Diversos

Placa na garganta: saiba tudo sobre!

A presença de uma placa na garganta pode ser um sintoma de várias condições médicas, desde infecções até problemas mais graves. Este texto explorará o significado de uma placa na garganta, as possíveis causas, os sintomas associados, o diagnóstico e as opções de tratamento. Vale ressaltar que este texto não substitui a orientação de um profissional de saúde e é apenas informativo.

O Que é Placa na Garganta?

Uma placa na garganta refere-se à presença de uma camada espessa, muitas vezes branca ou amarela, que pode se formar na parte de trás da garganta, nas amígdalas, na úvula ou em outras áreas da mucosa oral. Essa placa pode variar em consistência e pode estar associada a diferentes sintomas, dependendo da condição subjacente.

Causas Comuns de Placa na Garganta:

Amigdalite: A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, que são as glândulas localizadas na parte de trás da garganta. A presença de placas nas amígdalas é comum em casos de amigdalite bacteriana, especialmente causada por estreptococos.

Mononucleose: A mononucleose, frequentemente conhecida como doença do beijo, é uma infecção viral que pode causar sintomas como febre, fadiga e placa na garganta.

Candidíase Oral: Também conhecida como sapinho, a candidíase oral é uma infecção por fungos que pode resultar em placas brancas na boca e na garganta.

Infecções Virais: Diversos vírus, como o vírus da gripe, o vírus do resfriado comum e outros, podem causar inflamação na garganta e levar à formação de placa.

Difteria: Embora seja rara devido à vacinação generalizada, a difteria é uma doença bacteriana que pode causar a formação de uma placa grossa e acinzentada na garganta.

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): O refluxo ácido crônico pode irritar a garganta, levando à formação de uma placa visível.

Sintomas Associados:

Os sintomas associados à presença de placa na garganta podem variar dependendo da causa subjacente, mas podem incluir:

Dor de garganta

Dificuldade para engolir

Febre

Mal-estar geral

Inchaço das amígdalas

Mau hálito

Tosse

Diagnóstico:

O diagnóstico da causa subjacente da placa na garganta geralmente requer uma avaliação médica. O profissional de saúde realizará um histórico clínico completo, examinará a garganta e, se necessário, pode solicitar exames complementares, como exames de sangue, cultura de garganta ou testes específicos para determinar a presença de vírus ou bactérias.

Opções de Tratamento:

O tratamento para a placa na garganta dependerá da causa subjacente. Aqui estão algumas abordagens comuns:

Antibióticos: Se a placa na garganta for causada por uma infecção bacteriana, como a amigdalite estreptocócica, o médico pode prescrever antibióticos para combater a infecção.

Antifúngicos: Em casos de candidíase oral, antifúngicos podem ser prescritos para eliminar a infecção por fungos.

Tratamento Sintomático: Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados para aliviar a dor e a inflamação associadas à placa na garganta.

Fluidos e Repouso: Manter-se hidratado e descansar são medidas importantes para ajudar o corpo a combater a infecção e promover a recuperação.

Tratamento do Refluxo: Se a placa na garganta estiver relacionada ao refluxo gastroesofágico, o tratamento pode envolver mudanças na dieta, medicamentos antiácidos ou outras intervenções para controlar o refluxo.

É fundamental que os pacientes busquem orientação médica para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Ignorar os sintomas ou tentar autodiagnosticar pode levar a complicações ou ao agravamento da condição subjacente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo