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5 dicas para montar um escritório profissional

Ter um escritório em casa, que seja adequado para trabalhar, é fundamental para os profissionais que atuam em home office. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho remoto não pode ser feito no sofá ou na cama.

Embora o lar seja muito mais confortável do que qualquer empresa e seja tentador passar o dia de pijama trabalhando na cama, esse hábito pode prejudicar severamente a produtividade e até mesmo a qualidade do que você faz.

Assim como no escritório, os profissionais home office precisam de uma mesa, uma cadeira e um espaço tranquilo para suas tarefas do cotidiano. Porém, muitas pessoas não estão habituadas, pois esse modelo nem mesmo fazia parte da realidade de trabalho.

Foi em 2020 que o home office veio para ficar, diante de uma necessidade que fez as empresas mudarem rapidamente. Muitas perceberam o benefício de trabalhar assim, por causa da comodidade para os colaboradores e redução de custos.

Porém, montar um escritório também serve para aqueles que não vão trabalhar em casa, mas querem um local adequado para o dia a dia.

Pensando nisso, neste artigo, será explicado porque é importante ter um lugar fixo para trabalhar e algumas dicas serão dadas para criá-lo.

Importância do escritório

O home office entrou de vez na vida de muitas pessoas, mas aquelas que nunca trabalharam em casa tiveram que improvisar um espaço para suas atividades diárias.

Fazer isso não é importante apenas para a qualidade das tarefas, mas também para proteger a saúde e garantir toda a ergonomia necessária.

Passar o dia todo no sofá com o notebook no colo prejudica a coluna e atrapalha o desempenho, de acordo com a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT).

O home office tem seus benefícios, por exemplo, a possibilidade de cuidar melhor da alimentação com marmitex de comida low carb delivery, mas ele é ainda mais benéfico se o espaço for devidamente pensado e preparado.

As companhias devem oferecer algumas dicas e precauções para evitar doenças do trabalho, e as orientações podem ser passadas por meio de treinamento à distância.

Além de um local com boas condições ergonômicas, ele precisa ser minimamente isolado, principalmente para as pessoas que têm animais e crianças em casa.

Quando o profissional isola o espaço, os demais cômodos são vistos como área de lazer, o que ajuda a definir melhor o horário de trabalho. Para ter um bom desempenho e manter a produtividade, o funcionário precisa respeitar esse tempo.

Aqueles que conseguem manter uma rotina regrada e trabalham em locais separados são os que apresentam o melhor desempenho.

Por isso, se uma empresa de chumbador de expansão quiser cuidar da produtividade de sua equipe, deve orientá-los quanto a esse fator.

Depois de definir um ambiente adequado, tudo o que o indivíduo precisa fazer é conversar com os demais moradores da casa e pedir para que não o interrompam durante o expediente.

Mas, para que seja possível criar o escritório adequado para o cotidiano, é indispensável conhecer algumas técnicas em seu planejamento.

Como montar um escritório?

Agora que você já sabe sobre a importância de montar um ambiente adequado para trabalhar, é importante ver algumas dicas para fazer isso:

1.    Definir o espaço

A primeira coisa a ser feita é definir onde será o escritório, que pode ser em um cômodo extra, no quarto de hóspedes ou até mesmo na varanda, caso tenha espaço suficiente e seja devidamente coberta.

Independentemente de qual seja sua opção, tenha em mente que o ambiente precisa ser silencioso e tranquilo, pelo menos durante o horário em que você estiver trabalhando.

2.    Providenciar os móveis

Os móveis adequados são muito importantes e precisam ser ergonômicos, uma vez que o profissional vai usá-lo muitas horas seguidas.

O conforto é primordial, mas isso não significa gastar rios de dinheiro, muito pelo contrário. Se for receber clientes, comprar capacho personalizado e colocar na porta do escritório pode trazer mais profissionalismo.

Mas, no que diz respeito às peças de mobília mais importantes que você precisa providenciar, são:

  • Armários;
  • Gaveteiros;
  • Mesa com gavetas;
  • Cadeira com encosto.

Se estiver montado o espaço em um canto da sala, prefira peças desmontáveis que possam ser organizadas, de modo a economizar espaço após o uso.

3.    Equipamentos eletrônicos

Um escritório profissional precisa de equipamentos como computador, impressora e telefone, e é possível usar todos eles economizando espaço.

Também não se esqueça de alguns elementos importantes, como um ventilador ou ar-condicionado, principalmente se você vive em uma cidade quente, como acontece em quase todo o país.

4.    Cuidar da iluminação

A iluminação é indispensável para o bem-estar durante as horas de trabalho e até mesmo para a sua saúde. Prefira a luz do sol, pois além de ser mais saudável, ajuda a economizar energia elétrica.

Assim como os colaboradores de uma empresa de portaria virtual, você também precisa de uma janela bem posicionada e livre de móveis que atrapalhem sua abertura.

Evite paredes, móveis e pisos de cores escuras, principalmente se o espaço for pequeno, porque eles prejudicam a iluminação natural.

Agora, para os profissionais que trabalham à noite, o mais indicado são as lâmpadas de LED, pois iluminam melhor, são mais duráveis, mais econômicas e sustentáveis.

5.    Manter tudo organizado

De nada adianta cuidar de todos os detalhes do escritório se ele estiver sempre uma bagunça. A organização e a limpeza do cômodo são cruciais para que você se sinta bem e consiga produzir.

Utilize organizadores na mesa para guardar documentos, assim como porta-canetas e gavetas para deixar tudo em seu devido lugar.

Uma lixeira ao seu lado também é importante para descartar papéis, cascas de lápis e outros elementos que vai descartar.

Dicas de produtividade

Além de preparar com carinho um escritório planejado em L, é fundamental saber se organizar para manter a produtividade. Algumas dicas para fazer isso, são:

1. Planejar o dia

Estabelecer uma rotina de trabalho no home office pode ser muito difícil para algumas pessoas, visto que elas podem postergar coisas que precisam fazer.

Porém, mesmo que estabelecer essa rotina não seja uma tarefa fácil, vale a pena criar um cronograma para o seu dia a dia.

Separe as atividades ao longo da semana e por turnos. Uma das ferramentas que podem te ajudar com isso é o Google Agenda ou até mesmo uma agenda comum.

2. Respeitar o horário de trabalho

Muitos profissionais perdem o controle das horas trabalhadas e acabam ultrapassando o expediente. Mesmo que seu escritório seja muito confortável, com persiana horizontal euroflex, saiba que existe um limite de horas extras, mesmo em casa.

Não use o home office para fazer banco de horas e respeite seu horário da mesma forma que faria se estivesse dentro da empresa.

3. Desative as notificações

O maior inimigo da produtividade hoje em dia é o celular, principalmente por causa das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Deixar as notificações ligadas é a fórmula perfeita para olhar o aparelho a cada cinco minutos, algo que vai prejudicar muito o seu desempenho.

Por isso, antes de começar a trabalhar, desative as notificações e reserve um momento do dia para checar as redes sociais e suas mensagens, como o horário do almoço.

4. Criar uma rotina

Uma cadeira para call center ajuda a trazer mais profissionalismo para o escritório em casa, mas para que a produtividade esteja sempre alta, é indispensável criar uma rotina.

Quem trabalha fora costuma ter hora certa para acordar, dormir e comer, e isso também é importante para quem faz home office.

Assim sendo, procure acordar sempre no mesmo horário, tome um banho, vista-se e tome seu café da manhã. Encerre as atividades no mesmo horário e siga uma rotina de sono que vai permitir que você descanse o suficiente.

Isso é importante para que o cérebro entre no ritmo e se prepare para todas as tarefas que o profissional deve realizar ao longo do dia.

5. Fazer pausas

Se estiver muito difícil se concentrar em alguma coisa, pode ser que você esteja muito tempo trabalhando. O cérebro precisa de alguns minutos para descansar e seu corpo precisa se esticar.

Depois de finalizar alguns itens que serão enviados para uma empresa de entrega documentos motoboy, faça uma pausa de alguns minutos antes de conferi-los.

Considerações finais

Trabalhar em casa traz muitos benefícios e só não consegue aproveitá-los quem não consegue estabelecer uma rotina e não possui um espaço adequado para trabalhar.

Com as dicas que foram dadas, você vai conseguir criar seu escritório com tudo o que precisa e ainda estabelecer uma rotina proveitosa que vai valorizar cada minuto do dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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