrar o conteúdo desejado rapidamente.

Links internos

 

Links internos são uma ótima maneira de manter o leitor em seu site. Eles aumentam a interação do usuário e agregam valor ao oferecer recursos ou páginas relevantes.

Os links internos também informam aos mecanismos de busca quais páginas são importantes e como chegar lá.

Quantos links internos você realmente deve usar?

 

Isso depende principalmente do tamanho do texto. Vários links internos na mesma página são totalmente adequados para o SEO, apenas faça com que pareça natural e não entre em extremos.

Como exemplo, confira quantos links internos usamos neste guia. Muito!

Desde que os links internos sejam relevantes e ofereçam uma boa experiência ao usuário, você não precisa se preocupar com os números.

 

Muitos iniciantes em SEO insistam em criar um link para outros sites. Eles acham que seu  link” será espalhado em outros sites e sua autoridade sofrerá.

A verdade é que ligar para fora pode realmente ser benéfico para você.

Obviamente, a ligação deve atender a certas condições:

  • Isso deve ser feito com moderação
  • Você deve vincular a sites de qualidade (não com lixo obscuro, com spam e de baixa qualidade)
  • Deve ser natural e relevante

Há outro benefício dos links externos: o que você vincula é um sinal do que é a sua página.

Uma última coisa – tenha cuidado com quem você vincula.

Sites legítimos tendem a se vincular a outros sites legítimos, mas nunca a sites de spam de baixa qualidade. Dessa forma, é muito fácil detectar a rede de sites com spam. Mostre ao Google que você pertence à “rede” de sites legítimos.

carregamento da página

 

A velocidade da página é um fator de classificação e o motivo é claro. Nesta era rápida, ninguém está disposto a esperar pelas informações de um site se houver outras opções mais rápidas.

O que acontece se você abrir uma página e esperar mais do que, digamos, 3 segundos? Você provavelmente apertou o botão Voltar e procurou outro resultado.

O Google coleta esses sinais e os leva em consideração em seu algoritmo.

Crie URLs curtos e simples

 

Como são os URLs da página nos resultados de pesquisa? Eles ajudam a entender o conteúdo que eles contêm?

Aqui estão algumas práticas recomendadas com relação aos URLs:

  • Quanto menor, melhor
  • Separe as palavras com um traço
  • Idealmente, deve incluir a palavra-chave 
  • Não use dígitos ou outros caracteres especiais

Pesquise suas palavras-chave

 

Embora a maioria dos guias de SEO na página não lide com a pesquisa de palavras-chave, é uma etapa essencial na criação de novo conteúdo. Por isso, merece algum espaço aqui.

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante? Ajuda você a:

  • encontre novas ideias de tópicos
  • encontre frases populares, relevantes e fáceis de classificar
  • entender o que as pessoas estão interessadas

Otimizar para a palavra-chave focus

 

SEO não é encontrar uma palavra-chave e colocá-la em qualquer lugar possível.

No entanto, é uma prática comum escolher uma palavra-chave de foco e usá-la nos principais elementos da página , como tag de título e texto.

Isso não significa que você não deve usar outras palavras-chave e não pode ser classificado para outras palavras-chave com seu conteúdo…

A palavra-chave Focus apenas ajuda você a focar seu conteúdo em um tópico específico.

 

Escreva conteúdo de qualidade e legível

 

Não importa o quão otimizado seja o seu site, você não será classificado se o seu conteúdo não atender aos critérios de qualidade.

Isso é algo que você deve sempre ter em mente: não há SEO sem conteúdo de qualidade.

Já mencionamos que seu conteúdo precisa atingir a intenção de pesquisa correta e responder às perguntas dos usuários. Agora é hora de mais dois fatores importantes na página:

  • Comprimento do conteúdo
  • Legibilidade do conteúdo

Comprimento do conteúdo

 

Sim, bem, “quanto mais longo o seu conteúdo, melhores serão as suas classificações” . Uma premissa que você provavelmente encontrou algumas vezes.

A verdade é que não é o número de palavras que traz classificações altas , mas o fato de que o longo post geralmente cobre o item da maneira mais extensivo.

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