Para que servem os exercícios de aquecimento?
Ao iniciar uma rotina esportiva é fundamental seguir alguns exercícios de aquecimento. Você pode se perguntar por que exatamente isso é tão importante e para que servem? Fique atento a esses dados que trazemos para você.
Mas antes, é sempre válido destacar a importância de calçar um tênis certo para sua modalidade esportiva.
Visite uma loja de tenis da nike e conheça os modelos para seu esporte.
O que são exercícios de aquecimento
O principal objetivo dos exercícios de aquecimento é conseguir uma mobilização suave e progressiva dos músculos e articulações. Com isso, o que se busca é que esforços posteriores não levem a lesões. Enquanto alcança o desempenho máximo possível.
Por que os exercícios de aquecimento são importantes?
Agora que você sabe qual é o objetivo final do aquecimento, é importante que você também saiba como eles podem ajudá-lo a enfrentar suas rotinas esportivas.
Obtenha maior flexibilidade
Ao aquecer, você se tornará mais flexível e também mais rápido. Portanto, eles ajudam você a obter maior eficiência em sua sessão de treinamento, obtendo resultados mais otimizados com o mesmo nível de esforço.
Conheça: tenis masculino dolce gabbana
Você vai evitar lesões
Por meio de exercícios de aquecimento, é possível evitar que, após a prática esportiva, surjam rigidez, outras dores musculares ou mesmo lesões. Além dos efeitos físicos que são evidentes, servirá também para concentrar toda a energia mental no início da rotina esportiva.
Aumenta o fluxo sanguíneo
Os exercícios de aquecimento são úteis para aumentar o fluxo sanguíneo, o que também provoca um aumento na oferta de oxigênio no sangue e ajuda a eliminar o dióxido de carbono. Tudo isso, ao mesmo tempo em que produz gradualmente um aumento na frequência cardíaca e na capacidade pulmonar.
Aumento de força
Há também um aumento na força e na destreza física quando os exercícios de aquecimento são feitos. Isso está relacionado à redução da tensão muscular que ocorre pela melhora da capacidade de oxigenação dos músculos.
A elasticidade dos músculos é trabalhada
Justamente um dos principais objetivos é trabalhar a capacidade de elasticidade dos músculos, de forma que se evitem possíveis tensões e rupturas repentinas, já que os músculos trabalham de forma mais eficiente e otimizada.
melhorar a concentração
Fazer exercícios de aquecimento, como mencionamos, também melhora o desempenho mental. Melhora a capacidade de concentração, e deixa a pessoa mais focada no exercício a ser realizado.
Como obter a máxima eficácia em exercícios de aquecimento
Para garantir que os exercícios de aquecimento sejam o mais eficazes possível, uma série de orientações deve ser seguida. Estes são os mais relevantes.
Duração fixa
O aquecimento deve durar entre 5 e 10 minutos. Durante este tempo, o corpo se prepara para a próxima rotina de exercícios mais intensos.
Faça exercícios concretos
Da mesma forma, também é importante seguir uma rotina o mais personalizada possível. Focando, assim, nos músculos que vão ser mais exercitados na sessão de treino. Se você vai trabalhar a região das pernas, o aquecimento pode ser andar na esteira por alguns minutos, fazer agachamentos, etc.
No caso de você fazer atividades como ioga ou pilates, uma boa maneira de aquecer seria concentrar-se em fazer movimentos no pescoço. Além disso, alongamentos nas costas que permitem relaxar da coluna às articulações. Tudo isso, enquanto você consegue aumentar a intensidade dos movimentos.
Como você pode ver, fundamentalmente, os exercícios de aquecimento são essenciais se você for praticar qualquer tipo de esporte. Dependendo do tipo de esporte que você vai praticar, você terá que personalizar a rotina de aquecimento mais adequada.