Comércio Eletrônico

E-commerce: como faze-lo aparecer nas pesquisas do Google

As plataformas e-commerce vieram para ficar e estão mudando completamente a maneira como as pessoas compram produtos e serviços.

O comércio eletrônico nada mais é do que uma modalidade de negócios onde as transações são realizadas totalmente pela internet. Isso envolve desde a escolha do produto até o pagamento e a finalização do pedido.

A vida moderna e a era da informação exigem mais praticidade no dia a dia em muitas tarefas, e foi justamente nesse cenário que surgiu o comércio eletrônico. Embora exista algum tempo, foi a partir de 2020 que alcançou boa parte dos consumidores no mundo.

As pessoas perceberam todas as facilidades trazidas por essa modalidade de compra e venda, tendo em vista que não é necessário sair de casa para comprar diversas soluções, pagando um preço mais acessível e recebendo no conforto de casa.

Mas o ambiente onde esse tipo de negócio está inserido é muito competitivo, por isso, é necessário encontrar maneiras de destacar a sua loja.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de e-commerce, explicar a importância de aparecer entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa e dar algumas dicas para esse tipo de negócio.

O que é e-commerce?

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um tipo de negócio onde as transações comerciais acontecem de maneira totalmente online.

Isso vai desde a escolha do produto pelo cliente, passando pelo pagamento e finalização do pedido, totalmente por meio de plataformas digitais. O ambiente físico só está presente na logística por conta da entrega das mercadorias.

Mesmo que a fabricação do produto dependa de outros processos, como uma gráfica para impressão de livros, a venda e a divulgação ocorrem de maneira totalmente online, portanto, é necessário conquistar clientes pela internet.

Para funcionar, o comércio eletrônico depende de alguns aspectos importantes, dentre os quais estão:

  • Fornecedores;
  • Disposição dos produtos;
  • Meios de pagamento;
  • Meios de envio.

Mas além de contar com todos esses recursos, é fundamental que a loja virtual esteja bem posicionada nos resultados de pesquisa, afinal, é dessa forma que será encontrada e pelos potenciais clientes.

Importância de aparecer na primeira página do Google

Aparecer na primeira página do Google é fundamental para as plataformas e-commerce, e isso se dá por diversas razões.

Antes de mostrar quais são elas, primeiro é importante saber que a empresa só conquista um bom posicionamento quando investe em SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se de um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Para isso, o restaurante com entrega marmita fitness deve criar conteúdos de qualidade, investir em URL amigável, escolher boas palavras-chave, usar imagens leves e rastreáveis e investir em design responsivo.

É assim que o seu e-commerce vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa e com isso ter acesso a uma série de vantagens, entre elas o aumento da credibilidade.

Qualquer empresa que apareça entre os primeiros resultados de pesquisa acaba se posicionando como uma autoridade naquilo que faz. Ademais, nenhum usuário costuma avançar para a segunda página.

Uma loja virtual depende exclusivamente da internet para conquistar clientes e o consumidor moderno criou o hábito de pesquisar os produtos que deseja comprar no Google.

Somente quem estiver bem posicionado vai atrair a atenção das pessoas certas e conquistar boas oportunidades de vendas.

Outro fator que destaca a importância de estar na primeira página é a possibilidade de alcançar visitas orgânicas. Quando isso acontece, as chances de vender são maiores porque a pessoa encontrou o negócio, no momento em que realmente está interessada.

A plataforma passa a receber tráfego qualificado, ou seja, visitantes realmente interessados nos produtos vendidos.

Por fim, ocorre o aumento de visitas e vendas, pois o site estará nas primeiras posições e é natural que se destaque perante os demais canais de vendas.

Uma escola de aula de samba de gafieira utiliza as mesmas estratégias de otimização que qualquer site de vendas, o que prova que todo tipo de empresa busca um bom posicionamento.

Mas no caso do e-commerce, existem algumas maneiras de se destacar e chamar a atenção dos consumidores.

Dicas para sua loja virtual

Como você já sabe, para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, é imprescindível investir em estratégias de utilização para os motores de busca (SEO). Algumas dicas para fazer isso são:

Criar bons conteúdos

Uma das coisas que o Google mais valoriza é a produção de bons conteúdos. Qualquer site que tenha textos de qualidade sempre vai atrair a atenção dos visitantes e a maior preocupação do buscador é garantir uma boa experiência para eles.

Assim sendo, ele vai priorizar as plataformas que oferecem materiais de qualidade e não se preocupam apenas em vender.

Se uma pessoa está procurando informações sobre tinta epoxi alto brilho, não quer saber apenas sobre o preço ou a qualidade do material, mas muitas outras informações relacionadas a ele.

Se o visitante entra no site e não encontra essas informações, sai logo em seguida, o que acaba prejudicando o desempenho da plataforma. Por outro lado, quem produz bons conteúdos e realmente interessantes para o público, conquista resultados melhores.

Investir em link Building

Link Building é uma estratégia muito importante, porque o Google entende que quanto mais sites indicam o seu por meio de links, maior é sua autoridade.

Essa estratégia pode parecer um pouco complexa porque não é fácil encontrar outras empresas que estejam dispostas a indicar sites de terceiros por vontade própria.

Nesse contexto, o ideal é conquistar links por meio da criação de conteúdos enriquecedores e que possam ser considerados como boas referências.

Se quiser, uma gráfica especializada em material gráfico para escritório pode trabalhar com o guest post, que nada mais é do que publicar textos com links para o site em outros sites. Aliás, também é possível pagar pelos links.

Só que é importante ter em mente que nem toda indicação é igual, visto que sites maiores e mais confiáveis têm um peso muito maior na estratégia do que um blog comum ou que não recebe muitas visitas.

Usar layout responsivo

Hoje em dia, quase ninguém mais espera chegar em casa ou no trabalho para acessar a internet e as pessoas estão conectadas por meio de seus celulares e tablets.

Em outras palavras, a conexão acontece por meio dos dispositivos móveis, inclusive na hora de fazer pesquisas. Por conta disso, o Google prioriza plataformas com design responsivo.

Responsividade é a capacidade que as páginas têm de se ajustarem a qualquer tamanho de tela, tanto de um computador quanto de um celular.

Por exemplo, ao acessar o site de um fabricante de placa de vidro personalizada, o visitante nota que todos os elementos são perfeitamente organizados, sem prejudicar a navegabilidade.

O design responsivo também é uma forma de garantir uma boa experiência para o usuário e o próprio Google já anunciou que prioriza esse tipo de plataforma novo ranqueamento.

Investir em links patrocinados

Para facilitar o ranqueamento das empresas existe o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, que permite criar campanhas segmentadas que levam os usuários direto para a página de compras.

Para criar um bom anúncio, é necessário escolher uma boa palavra-chave. Por exemplo, no caso de uma marca de tinta, o termo usado pelos usuários pode ser “pintura comercial”.

A palavra-chave nada mais é do que o termo usado pelo público-alvo do negócio para fazer pesquisas relacionadas aos seus produtos e serviços.

Os anúncios precisam ser baseados nesses termos para que possam impactar os usuários certos e no momento mais adequado.

Usar o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta que ajuda a monitorar o desempenho do site e os resultados de pesquisa. Ele mostra quais são as páginas indexadas, palavras-chave o que você deve usar, mas se existem links, dentre outras informações.

Também é uma ótima ferramenta para saber quais foram as mudanças que ocorreram nos algoritmos, além de fazer várias outras verificações que identificam se a plataforma segue as regras entendi eliminadas pelo Google.

É assim que uma loja de adesivo jateado para vidro personalizado vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Considerações Finais

O e-commerce é um modelo de negócios moderno e que está em alta hoje em dia, justamente por isso enfrenta muita concorrência.

Para se destacar, é necessário aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, e a melhor estratégia para isso é o SEO.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o comércio eletrônico e o que fazer para estar sempre entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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