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Os desafios e oportunidades de vendas em marketplaces

Os marketplaces são como um shopping virtual que reúne diferentes lojas e vendem os mais variados produtos e serviços. Quem tem uma plataforma e-commerce ou costuma comprar pela internet já ouviu falar sobre essas plataformas.

Elas mudaram a maneira como o consumidor compra o que precisa e se tornaram parte fundamental das vendas pela internet.

Esse modelo de negócios traz recursos importantes para quem vende online, assim como facilita muito a vida dos clientes, uma vez que podem encontrar o que estão procurando em um único site.

Para os vendedores, é uma forma de aumentar as vendas e os lucros, e para os clientes, a chance de encontrar produtos e serviços pelo melhor preço.

Mas para que uma plataforma de vendas independente tenha sucesso, é fundamental que o empreendedor compreenda alguns aspectos sobre o marketplace. Dessa forma, poderá aproveitar todas as vantagens que ele oferece.

Mais do que isso, poderá utilizá-lo da melhor forma e extrair todo o potencial que o espaço oferece para as vendas online.

Entre os assuntos que o empreendedor precisa dominar está o conceito de marketplace, as vantagens de utilizá-lo, a diferença entre ele o e-commerce, além dos desafios e oportunidades de vender por meio dele.

Marketplace: conceito e definição

Marketplace é um canal onde as pessoas podem vender e comprar diferentes tipos de produtos. É um site que reúne vendedores de várias partes, assim como lojas, que apresentam produtos e preços variados.

O consumidor consegue encontrar diferentes condições de preço e estoque, além da possibilidade de analisar opções de frete.

Isso é possível porque ao reunir diferentes vendedores e lojas, o frete fica sob responsabilidade do lojista, o que gera impactos na dinâmica de fretes.

Além disso, se uma pessoa comprou rastreador veicular portátil em um marketplace, pode fazer avaliações sobre o produto para que outros compradores possam ler.

Isso é muito útil para o consumidor final devido à possibilidade de analisar a reputação de determinado lojista e decidir se compra ou não com ele.

Seus pontos fortes

Vender pelo marketplace traz diversas vantagens para os lojistas, principalmente para aqueles que estão começando agora. As principais são:

  • Boa estrutura;
  • Maior visibilidade;
  • Diversidade de clientes;
  • Baixo custo de investimento;
  • Mais vendas e lucros.

Se o empreendedor não utiliza nenhuma plataforma e-commerce ou ainda não tem todos os conhecimentos necessários sobre programação de sites, criar uma loja virtual pode ser muito difícil.

O marketplace oferece uma estrutura completa, com toda a tecnologia necessária para que o lojista possa publicar, vender e receber pela venda dos produtos.

A internet e a tecnologia facilitam a vida do consumidor, seja para uma pessoa que está pesquisando sobre laudo LTCAT valor ou para qualquer outra. Da mesma forma, traz soluções para os empreendedores.

O marketplace livra o lojista de preocupações relacionadas à manutenção de site, anúncios e outras necessidades.

Outra vantagem indiscutível é o aumento da visibilidade para os produtos, pois esses canais possuem visitantes frequentes e conseguem captar clientes rapidamente.

São sites com um grande tráfego de visitantes que estão procurando por ofertas variadas e que conseguem encontrar lojas diferentes com mais facilidade.

Justamente por isso, os lojistas terão acesso a uma diversidade de clientes muito maior. Os marketplaces recebem um alto volume de pesquisas, então, qualquer produto anunciado terá um alcance maior e pode atingir consumidores de outras regiões.

A partir do momento em que o lojista vende seus produtos em um canal que reúne tudo o que ele precisa para exibir suas ofertas, vendê-las e entregá-las aos clientes, a necessidade de investir em ferramentas diminui.

Com isso, fica muito mais fácil ampliar o catálogo de opções, trabalhar as estratégias de marketing, melhorar a usabilidade do site, entre outras práticas.

Se uma loja especializada em calça de lycra masculina precisa fazer menos investimentos, ao mesmo tempo em que consegue mais visibilidade, naturalmente terá mais lucros.

Ela não precisa mais investir tanto em estrutura e qualquer retorno obtido por suas vendas terá um significado maior. A única coisa que o lojista precisa ter em mente é que o marketplace cobra uma taxa de serviço, mesmo assim, vale a pena.

E-commerce e marketplace: diferenças

Existem algumas diferenças entre e-commerce e marketplace que precisam ser do conhecimento dos lojistas, como no caso do investimento.

No primeiro, o empreendedor precisa contratar uma plataforma, verificar ferramentas de pagamento, entre outras necessidades. No marketplace, não precisa se preocupar com infraestrutura.

O marketing é outra questão a ser avaliada, pois se uma loja virtual não investir em boas estratégias, poucas pessoas vão conhecê-lo. Em contrapartida, os marketplaces investem muito em marketing, o que ajuda a promover a marca indiretamente.

Vender pela internet aumenta as chances de alcançar um público mais amplo, mas isso depende de muito investimento em marketing, o que torna o marketplace mais vantajoso.

Seja para vender tela removível ou qualquer outro tipo de produto, essas plataformas geram um tráfego muito grande de visitantes, o que ajuda a manter as vendas ativas, melhora a reputação da marca e aumenta o fluxo de pessoas na própria loja.

As formas de pagamento evoluem constantemente, principalmente para quem compra na internet, e hoje em dia, existem diferentes opções, como cartão de crédito e débito, boleto bancário, PIX, entre outras.

Para agradar o público, uma plataforma e-commerce precisa oferecer todas essas opções, o que pode custar um pouco caro no início. Por outro lado, o marketplace já oferece todas elas e tudo o que o lojista precisa fazer é pagar uma taxa pelas vendas.

Conhecendo os desafios e oportunidades

Vender pelo marketplace também tem seus desafios e oportunidades, assim como várias outras modalidades de vendas.

Uma vantagem, por exemplo, é se preocupar apenas com algumas questões da venda online, como entrega de encomendas motoboy. Por outro lado, vender exclusivamente por uma loja online requer outros trabalhos.

Os consumidores estão cada vez mais habituados a comprar pela internet, o que tem feito muitas empresas priorizarem as vendas online. Mas não são todos os empreendedores que podem investir em um site profissional.

O marketplace surge como uma oportunidade para que os varejistas possam vender seus produtos com mais facilidade, e o melhor, em uma plataforma de renome.

Existe uma competição crescente entre os vendedores e isso incentiva trabalhar estratégias diferenciadas para destacar as soluções da marca. Também é uma forma de ter mais acessibilidade aos clientes, sem precisar gastar muito.

Para os pequenos negócios, é uma forma de obter lucro e começar a se colocar no mercado. Só para ter uma ideia do poder desses canais, em 2020, eles foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce.

Mas além de todas as oportunidades que uma loja de persiana elétrica controle remoto pode ter ao vender esses canais, também existem alguns desafios.

Um deles é conseguir se destacar em meio aos concorrentes, afinal, existe uma grande quantidade de empresas que estão lá oferecendo os mesmos produtos.

Os lojistas precisam se esforçar para chamar a atenção dos usuários e atraí-los para suas ofertas. Uma das formas de fazer isso é usar uma boa composição no título e caprichar nas fotos.

Também pode ser um desafio fazer a gestão de estoque em diferentes marketplaces, visto que é praticamente impossível vender em vários canais, sem fazer a integração do estoque.

Se a marca quiser ter sucesso, precisa usar uma ferramenta que faça essa integração com todos os canais de vendas.

Uma empresa de lavagem de carpete residencial tem mais facilidade para reter seus clientes por que faz o atendimento em seu estabelecimento, por outro lado, quem vende em marketplaces pode ter que encarar abaixa a retenção.

Embora essas plataformas se esforcem para atrair novos clientes, dificilmente conseguem retê-los, isso porque existe uma certa dificuldade em manter os vendedores e compradores já existentes.

Cabe ao lojista oferecer uma experiência de compra positiva e adotar ações que tornam a experiência do consumidor mais personalizada.

Por fim, as marcas podem encontrar alguns problemas relacionados à logística de entrega de seus produtos. Quando uma pessoa quer comprar alguma coisa, como braço robótico industrial, um de seus maiores interesses é o frete.

Nesse caso, é indispensável escolher uma plataforma de vendas que ofereça boas condições nesse sentido e que ajude a tornar o processo logístico mais eficiente.

Considerações finais

Os marketplaces são plataformas de vendas que reúnem diferentes lojistas, além de opções variadas em produtos e preços.

Para os consumidores, eles representam uma oportunidade de encontrar aquilo que precisam e com as melhores condições.

Para os lojistas, é uma forma de ampliar as vendas e aumentar a divulgação de suas lojas virtuais.

Embora tenham seus desafios, também representam excelentes oportunidades, principalmente para quem está começando a vender dessa forma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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