Comércio Eletrônico

Dark Store: 5 dicas para iniciar nesse ramo

É verdade que o comércio eletrônico trouxe muitas mudanças de paradigma ao comércio global. Por isso, entender o que é uma dark store pode oferecer muitos insights úteis para empresas que buscam se destacar em seu ramo de negócios.

Isso ocorre pois vivemos uma nova era de consumo. As expectativas crescentes dos consumidores estão levando os varejistas a se envolverem com todos os clientes em tempo real em todos os pontos de contato.

Porém, não basta apenas se envolver diretamente com o cliente, é preciso proporcionar uma experiência personalizada e positiva para todos que interagirem com a marca.

Como exemplo disso, empresas que fornecem equipamento de monitoramento eletrônico por câmeras tiveram de adaptar sua comunicação, estratégia de captação de leads e abordagem para conseguirem se manter relevantes em seu mercado.

Essa capacidade de se adaptar às mudanças de hábitos dos consumidores é algo que todas as empresas precisam ter em seu plano estratégico para não deixarem de fornecer seus produtos e serviços.

Isso porque os consumidores estão buscando cada vez mais realizar suas compras e contratação de serviços com organizações capazes de fornecer seus produtos de maneira rápida, descomplicada e com uma forma de contato muito mais próxima com seus clientes.

É justamente por isso que uma fabricante de etiquetas adesivas kraft começou sua própria loja virtual, buscando atingir maior abrangência de público, além de possibilitar o recebimento de pedidos de uma maneira bem mais intuitiva e organizada.

Dessa forma, a estratégia de dark store pode ajudar a suprir algumas necessidades que as empresas possam ter, como por exemplo:

  • Problemas logísticos;
  • Distribuição demorada;
  • Dificuldade de expansão;
  • Pouca ou nenhuma interação com os clientes.

Claro que esse são apenas alguns dos pontos principais que podem ajudar fornecedoras que distribuem peças para assistências técnicas especializadas em conserto tela notebook acer ou qualquer outro negócio que a implemente da forma correta.

Além disso, com essa estratégia as empresas poderão aumentar muito sua eficiência e atuação no mercado de modo que garanta resultados bem mais rápidos e aumentem de forma imediata a satisfação dos clientes que fizerem negócio com a marca.

Porém, para garantir maior sucesso na implementação dessa estratégia, é preciso compreender o conceito de dark store como aplicá-la corretamente.

Dark Store: O que é e como funcionam?

Falar sobre tal estratégia pode significar muitos pontos positivos para a empresa.

No entanto, seus benefícios e aplicações não podem ser determinados sem explicar o que é.

Nesse sentido, as “lojas escuras”, como pode ser traduzido, são projetadas para remover alguns dos obstáculos logísticos que as mais diversas empresas podem ter.

Trata-se de um local exclusivo para armazenar, classificar e enviar produtos para venda on-line. No entanto, diferentemente dos centros de distribuição tradicionais, que são grandes e distantes, as lojas escuras são menores e localizadas em centros urbanos.

Essa estratégia surgiu para facilitar a integração das pequenas empresas em seus negócios. Essa visão também pode ser encontrada em grandes empresas, como varejistas e marketplaces.

Na verdade, se a empresa fizer uma grande contribuição, é provável que abra uma filial, mas isso nem sempre é benéfico.

Por exemplo, em áreas com um grande número de pessoas que vendem online, a abertura desses armazéns pode eventualmente resolver a maioria dos problemas de distribuição de itens para uma consultoria de perícia trabalhista e previdenciária, ou escritórios em geral.

Embora fechada para os compradores, o layout da loja escura é semelhante ao de uma loja tradicional para dar às etiquetas um acesso mais rápido aos produtos. Isso lhes permite montar o pedido o mais rápido possível e enviá-lo ao cliente ou prepará-lo para coleta.

As lojas escuras são a última etapa da cadeia logística e servem apenas como pontos de armazenamento ou coleta.

Portanto, eles não precisam de funcionários presentes para aconselhar os clientes, além de pontos de venda, telefone fixo comercial ou balcões de pagamento.

Dessa forma, os custos de implantação e operação das lojas escuras são menores do que as lojas tradicionais. Isso porque eles não exigem o mesmo nível de planejamento.

O uso da tecnologia nas etapas de recebimento, armazenamento e separação permite que as lojas escuras processem grandes volumes de pedidos em alta velocidade de forma muito mais ágil e eficaz levando a uma entrega dos produtos muito mais rápida.

Com dark stores, é possível manter os consumidores fiéis às marcas. Isso maximiza os lucros e minimiza o abandono de carrinho, pois os prazos de entrega são mais curtos e os clientes podem comprar online e retirar ou devolver na própria loja.

Foi dessa forma que um negócio que vende itens de jardinagem para condomínios pode alavancar muito seus lucros em um curto período de tempo, o que mostra a possibilidade de colher resultados bem mais rápido do que com outros métodos.

Então, se uma empresa quiser ter os mesmos resultados, ela deve saber bem como implementar essa estratégia de forma correta para maximizar suas chances. Há dicas que podem ajudar isso.

Como criar uma boa Dark Store em 5 passos

Com alguns dos principais benefícios que foram citados ao longo do texto, é comum que o interesse de lojistas, varejistas e outros empreendedores possam se interessar em implementar as dark stores em seu modelo de logística.

Então, para garantir que as melhoras realmente aconteçam, alguns pontos devem ser considerados antes de iniciar o processo de criação de uma dark store. Eles serão discutidos a seguir.

Ter um imóvel de tamanho adequado

O tamanho da loja é um fator muito importante para o sucesso. Isso porque é necessário equilibrar o valor do aluguel/compra com o tamanho do estoque e o volume de vendas. 

Portanto, o tamanho da loja não precisa ser exagerado. Afinal, a maioria das lojas escuras opera em menor escala devido à sua força de trabalho menor em comparação com as lojas físicas.

Dessa forma, é preciso avaliar na estratégia de implantação se é possível diluir esse custo utilizando as áreas de loja já existentes na rede de distribuição atual.

Caso não seja uma opção, buscar condições de locação com entrada atrativa, continuidade, em especial, retirar do imóvel detalhado no contrato.

Outra opção é repensar o layout da dark store, pois quanto mais otimizado, menor a necessidade de utilização da área total locável.

Procurar um local estratégico

O posicionamento estratégico é fundamental para a logística de uma distribuidora de equipamentos para automação de porta de vidro, afinal estar localizado na região central ou próximo aos principais clientes pode poupar muitos custos de frete. 

Muitas vezes, uma loja escura segue um conhecimento prévio do cliente, o que dá à empresa uma ideia de sua localização.

As áreas com altas densidades populacionais também são interessantes porque os hábitos de consumo das pessoas são bem conhecidos nessas áreas.

Mas se caso a empresa tiver uma loja física com pouco movimento, é sempre uma boa alternativa fechar aquela unidade para o público e transformá-la em uma dark store da marca.

Isso é ainda mais benéfico se o local for bem posicionado e ainda ajuda a poupar custos com novos aluguéis ou compra de um imóvel novo para esse fim.

Se o espaço for grande o suficiente, já que se requer um local bem espaçoso para guardar o estoque de peças de reposição, entre outras coisas.

Usar a tecnologia para auxiliar

O gerenciamento estratégico de estoque está no centro de uma boa loja escura. Como resultado, o estoque pode ser melhor organizado, os produtos podem ser controlados dentro e fora das prateleiras e o estoque gerenciado de forma inteligente.

Isso é ainda mais útil para empresas grandes como as que fornecem maquina de impressão digital em tecido e outros tipos de equipamentos para outras empresas de comunicação visual ou fabricante de roupas personalizadas.

Dessa forma, o envio rápido só é possível com um bom sistema que mantém todas as informações de estoque em um só lugar. Assim, a separação e cobrança de pedidos é mais rápida, retendo seus clientes e trazendo crescimento para o negócio.

Ter os produtos mais essenciais em estoque

As lojas escuras são projetadas tanto para facilitar o pedido quanto para oferecer aos compradores uma experiência melhor. A agilidade na entrega é certamente uma das coisas que mais ajuda a reter clientes.

Por isso, deve-se conhecer o público, encontrar os produtos que têm procura por parte dos clientes e mantê-los sempre disponíveis. Conhecer os desejos dos clientes e quais os produtos mais procurados é a chave para saber como construir uma boa loja escura.

Estabelecer indicadores de sucesso

Para gerenciar essas unidades, é necessário identificar métricas e dividi-las em níveis estratégico, tático e operacional.

Uma vez isolado, especifique a frequência dos cálculos, responsável pelas operações, métricas, fontes de dados oficiais e metas para cada métrica.

Além disso, é fortemente recomendado que esse cálculo tenha sempre uma visão histórica da base de comparação e projeções para o futuro, pois os gestores avaliando tais números poderão tomar decisões para preservar a ação ou intervenção do processo.

Considerações finais

As dark stores são ótimas soluções para qualquer tipo de empresa que precise lidar com um grande estoque, pois tendem a ser mais econômicas do que manter espaços comerciais tradicionais.

Com isso, as organizações podem avaliar suas vantagens e ver se é benéfico para seu modelo de negócio, segmento de atuação e quais resultados esperar da aplicação dessa estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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