Estilo de vidaSem categoria

Saiba como tratar dor nas costas por conta do trabalho

A dor nas costas é uma condição provocada pela degeneração e desgaste da estrutura da coluna vertebral. Somando isso ao envelhecimento, vários outros fatores podem surgir e aumentar ainda mais esse incômodo.

Nas empresas, é muito comum ver pessoas que sobrecarregam a coluna com atividades repetitivas, pesos ou tarefas que causam estresse. Tudo isso aumenta as chances de ter dores nas costas em algum momento da vida.

O desconforto pode surgir e desaparecer repentinamente e a duração costuma ser pequena. No entanto, o grande problema é quando a dor se torna algo permanente e ainda acompanha outros sintomas que reforçam a presença de algo mais sério.

As lombalgias ocupacionais são dores nas costas associadas ao ambiente de trabalho, e costumam ser provocadas por posturas inadequadas durante as tarefas laborais, tanto em pé quanto sentado.

Cuidar bem da coluna é fundamental porque ela serve para sustentar o corpo, e quando ela está acometida por algum problema, o dia a dia se torna muito difícil.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será explicado quais são os principais causadores de dor nas costas no ambiente de trabalho, como os exercícios podem ajudar e alguns hábitos que ajudam a evitar a dor.

Principais causas das dores nas costas

A dores nas costas é conhecida como dorsalgia e só perde para a dor de cabeça no que se trata de números de pessoas que sofrem com o problema.

O Ministério do Trabalho e Previdência classifica as dores nas costas como a quinta maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Elas costumam acontecer em atividades que dependem de movimentação manual, como transferir cargas.

Um exame clínico demissional também mostra que pessoas que trabalham o dia todo sentadas em frente ao computador também sofrem com o problema.

Ao longo do tempo, uma pequena dor pode se transformar em sofrimento para o trabalhador, causando o afastamento que leva a vários prejuízos para a vida profissional e para as empresas.

Estar atento a isso é muito importante porque pessoas afastadas se sentem cansadas, desanimadas e podem até mesmo apresentar um quadro depressivo por ter que conviver com a dor e sua evolução.

A coluna vertebral é composta por 33 vértebras sobrepostas e unidas por discos que são amortecedores esponjosos. É um eixo do corpo cruzado por uma rede de músculos, ligamentos e tendões que sustentam o corpo e trazem flexibilidade.

Na verdade, o termo “dor nas costas” é muito genérico e envolve várias manifestações em diferentes partes dessa estrutura. Entretanto, o mais comum é a dor lombar, na parte inferior das costas ou de apenas um lado.

Um fabricante de fresadora cnc 3D deve sempre orientar seus colaboradores quanto às causas das dores nas costas, mesmo que elas não sejam provenientes de alguma doença.

No ambiente de trabalho, é comum que a dor esteja relacionada à postura inadequada, assim como esforços realizados de maneira imprópria ou em condições pouco favoráveis aos trabalhadores.

Geralmente, ela aparece por causa de alguma inflamação, e dentre as causas mais comuns estão:

  • Estresse físico e emocional;
  • Esforços excessivos;
  • Excesso de trabalho;
  • Vícios posturais.

Fora do ambiente de trabalho, a dor pode ser ocasionada por sedentarismo, repouso inadequado e exercícios físicos em excesso.

Mas existem alguns distúrbios de saúde, que quase sempre são muito sérios, e que podem provocar dores nas costas. Alguns exemplos são as doenças neurológicas, como a hérnia de disco.

As dores, inclusive, podem ser provocadas por doenças ortopédicas, como câncer na coluna e artroses, síndrome da cauda pequena, doenças reumáticas e infecções na coluna, na bexiga ou nos rins.

Outras condições que podem desencadeá-la são os cálculos renais, fraturas e distúrbios do sono. Geralmente, os profissionais que sentem muitas dores nas costas sofrem com processos inflamatórios na coluna vertebral.

Qualquer parte da coluna pode ser acometida por infecções, e quando isso acontece, a pessoa se sente incapaz de produzir qualquer coisa.

Um fabricante de expurgo em inox precisa estar atento porque, dentro do ambiente corporativo, essas infecções aumentam muito o absenteísmo e o afastamento.

No entanto, o processo inflamatório, os sintomas dependem da região onde a inflamação se desenvolveu e dentre os mais comuns estão a dificuldade nos movimentos do pescoço, dormências no ombro e sensação de fraqueza nos braços ou pernas.

O indivíduo também pode apresentar alterações intestinais, incontinência urinária, dor para respirar e dificuldades para respirar.

Ao apresentar qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar um médico para obter um diagnóstico mais preciso. Assim, o profissional pode iniciar o tratamento o quanto antes.

Como os exercícios podem ajudar

Os exercícios físicos, unidos a uma boa postura e a bons hábitos alimentares, são determinantes para prevenir dores nas costas. A atividade física melhora a musculatura dessa parte do corpo, o que acaba evitando as dores.

Quando a musculatura melhora, tanto das costas quanto abdominal, previne doenças musculares e evita o desgaste precoce dos discos e articulações.

Um fabricante de calandra para tubo deve estimular a prática de exercícios físicos em seus colaboradores e até mesmo adotar a ginástica laboral. Entretanto, é fundamental praticá-los corretamente.

Atividades em excesso ou feitas com movimentos errados prejudicam a coluna, causando dores musculares e aumentando a predisposição a hérnia de disco, discopatia e até mesmo fraturas.

Antes de começar qualquer modalidade física, procure um médico para fazer uma avaliação e conte com o acompanhamento de um educador físico ou fisioterapeuta.

Existem algumas modalidades que não são indicadas para pessoas que sofrem com dores frequentes, como no caso dos exercícios de impacto que incluem saltos, algo comum em esportes como vôlei e basquete.

Ao sair de seu local de trabalho em uma creche e jardim de infância, mesmo que o profissional não tenha dores na coluna, também precisa contar com a supervisão de um profissional dentro da academia ou em qualquer lugar que for praticar exercícios.

Por outro lado, modalidades como ginástica holística, pilates, musculação, natação e hidroginástica trabalham bem a postura e são indicados para pessoas que sofrem com dores na coluna.

Saiba como evitar a dor

Se um indivíduo ainda não sofre com dores intensas, mas deseja proteger sua coluna de uma condição pior, pode adotar alguns hábitos que vão ajudar a evitar os problemas nas costas. São eles:

Levantar-se de hora em hora

Para evitar dores na coluna, evite permanecer mais de uma hora sentado. Ficar olhando no relógio o tempo todo pode não ser proveitoso e produtivo, mas pode-se usar o despertador do celular para se lembrar.

Um cuidador idoso noturno pode se levantar a cada hora, ir até a cozinha para tomar uma água e caminhar durante cinco minutos para movimentar o corpo. Essa prática evita incômodos na lombar e ajuda a aliviar o estresse durante o horário de trabalho.

Movimentar-se sentado

Trabalhar muito tempo na mesma posição pode prejudicar a coluna, portanto, mesmo que se esteja sentado, é necessário se movimentar.

Gire os pés e tornozelos para os dois lados e tente alongar os braços, esticando-os acima da cabeça por alguns segundos. Outra dica é balançar as pernas para frente e para trás, mantendo o joelho sempre em movimento.

Usar as mãos e a cabeça

O profissional que atua na recepção de uma clínica veterinária especializada em acupuntura em cães com cinomose pode este carros braços com os dedos entrelaçados acima da cabeça, e incliná-la para trás, olhando para o teto.

Ao fazer isso, procure manter o queixo bem levantado, inspirando e expirando durante alguns minutos, enquanto estiver alongando.

Prefira móveis ergonômicos

Alguns móveis, principalmente a cadeira, podem contribuir muito com o surgimento de dores na coluna. A altura correta permite que os dois pés se apoiem no chão, enquanto o assento é firme o suficiente para que o profissional se sinta confortável.

Também é muito importante ter apoio para o antebraço, e verificar se o encosto possui altura que permita manter a curvatura normal, sem dificuldades.

Esticar as costas

Durante sua rotina de trabalho em uma empresa de serviço de piscineiro, o profissional pode abraçar o próprio corpo, colocando a mão direita no ombro esquerdo e a esquerda no direito.

Inspire e expire o ar soltando os braços lentamente, pois isso ajuda a relaxar os músculos do corpo e pode ser praticado em pé ou sentado.

Considerações finais

Dor nas costas é um problema que acomete milhões de pessoas no mundo todo, em diferentes cidades e de diferentes profissões. Os hábitos do dia a dia no espaço de trabalho colaboram muito, além dos altos índices de estresse.

No entanto, por meio de algumas ações simples, é perfeitamente possível evitar esse problema, mas caso ele esteja muito persistente, o ideal é procurar um médico para investigar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo